23/05/2016 - Fernando Haddad é o entrevistado do Brasilianas.org

Prefeito aborda os desafios de governar em uma sociedade cada vez mais plural 

Nesta segunda (23) o apresentador do Brasilianas, Luis Nassif, recebe o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para discutir erros e acertos do modelo desenvolvimentista aplicado pelos governos do PT na presidência, os desafios da administração pública em uma sociedade cada vez mais plural e com novos valores e, ainda, a ideia o Estado de Bem-Estar aplicado às realidades sociais e econômicas do Brasil.

Participe enviando perguntas para o entrevistado de hoje. Clique aqui*. E acompanhe a exibição hoje, a partir das 11h da noite, na TV Brasil.

Saiba como sintonizar a TV Brasil aqui.  *Como o programa é gravado horas antes, as perguntas serão selecionadas até às 14h30.

16/05/2016 - Wanderley Guilherme dos Santos é o entrevistado do Brasilianas

Em entrevista exclusiva, cientista analisa raízes e rumos da crise política atual. 

  

09/05/2016 - Alternativas econômicas para retomar crescimento é tema do Brasilianas

Programa avalia cenários possíveis para o próximo ano e o impacto das políticas cambiais
Participe enviando suas perguntas. Clique aqui*

 

O impacto do câmbio e dos juros sobre o desenvolvimento econômico do país, análise do modelo econômico para o desenvolvimento praticado nos últimos governos e os cenários econômicos possíveis para 2017 serão os temas tratados no programa Brasilianas desta segunda (09), a partir das 11h da noite, na TV Brasil.

02/05/2016 - Brasilianas discute hoje propostas da CPI dos crimes cibernéticos

Especialistas alertam que documento fere regras do Marco Civil da Internet

25/04/2016 - Reforma política como solução para crise é tema do Brasilianas

Novas eleições ou parlamentarismo podem barrar possível governo de Temer-Cunha

Novas eleições ou parlamentarismo podem barrar possível governo de Temer-Cunha; Créditos da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Agora que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff será submetido a admissão e julgamento no Senado, o governo terá que, por meio da Advocacia Geral da União, apresentar todas as provas possíveis para se defender contra o crime de responsabilidade fiscal pelo qual está sendo acusado.

As chances do governo de que o processo seja barrado no Senado são pequenas. Primeiro os parlamentares irão votar se aceitam ou não julgar o impeachment. Se for aprovado por maioria simples do total de 81 senadores, a presidente será afastada do governo por 180 dias. Nesse período o vice-presidente Michel Temer, acusado publicamente de conspirador por Dilma, irá governar.

18/04/2016 - Brasilianas discute impeachment e as instituições no país

Como governo apostará suas próximas fichas e, ainda, o que a estratégia do impeachment pode nos dizer sobre a democracia brasileira?

Brasilianas.org - Após ser aprovado por mais de dois terços dos parlamentares na Câmara dos Deputados, o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff segue agora para o Senado Federal onde será submetido para mais uma votação de sua admissibilidade. Se for aceito por maioria simples, a Casa irá julgar se a Executiva cometeu ou não crime de responsabilidade nas chamadas pedaladas fiscais.

03/04/2016 - Eugênio Aragão é o entrevistado do programa Brasilianas

Ministro abordará papel da sua pasta no equilíbrio democrático, com uma análise dos anseios da sociedade brasileira pelo fim da corrupção

27/03/2016 - Conjuntura política, é o tema do Brasilianas desta segunda

Os impactos da saída do PMDB da base aliada, com uma análise das propostas econômicas peemedebistas - consolidadas na carta Uma Ponte para o Futuro

Governo necessita como nunca dialogar com Congresso, tanto para evitar o impeachment, quanto para estabilizar economia. 

Os próximos dias serão cruciais para o futuro do governo de Dilma Rouseff. Começando pela próxima terça-feira (29), quando membros do PMDB se reunirão para decidir quem ficará e quem deixará oficialmente a gestão petista. O PMDB é o principal partido de apoio ao PT, hoje com 7 ministérios do governo, além da vice-presidência com Michel Temer.

É nessa semana também que os ministros do Supremo Tribunal Federal deverão decidir se revogam ou não a decisão do ministro Gilmar Mendes, tomada há mais de uma semana, suspendendo a posse de Lula como ministro da Casa Civil.

21/03/2016 - Brasiliana discute as 10 propostas do MPF contra a corrupção

Nesta segunda (21), programa aborda conteúdo do pacote que poderá se tornar lei de iniciativa popular

14/03/2016 - Balanço do protesto pró-impeachment é próximo tema do Brasilianas

Analistas discutem acontecimentos mais recentes do cenário político brasileiro
Participe com as suas perguntas, que podem ser selecionadas durante a gravação. Clique aqui

Ao longo de 2015 grupos descontentes com a eleição da presidente Dilma Rousseff organizaram uma série de protestos pelo seu impeachment. A data que levou mais pessoas as ruas no ano passado foi o dia 13 de março e, um ano depois, os coletivos pró-impeachment voltam a chamar as pessoas para as ruas pedindo a saída de Dilma.

