O Nobel para a União Europeia

Autor: 

Eu penso que o Nobel para a UE visa reparar o erro feito anteriormente, ao conceder o premio ao Obama.

Frente ao desastre que foi a política externa do George W. Bush, o Nobel da paz foi concedido ao Obama na esperança de que o novo presidente do país mais poderoso do mundo trabalhasse em prol da paz mundial. O anseio da comunidade internacional para uma política de paz era tão grande que, coisa inédita, o premio Nobel foi concedido antecipadamente, antes mesmo que alguma coisa concreta fosse feita.

Infelizmente, a prioridade dos EUA não era a paz, e sim a manutenção do seu poder militar e econômico, mesmo que isso significasse mais guerras. E essa continua sendo a prioridade dos atuais candidatos à presidência dos EUA, apesar de suas diferenças em outras áreas. E isso causou, e está causando, grande decepção à comunidade internacional.

A União Europeia é a experiência inédita de se obter a paz através da união dos povos. Não é uma obra completa, mas já cumpriu o suficiente para merecer um Nobel.

O Nobel da paz, concedido ao Obama e aos EUA, não foi merecido. Vamos torcer para que esse Nobel concedido agora à UE, que na essência é um incentivo às ideias de se obter a paz através da união dos povos e não através do poder militar, tenha sucesso.

Talvez a “Velha Europa” mostre que ainda tem alguma coisa a ensinar ao mundo.

 

 

 

Nenhum voto

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.