HADDAD OU OBAMA?

Eis uma nova questão, meus caros companheiros!

Guardadas as devidas proporções, para mim, Fernando Haddad fez mais pela cidade de São Paulo do que Barack Obama pela maior potência deste planeta.

Isso dá até em teses sobre política, administração pública, gestão social, economia, marketing político e outras, nas ciências sociais.

Eu não vou me estender. Amanhã, dia de São Sebastião, padroeiro católico da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, feriado para os cariocas e para os que aqui trabalham, reporta ao lazer e as flechadas. Leia mais »

VOLTA DILMA É MAIS JUSTO DO QUE DIRETAS JÁ !!!

Impedir o mandato legítimo de uma governante sem crime foi o ápice da sacanagem nacional. Dessa sacanagem participaram canalhas do Executivo, Legislativo e Judiciário, com o fomento do Ministério Público, Polícia Federal, além da omissão de muita gente boa e ruim. Gritou-se pra cá. Esperneou-se pra lá. O povo foi levado às ruas, dividido, uns de bonecos da CBF, com direito a trajes esportivos verde-amarelos, outros por meio de organizações da sociedade, partidárias ou não, mas o fato é que panelas nas coberturas e bandeiraços encarnados nas praças não impediram o golpe na democracia e muito menos que a caça aos corruptos fosse conduzida por elementos caolhos. A seletividade da Lava-Jato e das Mídias é impressionante, e o mundo já percebeu, com resultados danosos ao patrimônio nacional, à nossa economia, aos trabalhadores, a autonomia, independência e autogestão de toda uma nação. O Brasil está sendo destruído por caprichos de sua elite mesquinha e perversa. Leia mais »

OBAMA TERMINA SEUS OITO ANOS DE "NÓS NÃO PODEMOS"

Em Chicago, U.S.A., Barack Obama encerra seu governo com um legado de mais negros pobres, encarcerados e assassinados, mais racismo e preconceitos, menos direitos sociais, mais ódio aos latinos, árabes, africanos, asiáticos, numa xenofobia sem precedentes na história contemporânea estadunidense, ódios crescentes, às mulheres, aos homossexuais, às minorias, guerras intermináveis, insuperável crise econômica, apoio cínico e velado a golpes de estado, sejam em Honduras, Paraguai, Brasil, só para ficarmos pelo "quintal" ianque, e ainda reabriu a Casa Branca para a sua real vocação.

Vem aí um Donald Trump com pás, cimentos e muros. Leia mais »

UM DEDO DE PROSA COM MARCELA TEMER

Olá Marcela! Feliz natal! Espero que ainda saibas ou que algum dia soubes o sentido e o significado do natal, que nada tem com bons ou maus velhinhos, mas com a essência daqueles que nascem para servir, e não servir-se, e por isso merecem receber presentes e desfrutar do banquete da vida plena. Pois é, Marcela, não nos conhecemos e tão pouco sei nada sobre sua família, como fostes criada, seus princípios e valores. Qual o sentido que você mensura para a vida, Marcela? Para mim, só me veio conhece-la pela mídia. Uma moçoila, do interior paulista, ex-miss ou modelo, que é levada a um evento e clica sua objetiva, de Smartphone, na direção do velho anfitrião. Fotografam-se juntos. Casam-se poucos meses depois. Nada demais, Marcela, viu? Leia mais »

Imagens: 
Marcela Temer, primeira-dama do Brasil - 2016.

A CHIADEIRA AUSTRALIANA E O ACIONAMENTO DO "MODO VIRA-LATAS"

Não é uma questão de desqualificação ou despreparo para grandes eventos, de nós brasileiros. Fazemos anualmente dois dos maiores do Mundo: O Réveillon e o Carnaval. O que está acontecendo com as Olimpíadas é resultante do momento político que vivemos, e do capitalismo especulador e predador brasileiro, e internacional, aliado a uma mídia caseira tão aculturada e vassala que nos dá enjoos. Todo evento transitório, que envolve milhares de pessoas, precisa necessariamente de planejamento, logística e infra-estrutura. As Olimpíadas são um evento privado, cuja gestão é do COI. O planejamento é deles. A logística é deles. A cidade sede entra com a infra-estrutura, que os governantes (em todas as cidades do Mundo) denominam de "legado olímpico". Pois bem, aonde estava o COI, nesses quase dez anos, na atuação sobre o Planejamento e Logística? Leia mais »

BRASILEIROS ONDE ANDAM VOCÊS?

