A reciclagem dos resíduos úmidos

 

Uma casca de banana é ou não reciclável?

A campanha publicitária veiculada no metrô de São Paulo por onde circulam diariamente milhões de passageiros dá a resposta errada: material não reciclável!

Os resíduos úmidos - restos de cozinha e jardins, incluídas as cascas de banana -  são o principal componente dos resíduos domiciliares no Brasil.

83% de todos os resíduos sólidos urbanos coletados são recicáveis, 51% são resíduos úmidos e 32% resíduos secos (embalagens papel, plásticos, vidros, e outros).

Os resíduos úmidos quando mal cuidados contribuem significativamente para as mudanças climáticas com a geração de gases de efeito estufa e para poluição do solo e águas pelo chorume.

Quando reciclados no entanto, geram energia (aproveitamento do biogás em procesos de biodigestão) e composto orgânico, um excelente revitalizador do solo, num cenário em que os desertos avançam.

Composto que também guarda promessas - oxalá! nossas universidades desenvolvam mais pesquisas - de vir a ser importante insumo para produção de fertilizantes organo-minerais, dos quais somos importadores.


Imagens: 
Campanha publicitária deseduca no metrô de São Paulo
Média: 1 (1 vote)

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.