A amarelinha, a reputação, o céu e o inferno

Autor: 

 

                                                        

 

Vivemos tempos de jogo da amarelinha. Lembro de algumas versões deste jogo, do tempo de minha infância. Creio que a mais clássica era a Inferno / Céu. Com o passar do tempo, não sei dizer porque, passou a Chão ou Terra / Céu.

Mas, qual a relação entre a amarelinha e a reputação? Na versão mais radical que eu me lembro, uma casca de banana era jogada por uma das jogadoras (era jogado predominantemente por meninas) em uma das casas. A outra, pulando alternadamente em uma ou duas pernas devia pegar esta casca antes de progredir rumo ao Céu. Ou se esborrachar e voltar ao Inferno, Chão ou Terra. É um percurso parecido ao do rapper Emicida, ele acaba de escorregar na casca de banana. Não há reputação que resista a isto...

Confesso meu fraco conhecimento deste gênero musical. No caso, me soa de mau gosto alguém escolher Emicida como nome artístico. Sabe-se lá o que o levou a tal.  Pelo que li nos comentários, o referido possui uma carreira que aponta(va) em sentido contrário ao predominante no rap. O cara é(ra) nada machista, desencanado, enfim, tinha um estilo próprio e renovador. De repente, a casca de banana. E o cara que já tinha quase lugar cativo no Céu, se esborrachou, de cara no Chão. 

 

A história me leva a interrogar sobre nossas escolhas. A amarelinha não nos oferece opções intermediárias. É Terra/Chão/Inferno, ou Céu. Sem querer justificar o machismo claro da letra, com outras interpretações religiosas e simbólicas mais profundas, me resta ainda assim, uma questão. Não só no caso, que citei apenas como exemplo: 

  

 

Qual prazer nos dá, esta necessidade de julgamentos peremptórios, esta sede de vingança, esta política do mata e esfola, prende e arrebenta, onde inexiste a possibilidade de atenuantes? Cada um de nós, tem o direito de atirar a primeira pedra. Por que? Somos todos perfeitos? Nunca escorregamos? Acreditamos que reputação é algo que se desfaz no primeiro escorregão? É a mesma política da instância única, com que nos brinda nossa suprema corte? Do que reclamamos então...?

Nenhum voto

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.