Posição dos navios no mundo em tempo real.

Autor: 

Não sei se vocês conhecem esse site, Marine Traffic, ele mostra as posições das embarcações e plataformas no mundo inteiro,  praticamente em tempo real, baseando-se no sinal emitido por cada embarcação, sinal VHF chamado de AIS (Automatic Identification System), onde o site atualiza a cada 99 segundos. O AIS é exigência da IMO para embarcações acima de 300 ton.

O navio ou plataforma que tem seu AIS ligado a um micro, via porta serial, e esse micro ligado na internet, e através de um pequeno programa, encontrado no próprio site da Marine Traffic , envia dados para esse site, como posição atual, destino, velocidade, bandeira e outras informações. Além de enviar a própria posição, também envia  sinais dos AIS de outras embarcações que estão dentro do raio de ação dela  e que estão com os seus AIS ligado mas não conectados a internet. Dependendo da propagação, tem um alcance de 54 Km ou mais. 

No próprio site da Marine Traffic ensina como montar o sistema, como fazer os cabos seriais e muito mais informações. Pena que existem poucas estações em terra(portos) no Brasil. Abaixo de Santos não existe nenhuma estação, onde fica dependente de navios que tem seus AIS ligados na internet. Segue o link para quem quiser dar uma espiada nos portos mundiais. Os portos da europa são muitos movimentados.

http://www.marinetraffic.com/ais/pt/default.aspx#

Imagens: 
Vista de parte do litoral brasileiro
Média: 1 (3 votos)
1 comentário
imagem de pablo sergio santos

http://www.marinetraffic.com/ais/pt/default.aspx#

 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.