Quem defenderá o combate à homofobia no Brasil?

Há pessoas 'de esquerda' que, não raro, manifestam indisposição com o 'programa' do partido Democratas dos EUA em relação a LGBTs. Em geral há uma tentativa de desqualificação desse discurso, usando-se argumentos ad hominen, como 'Obama não tem moral', 'Obama é assassino'.

Trata-se de um esforço para tentar reforçar a pauta 'de esquerda' através da crítica à pauta 'de direita'. Isso dá certo? Nunca. A mensagem que se passa, e que fica, é que se é contrário ao discurso em si, que se é contrário à modernização, à atualização.  Leia mais »

Resistiré! (por Dúo Dinámico)

Como pôde ser observado aqui e ali, em quase quatro anos de participações neste blog, não cedo de primeira a argumentações reducionistas ou falaciosas. 

Eu continuarei com minhas causas. Quais são?

- Combate à homofobia, racismo, sexismo, violência doméstica, xenofobia, intolerância religiosa (e a religiosos); venham de quem vierem

- Redução racional do Estado Penal, manutenção da idade penal, atualização do Código Penal, descriminalização da maconha, do aborto e do jogo por razões de saúde e/ou redução de insegurança de vulneráveis; mesmo que nada disso seja intenção da maioria dos políticos brasileiros

- Defesa de direitos difusos, como economia ecologicamente sustentável, mobilidade urbana, Estado Laico, direito a viver em uma sociedade respeitosa de Povos Indígenas, educação sexual em escolas, política pública receptiva a imigração, inclusão de idosos e pessoas com deficiência

- Verdade em argumentações usando dados de pesquisas e estatísticas sócio-econômicas; ainda que o 'ufanismo' brasileiro saia machucado Leia mais »

Vídeos: 
Veja o vídeo

O autodenominado progressismo brasileiro no armário

Putin sancionou uma lei que impossibilita a homossexuais pedirem direitos civis, até mesmo de sua integridade física. Mas, como Putin é o 'queridinho' do momento, por asilar Snowden, o 'progressismo' se cala a respeito.

Putin busca agora uma lei aberrante, que permitirá tirar crianças de seus pais naturais, se eles forem gays. Mas, como Putin é o 'queridinho' do momento, por apoiar Assad, se isso se concretizar, certamente haverá silêncio.

Por acaso não é possível separar as coisas? O discurso 'progressista' é tão frágil que não é capaz de defender autodeterminação de povos e direitos iguais para LGBTs e mulheres ao mesmo tempo?

Tornou-se necessário ser sexista e antissecularista para ser 'progressista'? Leia mais »

Por que ainda temos Serviço Militar Obrigatório?

“The Singing Clarinet of Giora Feidman” & Shaná Tová!

Esse é o único CD que conheço de Giora Feidman, renomado intérprete de música Klezmer (http://pt.wikipedia.org/wiki/Klezmer .) Mas é tão alegre e bonito que penso ser adequado para acompanhar meus votos de um Feliz Ano Novo aos amigos, que sou muito feliz em ter, que seguem as tradições judaicas.

SHANA TOVÁ 5774!

O CD tem 18 faixas, das quais apresento ao final YTs para as 3 que encontrei (The Blessing Nigun; Dance of the Souls; The Happy Nigun.)

Na Wiki, como usual, tem a lista completa de suas gravações, o que pode servir de roteiro para novas explorações: http://en.wikipedia.org/wiki/Giora_Feidman

x-x-x-x-x-x-x-x-x

Mais sobre o Ano Novo Judaico:

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=133176 Leia mais »

Vídeos: 
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo

Equilibrio Distante - o CD, por Renato Russo

Hoje é o aniversário (59º) do meu querido companheiro Luiz Carlos. Dedico a esse corajoso e generoso batalhador, que tantas vezes me amparou incondicionalmente, um de meus CDs favoritos, que vem a ser um dos últimos trabalhos do fenomenal Renato Russo. 

O CD todo é lindo, quase mágico. É impossível selecionar só algumas canções, foram todas hits. Até porque já se trata de uma seleção feita por Russo, que apenas foi, o que não é pouco, o intérprete magistral do que ele mais gostava da canção italiana. Busquei pegar os clipes mais assistidos no YT de cada música, alguns têm tradução das letras.

1. GENTE

2. STRANI AMORI (o clipe é particularmente bonito) Leia mais »

Vídeos: 
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo

Direito de Viver & Dia do Bem

Este post é para divulgar os CDs da série "Direito de Viver", trabalho beneficente onde a renda da venda, realizada pelos Correios no Estado de SP, é destinada às obras dos hospitais de Câncer de Barretos e de Câncer Infantil Presidente Lula da Silva.