07/03/2016 - Luiz Felipe de Alencastro é o entrevistado do Brasilianas.org

Historiador e cientista político analisa quadro da atual crise política e institucional

Brasilianas.org - O programa Brasilianas.org entrevista hoje o historiador e cientista político Luiz Felipe de Alencastro. Aos 20 anos, na década de 1970, Alencastro ganhou uma bolsa de estudos e se mudou para a França. Sua decisão de sair do Brasil também foi pautada pela perseguição do regime militar que o fez responder diversos inquéritos policias militares, quando ainda estudava na Universidade de Brasília.

Alencastro viveu na França por 37 anos, onde se formou em história e ciências políticas e fez doutorado em história contemporânea. Hoje tem livre docência em história econômica pela Unicamp, é professor de uma das principais universidades do mundo, a Paris-Sorbone, e também do instituto de economia da Fundação Getúlio Vargas.

26/02/2016 - Programa discute se prisão após 2ª instância é constitucional

Hoje Brasilianas grava debate entre especialistas para avaliar constitucionalidade do entendimento do STF, que admite prisão após 2ª instância. Participe enviando perguntas. Clique aqui

Prisão em 2ª instância é constitucional?

Brasilianas.org - Durante julgamento realizado dia 17, o Tribunal Superior decidiu, por 7 votos a 4, que uma pessoa poderá ser presa após condenação em 2ª instância. Desde 2009 o entendimento era outro, a prisão só poderia ser imposta depois de esgotados todos os recursos do réu.

22/02/2016 - Brasilianas convida especialistas para avaliarem Base Nacional Comum Curricular

O debate hoje contará com a participação de Lisete Arelaro, que é diretora da Faculdade de Educação da USP, Ricardo Falzetta, gerente de conteúdo do movimento Todos Pela Educação e, para representar a gestão educacional na ponta, Maria Teresa Mesquita de Paula, pedagoga responsável pela Escola Criativa Idade.

Participe você também mandando perguntas para os entrevistados. Clique aqui.

Brasilianas.org - O Ministério da Educação (MEC) abriu para participação pública a discussão em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNC). O objetivo desse instrumento é estabelecer uma base curricular mínima para garantir um sistema de ensino básico e fundamental mais uniforme no país.

15/02/2016 - Brasilianas discute humanização das metrópoles através da urbanização

Como reverter os desequilíbrios históricos articulando as forças dos poderes político, econômico e social?

Participe do programa, mandando perguntas que poderão ser respondidas durante a gravação. Clique aqui.

03/02/2016 - Brasil-Argentina: especialistas discutem integração na gestão Macri

Dificuldades internas podem levar os dois a enfraquecer relações, preferindo União Europeia


01/02/2016 - Brasilianas discute papel da indústria da defesa na economia

Setor é considerado um dos principais geradores de tecnologia para um país

23/12/2015 - Os estudantes paulistas, em uma aula inesquecível de brasilidade

"Para muitos dos meninos, a rebelião não foi apenas uma aposta de vida, mas um desafio de morte"

Nesta edição, exibida na última segunda (21), na TV Brasil, entrevistamos três estudantes que participaram das ocupações das escolas paulistas.

Recomendo assistir, especialmente os que estão em crise com o país. É um vendaval de cidadania.

Mostra a eficiência da chamada pedagogia da participação, a maneira como, sentindo-se protagonistas, a rapaziada se abriu para o mundo. A explicitação da pedagogia da participação foi uma explosão inesperada, o produto mais relevante de uma movimentação que visou, em um primeiro instante, apenas evitar que alunos fossem remanejados para outras escolas, sem consultá-los.

22/12/2015 - Balanço da economia em 2015 e perspectivas para 2016

Hoje, na TV Brasil, Luis Nassif grava edição sobre os acontecimentos econômicos do país e avaliações do que esperar para 2016. Clique aqui e participe com suas perguntas.

21/12/2015 - Luis Nassif entrevista Ricardo Paes de Barros

Hoje, no programa Brasilianas.org, apresentador grava com um dos principais especialistas em desigualdade social do país. Clique aqui e mande sua pergunta.

O professor Ricardo Paes de Barros, titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ciências para Educação do Centro de Políticas Públicas – CPP, concede hoje, para o jornalista Luis Nassif, no programa Brasilianas, uma entrevista para abordar sua trajetória nos estudos sobre desenvolvimento social, analisando a metodologia montada para o Bolsa Família e os riscos da crise econômica reverter as conquistas sociais alcançadas nas últimas décadas.

21/12/2015 - O levante dos secundaristas em São Paulo

Luis Nassif entrevista jovens que ocuparam escolas para entender por que enfrentam reestruturação educacional proposta pelo Estado

Nesta segunda (21/12), a partir das 23h, na TV Brasil, Luis Nassif recebe no programa Brasilianas.org Nicole dos Santos (17), Guilherme Botelho (16) e Luana Nardi (16). Três jovens de escolas ocupadas em protesto contra a reorganização que seria promovida no Estado de São Paulo.

