Héterossexual ou Heterossexual? [Pronúncia e Grafia]

Autor: 

Prof. Diógenes Afonso [DiAfonso] - Terra Brasilis Educacional

Calcado, muitas vezes, na ótica de um puro e mesquinho preconceito que não se sustenta [preconceito que vem descambando para agressões físicas, de fato], o intenso debate sobre relações homoafetivas e sobre garantias de direitos para fazer valer essa relação humana revela um dado interessante no tocante ao uso da língua. Tem-se ouvido e lido, na blogosfera, o contraponto a essa orientação sexual.

Lê-se, por exemplo, "sou héterossexual e não abro, mano!" [comentário de um internauta] ou, ainda, "Deus quis que todos nós fôssemos héterossexuais." [palavras de um pastor - desses que ludibriam o incauto teslespectador madrugada adentro].

Para além de posicionamentos sobre sexualidade ou inclinação religiosa [aqui o meu inconteste respeito aos que professam sua fé sem o charlatanismo visto diuturnamente], surge a questão: pronuncia-se e grafa-se héterossexual [com acento na primeira sílaba] ou heterossexual [sem acento na primeira sílaba e com entonação forte na última]?

Vejamos:

Os dicionários [notadamente, o Aulete e o Houaiss] descrevem a referida palavra, enquanto adjetivo de dois gêneros, com as seguintes acepções:

No Aulete [1]

  1. Que sente atração sexual por pessoas do sexo oposto e só com elas mantém relações sexuais
  2. Entre pessoas de sexos opostos

No Houaiss

  1. relativo ou pertencente aos dois sexos
  2. relativo ao tipo de afinidade, atração e/ou prática sexual entre indivíduos de sexo oposto
  3. que denota heterossexualidade

Do ponto de vista dos padrões de tonicidade [2] em língua portuguesa [sílaba tônica na última posição: oxítona; penúltima posição: paroxítona; e na antepenúltima posição: proparoxítona], verificamos que a palavra heterossexual tem sílaba tônica na última posição [al], logo, é uma oxítona. Como se sabe, as oxítonas terminadas em L não são acentuadas, pois essa terminação indica que apenas as palavras paroxítonas devam receber acento gráfico [útil, sensível etc.].

Assim é que, considerando as normas vigentes para a escrita formal, seriam inadequadas a pronúncia [3] e a grafia [4] de heterossexual com acento na primeira sílaba [héterossexual].

Portanto, pronuncie heterossexuAL [sílaba tônica na última posição] e escreva heterossexual [sem acento gráfico].

[1] Curiosamente, o locutor pronuncia terossexual.[2] Em língua portuguesa, só existem três posições tônicas passíveis de receberem acento gráfico: útima, penúltima e antepenúltima.[3] A pronúncia adequada das palavras diz respeito à Ortoépia ou Ortoepia.[4] A prosódia diz respeito à adequada acentuação tônica das palavras.

Nenhum voto
1 comentário
imagem de Eu mesmo

Você já ouviu falar de sílaba subtônica?

 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.