Destacamos duas canções em estilo “gospel sertanejo” do CD #10, gravadas para a comemoração de 10 anos (subtítulo do CD: "Uma Década de Solidariedade".) Meus negritos nos versos que mais gosto.

DIREITO DE VIVER (de Álvaro Socci & Cláudio Matta) - 1º e 3º Youtubes Leia mais »

Vídeos: 
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo

"Amor, seja como for." O RS sem homofobia.

[ Pessoal, estou propondo uma matéria ELOGIOSA a um governador do PT. Curtam e compartilhem. Faz uns dois ou três dias sugeri uma matéria ELOGIOSA a um prefeito de capital do PT. Só que nenhum governista deu força. Aí é difícil, né?

Depois ficam me cobrando posições? Ora bolas. Se quando políticos do PT fazem coisas certas vocês mesmos não divulgam... Coerência, ok? ]

 

http://www.estado.rs.gov.br/noticias/1/114858/Campanha-contra-a-homofobia-ganha-as-ruas-a-partir-desta-segunda-feira Leia mais »

Sem Compromisso/Deixe a Menina (Chico Buarque & Mart'Nalia)

(Da série quando este país já foi mais moderno...)


SEM COMPROMISSO (Geraldo Pereira, Nelson Trigueiro)

Você só dança com ele
E diz que é sem compromisso
É bom acabar com isso
Não sou nenhum pai-joão

Quem trouxe você fui eu
Não faça papel de louca
Prá não haver bate-boca dentro do salão Leia mais »

Vídeos: 
Veja o vídeo

Rapazes de Programa na música

Emicida foi autor de um belo rap sobre uma profissional do sexo, o famoso “Rua Augusta”, com direito a um muito sensível clipe:

http://advivo.com.br/blog/luisnassif/rua-augusta-por-emicida

Por outro lado, questionou a liberdade sexual da mulher em “Trepadeira”:

http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/23/trepadeira-nova-musica-de-emicida-e-tachada-de-machista-e-gera-polemica.htm

Então, fica a dúvida, o que ele acharia das clientes de “Garoto de Aluguel”, canção de 1979 de Zé Ramalho?

  Leia mais »

Vídeos: 
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo

Diversidade sexual : um quadro-resumo

Eu não sei tanto quanto gostaria de saber sobre diversidade sexual. E não imagino que este quadro esteja 100% preciso. Simplificações sempre são um grande risco. Em sexualidade, um enorme risco. E às vezes precisamos recorrer a linguajar mais popular para passar uma ideia.

Mas precisamos avançar nessa discussão. Eu leio muita coisa nas áreas de comentários, quando há posts sobre sexualidade, que sei serem conceituações inadequadas.

Às vezes parecem provocações, mas no mais das vezes parecem desconhecimento mesmo. É o que dá, acho, não haver educação sexual nas escolas. Além de que as pessoas não buscam ler, se informar. Ficam naquele papai-mamãe convencional, como se homens e mulheres fossem clones infinitos de Adão e Eva, e qualquer coisa fora da heteronormatividade fundamentalista vira alvo de especulações e fantasias. Leia mais »

Imagens: 
Diversidade sexual : um quadro-resumo

Amanhã é 23... (e os 3 primeiros álbuns de Kid Abelha)

As entradas do meu rosto
E os meus cabelos brancos
Aparecem a cada ano
No final de um mês de Agosto...

Há vinte anos você nasceu
Ainda guardo um retrato antigo
Mas agora que você cresceu
Não se parece nada comigo...

Esse seu ar de tristeza
Alimenta a minha dor
Tua pose de princesa
De onde você tirou... Leia mais »

Vídeos: 
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo

Russas (um tema que afeta a diplomacia do Brasil)

Autor: 

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/matiasspektor/2013/08/1329526-russas.shtml

A Rússia acaba de criminalizar a homossexualidade. Com isso, seus diplomatas trabalham para legitimar as chamadas leis antigay em foros internacionais.

O tema afeta o Brasil, onde está em pauta um projeto de lei que pretende fazer o oposto, criminalizando a homofobia.

O embate pela futura legislação brasileira não é trivial. Em 2012, notificaram-se 10 mil casos de homofobia no país, um terço dos quais envolveu lesão corporal, maus-tratos ou tentativa de homicídio. Leia mais »

O conservadorismo moral que não convence no PT

Quem sabe, nesse exame de consciência, proposto por Mino Carta em http://bit.ly/13q7wsK , não haveria um espaço para se questionar essa aliança, a meu ver absurda e injustificável, com partidos de matriz religiosa? Leia mais »