O movimento começou no ABC Paulista, na cidade de Diadema e, em poucas semanas, cerca de 200 escolas já estavam ocupadas pelos jovens. O governador Geraldo Alckmin pretendia fechar 94 instituições, segregando 340 mil estudantes. Mas o projeto não foi bem recebido pela comunidade de alunos que tomaram como iniciativa ocupar as escolas com a realização de ações diretas nas principais vias da capital paulista.

16/12/2015 - Programa faz uma análise dos movimentos sociais em 2015

Nesta quinta, no programa Brasilianas.org, receberemos representantes de grupos sociais para um balanço do ano e perspectivas para 2016. Mande sua pergunta! 

 

O país nunca mais foi o mesmo, desde as manifestações de junho de 2013. Os frutos da “revolta dos vinténs” do novo século continuam a crescer nas ruas do Brasil, onde rapidamente grupos de diferentes tendências políticas e sociais ser articulam promovendo ações diretas quase que diariamente para chamar a atenção da sociedade e do poder público às suas demandas. 

14/12/2015 - Hoje, no Brasilianas.org, Luis Nassif recebe Delfim Netto

Economista avalia atual conjuntura política e econômica e faz um balanço das últimas conquistas sociais

O programa Brasilianas.org exibe nesta segunda (14), a partir das 23h, na TV Brasil, entrevista especial com o ex-ministro, político e professor emérito da Faculdade de Economia da USP, Antônio Delfim Netto que recebeu nossa equipe e o apresentador Luís Nassif em seu escritório, no bairro Pacaembu, em São Paulo.

Considerado um dos principais analistas de macroeconomia do Brasil, Delfim faz um balanço da atual crise política, aponta saídas para a crise econômica, os riscos da desvinculação orçamentária, os limites do ajuste fiscal, as mudanças estruturais que o país necessita, os impactos da Operação Lava jato sobre o setor produtivo brasileiro e a qualidade das instituições democráticas no país. Não perca! É nesta segunda (14), às 23h, na TV Brasil.

14/12/2015 - Ciro Gomes no Brasilianas.org

Ciro Gomes CANCELOU a entrevista que daria ao programa Brasilianas na manhã desta terça-feira. Portanto, perguntas não serão mais recebidas. 

Atualizado 10:15

 

Nesta terça (15), na TV Brasil, Luis Nassif recebe o contundente político e ex-Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. Nascido na cidade paulista de Pindamonhangaba e radicado em Sobral (Ceará), Ciro traz no currículo uma extensa carreira política, tendo concorrido por duas vezes à presidência da república. A primeira vez em 1998, e a segunda em 2002, quando foi o terceiro mais bem votado, atrás de Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva.

13/12/2015 - Brasilianas entrevista jovens que ocupam escolas de São Paulo

Participe mandando sua pergunta, que poderá ser selecionada durante a gravação

09/12/2015 - Brasilianas grava hoje debate sobre o fim da privacidade na era digital

Luis Nassif recebe especialistas para discutir como se proteger de assassinatos de reputação no ambiente Web. Participe com perguntas!

No programa Brasilianas.org gravaremos nesta terça (09) um debate sobre os riscos inerentes do ambiente web como, por exemplo, a facilidade de acesso aos dados pessoais para extorsões e assassinatos de reputação e, ainda, o direito do Estado e o direito do cidadão em relação ao sigilo e exposição de dados pessoais de terceiros.

Para essa discussão, o apresentador Luis Nassif recebe o presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crime de Alta Tecnologia da OAB-SP, Coriolano Aurélio Camargo Santos; o professor-doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Marcio Moretto Ribeiro; o membro da Rede Latino-Americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS), Rafael Evangelista e o oficial da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Eduardo Arthur Izycki.

07/12/2015 - Hoje, na TV Brasil, programa analisa processo de impeachment

Entenda os fundamentos jurídicos do pedido destituição do mandato da presidente Dilma

O pedido de impeachment contra a Presidente Dilma Roussef, protocolado na Câmara dos Deputados e aceito, na última semana, pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha divide especialistas da área do direito.

Para discutir de forma aprofundada os fundamentos do processo e o ponto de vista de especialistas, Luis Nassif recebe hoje (07), no Brasilianas.org, exibido a partir das 23h, na TV Brasil, o advogado eleitoral, Alberto Rollo, o advogado criminalista Roberto Delmanto Jr., o professor de direito Constitucional da PUC-SP, Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira, e o vice-líder da bancada do PT na Câmara, deputado Wadih Damous. Não Perca e participe encaminhando perguntas que poderão ser selecionadas. Clique aqui.

06/12/2015 - Brasilianas aborda perspectivas da América Latina

Participe encaminhado suas perguntas, que poderão ser selecionadas durante a gravação. Clique aqui!

23/11/2015 - Hoje no Brasilianas: A configuração geopolítica, pós atentados em Paris

Uma análise que inclui a questão arábica e dos refugiados sírios, com a ascensão da Rússia como uma nova potência diplomática

16/11/2015 - Programa Brasilianas recebe presidente do IPEA, Jessé Souza

Sociólogo que assumiu neste ano a direção do principal think tank brasileiro fala sobre novo livro "A tolice da inteligência brasileira"