Documentário: Shadow Company

 

Shadow Company 

Documentário – Shadow Company/As Regras da Guerra Mudaram 

 

É uma introdução ao crescimento de empresas privadas de segurança, e sobre o papel que essa indústria da guerra tem desempenhado nos conflitos recentes.

Existem três métodos principais que os cineastas usam para organizar e apresentar informações. A primeira é através do relato pessoal de uma empresa de segurança chamado James Ashcroft, o segundo é fazer perguntas e respondê-las directamente, e o terceiro método é a utilização de pequenos estudos de caso. Este é o único filme que contém imagens da Blackwater a treinar soldados no Iraque. O director Nick Bicanic foi convidado para uma audiência do Comité do Senado para depor sobre o assunto de mercenários / empresas privadas militares em 21 de Setembro de 2007.

No final do século XX, a distinção entre soldado e mercenário tornou-se obscura. O uso recente de Empresas Militares Privadas (PMC, em inglês) no Iraque tem sido mais ampla do que em qualquer outra época na história moderna. O assassinato brutal de quatro seguranças privados em Falluja, em Abril de 2004, deixou claro que esses “seguranças” não são apenas meros trabalhadores numa terra estrangeira. Mas as vidas de tais homens são as únicas coisas em risco quando privatizamos a guerra?

O documentário “Shadow Company” explora as questões morais e éticas que as empresas militares privadas criam para os empregados; tanto para os governos Ocidentais, que as pagam, quanto para o cidadão comum, como você. Os cineastas viajaram pelo globo para expor todos os lados da questão: entrevistando funcionários, donos e lobistas das empresas militares privadas, ex-mercenários, académicos, jornalistas e grandes escritores. Então, o que realmente está em risco?

Veja o filme e decida por si mesmo.

http://contraeducacao.wordpress.com/2012/05/17/documentario-shadow-companyas-regras-da-guerra-mudaram/

Vídeos: 
Veja o vídeo
Nenhum voto

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.