A prevenção como solução contra os problemas nos dentes

Autor: 

 

O clichê “prevenir é melhor do que remediar” é certeiro quando se trata da saúde dos dentes. Pequenos hábitos realizados no dia a dia com a devida orientação de um dentista de confiança fazem com que você não precise se submeter a procedimentos mais evasivos e caros. Visitar o dentista deve ser parte da rotina semestral ou até trimestral, dependendo do caso, e não uma atividade que requer sacrifício imenso. Lembrando que as dificuldades só aparecerão por falta de cuidado e orientação. O primeiro passo é encontrar um dentista de confiança com o qual você se identifique. A simpatia ajuda muito no momento em que a pessoa está mexendo na sua boa e quando o profissional dá conselhos.

Se o ambiente for agradável e um vínculo for criado, é mais fácil voltar ao dentista nas próximas vezes. Além disso, você precisa estar atento aos hábitos do seu dia a dia. A escovação diária após cada refeição é um hábito essencial. Saber que tipo de escova e pasta usar requer a ajuda de um profissional, para examinar se há sensibilidade nas gengivas ou se os dentes são mais fracos por exemplo. No mercado, há uma gama de produtos extensa que sem a orientação de um profissional pode atrapalhar mais do que ajudar. Um exemplo comum são os kits de clareamento vendidos em farmácia. Os componentes destes são os mesmo usados no consultório, mas caso sua gengiva seja sensível, você esteja com tártaro, ou precisando fazer uma limpeza leve, o efeito não será visto, e ainda corre-se o risco de prejudicar o esmalte dos dentes por mau uso. Neste caso, visitar o dentista sanará muitas dúvidas e fará com que o produto certo seja utilizado de maneira adequada sem causar danos a saúde da boca.

O fio-dental, muitas vezes esquecido, precisa ser usado diariamente também para completar o serviço da escova. Além disso, a escovação diária da língua deixa a boca mais limpa, evitando acúmulo de bactérias e consequentemente o mau hálito. Visitar o dentista é um hábito que se inicia desde a primeira infância. Incentivar os pequenos com brincadeiras para que tenham hábitos saudáveis é fundamental.

Imagens: 
Saúde Bucal
Nenhum voto

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.