Crônica sobre a lucidez brasileira

Autor: 

Era só mais um reajuste nas passagens, daqueles que acontecem todo ano, como é de costume. O que mais se comentava por aí era a inflação do tomate e os preparativos da seleção,  sempre com aquela desconfiança e o discurso pronto para culpar o técnico. Na TV uma pequena seleção de uma ilha qualquer da Oceania se espantava com as capivaras ao redor da lagoa da Pampulha e um grupo protestava contra o aumento das passagens. Nos bares os bêbados falando de mulher, de política, do trabalho. Na internet pessoas se dando bom dia, comentando coisas inúteis da própria vida. Parafraseando um poeta: "Êta vida besta!" Leia mais »

Para se entender os Filhos da Democracia

Autor: 

Nassif,

 

Nesse momento em que escrevo, meu coração está com meus amigos que estão na passeata dos 30 mil em BH. Enquanto o movimento cresce no coração de cada belorizontino, alguns presentes outros acompanhando somente via relato dos próprios, tento me colocar de fora e pensar o que chega a ser o tão alardeado R$ 0,20.

Há muita desinformação e pouca discussão acerca do levante que tomou conta do país. A midia tenta, perplexa, entender e já muda um pouco a postura na cobertura desses eventos e atribuem ao aumento das passagens. A Globo já tenta jogar políticamente dizendo ser manifestação acerca do "aumento do custo de vida". Os próprios governantes, de esquerda, de direita ou de centro, não sabem como lidar com um movimento sem lideranças, sem bandeiras e sem forma. Como negociar com essa geração que já nasceu em uma democracia, que possuem referências diversas e se levantam em um grito que se espalha como um vírus pela população? Leia mais »

Suspensão de Posses no BB

Autor: 

 

A diretoria do Banco do Brasil resolveu suspender as convocações, qualificações e posses dos aprovados no último concurso até o fim do ano em todo o território nacional. Essa medida, tomada no fim do mês de setembro, vai na contramão do momento do BB e pode afetar, inclusive, os clientes do banco. Mantendo a mesma base, sem repor nenhuma peça, o banco anuncia expansão do crédito, captação de 3 milhões de novos clientes, o programa Bompratodos que amplia o atendimento nas agências e a redução de caixas desde a implantação das Plataformas de Suporte Operacional (PSO). Leia mais »

Sobre a Dívida de Minas com a União

 

 

Déficit zero? Choque de gestão? 

Como a dívida do estado de Minas com a União aumentou.

Deputado mineiro explica a dívida de Minas:

http://www.youtube.com/watch?v=Y_R76FD7fVg

 

E agora Minas quer negociar: Leia mais »

Críticas ao Recrutamento e Seleção

Autor: 

Nassif,

 

     Assisti ao programa do Brasilianas.org sobre os Gargalos da mão de obra. Concordo com as dificuldades de captação de bons profissionais que as empresas encontram, mas, como é feito o recrutamento e seleção? A falta destes ditos “talentos” que as empresas procuram podem ser originadas logo no próprio processo das empresas. Leia mais »

Imagens: 
Críticas ao Recrutamento e Seleção
Críticas ao Recrutamento e Seleção
Críticas ao Recrutamento e Seleção
Críticas ao Recrutamento e Seleção

CPI para investigar repasses a rádio de Aécio Neves é barrada na ALMG

Alguém confirma a notícia?

http://www.brasiliaconfidencial.inf.br/?p=28589

Os deputados governistas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deram início, na noite desta terça-feira (26), a uma “operação abafa” contra CPI que investigaria repasses de verbas a uma rádio do senador Aécio Neves (PSDB) enquanto ele era governador. Só em 2010, mais de R$ 210,6 mil em verbas publicitárias foram repassados para a rádio Arco-Íris, transmissora da Joven Pan FM em Belo Horizonte, da qual o tucano é sócio.

Não se sabe ainda quanto foi encaminhado para o veículo de comunicação nos oito anos do Governo Aécio, mas o problema é ainda maior. A irmão de Aécio Neves, Andrea, é sócia majoritária da rádio Arco-Íris e coordenou o Núcleo de Comunicação do Governo, tendo poder de determinar quais rádios receberiam anúncios. Leia mais »

Discriminação no Japão - Dos Dekasseguis ao Flyjin

Autor: 

Um recente neologismo japonês revela um grande paradoxo da imigração para o Japão. O termo Flyjin, que une a palavra inglesa para voar (Fly) e o substantivo japonês para pessoa (jin -人), literalmente ‘pessoa voadora’, apareceu logo após a recente crise que o Japão sofre por causa dos desastres naturais de março. Alguns artigos, como o do NYT e outros que seguiram o jornal americano, traduziram-no como a junção de Fly com Gaijin (estrangeiro). Apesar do termo se direcionar aos estrangeiros na maioria das vezes, a palavra 外人Gaijin (leia-se Gaidin) é a junção de dois Kanjis –  外 (significa exterior, fora) e o 人 (pessoa).  Assim, o Flyjin ou Furaijin na pronúncia japonesa (leia-se Furaidin) está sendo associado a todos que estão fugindo não só do Japão, estrangeiros, mas também aos japoneses que estão aceitando ajuda do governo e saindo das áreas de risco e/ou mais afetadas. Leia mais »

Imagens: 
Kasato Maru - Barco que trouxe os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil

A provisoriedade dos imigrantes brasileiros no Japão e a crítica ao governo

Autor: 

Nassif,

Escrevi um comentário acerca de outro post e resolvi postá-lo.

Post original: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-blogueiro-brasileiro-no-japao...

 

Achei muito interessante e admiro a calma e o racionalismo deste ryugakusei. Aliás, é o que esperamos muitas vezes e o que a mídia martela nas nossas cabeças todos os dias como "comportamento japonês" diante da crise, com eventuais deslizes infelizmente. Mas não podemos esperar o racionalismo, sem entrar em questões psicológicas, da maioria dos brasileiros que residem por lá. Leia mais »

Imagens: 
A provisoriedade dos imigrantes brasileiros no Japão e a crítica ao governo