O Partido Pirata do Brasil e o Manifesto 2.0

 

Sou membro do Partido Pirata do Brasil

Moro em Nazaré da Mata, no interior do Estado de Pernambuco e desloco-me a Recife uma vez por mês para a reunião presencial do núcleo estadual do partido. Durante os demais dias, participo das reuniões, discussões, debates e deliberações on line, com outros membros de todo o Brasil, através das ferramentas disponíveis no site do partido.

Somos um partido em construção (Beta test) bem ao estilo das ferramentas de internet que costumamos usar no dia-a-dia.

Entre nós não há hierarquia vertical. Nossa organização é horizontal, com comitês, grupos e pessoas que executam as decisões do Coletivo (a Assembléia de Membros permanentemente conectada - on line), após os devidos debates e deliberações.

Às vezes decidimos por consenso, quando não, decidimos pelo voto. Até criamos uma ferramenta na qual cada membro se cadastra e é identificado pelo Título de Eleitor, além de um processo próprio de auditoria dos votos. Assim foi construído o Manifesto do Partido Pirata do Brasil versão 2.0. Colaborativamente.

Qualquer um pode participar dos debates e construções do PPBr. O sistema de discussão e colaboração é aberto. Utilizamos FORUMWIKILISTA DE E-MAILPIRATEPADCHAT e o que mais nos convier para alimentarmos a interatividade entre os membros. 

Manifesto 2.0, como convencionou-se chamar, foi construído, discutido e votado em uma semana.

Já pensou se o Congresso Nacional funcionasse assim? Será que no fututro precisaremos mesmo de uma classe polílica decidindo por todos?

O Partido Pirata trás uma nova proposta: A DEMOCRACIA PLENA, na qual a sociedade pode reorganizar a dinâmica política, ao desenvolver ela mesma, sem intermediários ou representantes, as soluções para os problemas que nos afligem e a construção de um mundo que atenda melhor a seus anseios.

Voltando ao Manifesto 2.0. Ele é um Marco, um ponto de partida, uma seta apontando para o Norte, num mundo que parece ter perdido o rumo. E, se estamos incomodando, isso é um bom sinal. 

"Fale mal, mas fale de mim!Ghandi

Quanto aos demais problemas do mundo, não temos soluções prontas, o que oferecemos é uma maneira de juntos construírmos essas soluções.

O Partido Pirata não é comunista, nem socialista, nem liberal, nem social-democrata, nem de esquerda, nem de direita, nem de centro. Ele não cabe nessas definições esteriotipadas baseadas num modelo ultrapassado de organização sócio-político-econômica. Ele nem é um partido, na forma convencional de ser.

Partido Pirata é um anti-partido. Um partido que não é um partido. Por isso é Pirata, porque ser a transgressão do partido político covencional.

Lançamos alguns desafios à humanidade:

NOS REINVENTARMOS; construirmos um novo sistema de produção que nos liberte da ideia ultrpassada de patentes, copyright, e que não nos leve aos grilhões de um Estado totalitário, limitador do ser.

Produzirmos colaborativamente em todas áreas da atividade humana a partir da liberdade de uso do conhecimento, do livre acesso à cultura e à informação e do respeito ao direito de privacidade dos dados pessoais dos usuários de sistemas.

Estabelecermos uma nova dinâmica de finaciamento e de compensação da produção de riquezas.

Recosntruirmos o conceito de riquesa.

E muito, muito mais... Já começamos... Tudo está sendo construído, como foi o Manifesto 2.0, colaborativamente.  

Aos que simpatizam com a causa, fica o convite para a construção; aos que não entenderam nossas ideias, fica o convite para nos conhecer mais de perto; aos que se opõem à nossas propostas, fica o convite para o debate franco e aberto, que pode ser no nosso site mesmo, usando as mesmas ferramentas que nós, algumas que nós até desenvolvemos. Não se preocupem com despesas, é tudo livre e gratuito, tá?! E se tiver uma outra sugestão para nos encontrarmos, faça o convite. Estaremos lá.

Um abraço deste Pirata!

 

Alexsandro Albuquerque (Bauer - O Cozinheiro)

PPBr - Partido Pirata do Brasil

 

Site: http://partidopirata.org

blogs dos membros: http://partidopirata.org/blog

Lista de email: http://partidopirata.org/mailman/listinfo/listapirata_partidopirata.org

Wiki: http://partidopirata.org/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal

Forum: http://partidopirata.org/forum/

Twitter: @partidopiratabr

Facebook: http://www.facebook.com/PartidoPirata.BR

E-mail: [email protected] / [email protected]

 

Imagens: 
O Partido Pirata do Brasil e o Manifesto 2.0
Nenhum voto
2 comentários
imagem de Felipe Álvares Cabral de Barros

Parabéns, Alexsandro!

Muito bom texto, me senti identificado com ele.

 

 

Um abraço!

 
imagem de Luiz Felipe (Snowball - O Faxineiro)

 

O que falar das sábias palavras do nosso querido amigo Bauer? Ele sintetizou em poucas palavras o nosso movimento de forma simples e concreta.

 

Abraços e Avante Piratas!

Luiz Felipe (Snowball - O Faxineiro)

 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.