Enfim, a Globo reconhece o "Mais Médicos".

Clique aqui

 

De vez em quando, o Jornal Nacional e seus irmãos menores – Bom Dia Brasil e Jornal Hoje – dão destaque aos médicos cubanos que abandonam o programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. O Programa, para quem não se lembra, foi criado no ano passado para atender à demanda por profissionais médicos nas regiões interioranas do Brasil e nas áreas desassistidas nos grandes centros urbanos.

Em 2013, o Governo abriu inscrições, inicialmente só para médicos formados no Brasil, mas, como o número de candidatos foi pequeno e a falta de comparecimento ao concurso foi grande (por meio de boicote realizado por partidários das entidades de classe, que eram e são contrárias ao Programa), passou-se à segunda fase, ampliando as inscrições para médicos estrangeiros, em que foram contratados profissionais de 47 (quarenta e sete) países. A maioria dos médicos contratados é cubana, secundados pelos espanhóis.

Atualmente, o Programa conta com pelo menos 14.462 profissionais, atuando no interior e na periferia de grandes cidades, atendendo mais de 46 milhões de brasileiros.

A TV Globo, como de resto as demais emissoras, não têm dado cobertura às atividades do Programa, mas como, acima das pressões internas e externas neste meio, sobrevive o espírito jornalístico, os repórteres Vico Iasi e Francisco Maffezoli Jr. (cinegrafista) realizaram foram até o município de Calçoene, ao norte de Macapá (AP) e conversaram com as médicas cubanas e com usuários que foram atendidos por elas.

A reportagem mostra as médicas cubanas Ceramides Carbonell (com mestrado em Atenção Básica de Saúde) e Anelie Reguera (com especialização em Atendimento Comunitário), que atuam nas zonas urbana e rural de Calçoene, a espanhola Maria del Carmen, que atuará no Parque Indígena do Tumucumaque, divisa do Amapá com Pará, e a alemã Anne Kimpchin, lotada em uma Unidade de Saúde em Macapá.

 

Ceramides Carbonell

Anelie Reguera

Maria Del Carmen

Anne Kimpchin

 

No link, a reportagem veiculada na edição de 13 de julho de 2014, do Globo Rural. Parabéns à equipe. 

(http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/t/edicoes/v/medicos-melh...)

Média: 5 (1 vote)

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.