Desde 2013 um onda verde-amarela invadiu nossas ruas por mais do que alguns centavos. A primeira impressão era que uma "primavera brasileira" despontava para libertar o país de vez de tantas ignomínias. Leia mais »

EM CRISE SISTÊMICA O CAPITALISMO QUER NOS LEVAR AO XIBALO

A Plutocracia e o rentismo espalham fascismo e terror pelo mundo atacando até mesmo as amenidades keynesianas. No terceiro mundo e em países em desenvolvimento, como o Brasil, golpes de estado engendram perversas ações sobre os direitos sociais dos trabalhadores e buscam a discórdia e distensão entre a classe média, como a nova chibata política, e o conjunto dos trabalhadores, urbanos e rurais, levando esses setores aos instintos humanos mais primitivos. Leia mais »

BRASIL: 'UM ESTUPRO ESTE PAÍS'

Dia desses eu li um infeliz que escreveu que o Brasil, sua elite principalmente, não é corrupto, mas tão somente tem uma cultura escravocrata. O que poderia acrescentar e pensar sobre um escrito desses? "Cultura Escravocrata" = corrupção+genocídio+racismo+xenofobia+homofobia+estupro+misoginia+... Que país é este meu Deus? 'BRASIL PÁTRIA USURPADORA' OU 'BRASIL UM PAÍS DE POUCOS' OU 'BRASIL INFERNO DOS PÁRIAS... Sei lá a quantos adjetivos mais levariam minha indignação e decepção crescentes com meu país... Trinta "inumanos", varões degenerados, violentando uma mulher é o vazamento definitivo de uma sociedade que não consegue há 500 anos se constituir.

"FABRICS"

A conjuntura está muito difícil, aqui e lá fora. O cenário nacional e internacional estão tensos. Não vou ficar me estendendo em avaliações e previsões. Não sou analista e muito menos profeta. O que tenho em mente é mera leitura da realidade que estou experienciando. Há uma disputa acirrada entre os EUA e a Rússia, uma busca pela hegemonia da Alemanha sobre a União Européia, uma tentativa de fragilização da França por ser um país historicamente humanista e dado a causas que remetem a princípios, para os franceses pétreos, de igualdade, fraternidade e liberdade. Os atentados que Paris vem sofrendo são duras demonstrações de tentativas para desestabilizar esses princípios. O Oriente Médio, e não apenas pelo petróleo, mas, sobretudo, pela geopolítica transversa, afinal é a ponte entre a Europa e a Ásia, é um paiol e não é coincidência, e muito menos apenas uma questão de exacerbação do fundamentalismo religioso, islâmico-judaico, sim porque o sionismo é flor menos cheirável que o pior dos odores que emanam das vielas destruídas das cidadelas árabes. Leia mais »

QUEM FOI ÀS RUAS ONTEM?

A despeito de poder ter tido de tudo, pois o movimento foi difuso e midiático, viu-se nas imagens, de todas as matizes e origens, uma ampla maioria branca, "eurodescendentes", e pouquíssimos mestiços, quase nenhum negro, indígenas, então, nem pensar... Leia mais »

UMA DECLARAÇÃO DE AMOR A MINHA CIDADE

Eu te amo Rio de Janeiro não somente por ter nascido de seu útero.
Eu te adoro não apenas por ter me parido nas Laranjeiras.
Justamente em março, trinta dias após seu aniversário, na sua mais bela estação. Leia mais »

DITADURA E TORTURA NUNCA MAIS

Li em algum lugar alguns militares de pijama dizendo que o exército é de Caxias. A começar, a bem da verdade e da razão, o Exército Brasileiro, e todas as demais Forças Armadas, a briosa e mais antiga Marinha Brasileira e a honrosa, "senta a pua", Força Aérea Brasileira são do Povo Brasileiro, da nossa Nação. Manifestar-se é um direito democrático de todos os cidadãos brasileiros, civis e militares, mas não se deve utilizar a democracia para distorcer palavras, atos, ações, atitudes e fatos. Leia mais »

PRÉ-SAL OU ETANOL !?

O senhor de engenho nos quer cortando cana. Muito me surpreende Marina defendendo etanol em detrimento do pré-sal. Ambas as políticas energéticas são complementares, nossos veículos são flex, as nossas termo-elétricas são movidas a gás natural e bagaço de cana, mas só o petróleo destinará dividendos à educação e saúde. Usineiro, uma hora está com o etanol em outra vai para o açúcar, não quer se comprometer com uma política energética de Estado. Uma política efetiva para o setor deveria criar uma estatal, "ETANOLBRAS", ou uma subsidiária da nossa petroleira, PETROBRAS, o que não pode é continuar na mão de usineiros que só querem créditos e mais créditos e pouco investem em pesquisas para o etanol de 4ª geração, além de quererem se expandir para a Amazônia e Pantanal. Querem sempre mais terras. São latifundiários incorrigíveis. Isso Marina Silva não fala e nem combate.

POR QUE INDIGNAÇÃO OU SURPRESA COM O CONSERVADORISMO MÉDICO?

Ora se esqueceram que haviam médicos importantes no nazifascismo? Que durante a escravidão negra no Brasil, e em toda a América, médicos silenciaram ou aprovaram o genocídio dos africanos? Que durante o apartheid sul-africano a medicina omitiu-se, e há inclusive relatos de experiências com "cobaias" humanas, como já havia sido feito na Alemanha de Hitler? Que durante a ditadura militar brasileira médicos, militares e civis, conviveram com o horror das torturas, e alguns torturaram diretamente ou indiretamente espedindo atestados que permitiam que a violência prosseguisse? Por que será tamanha displicência com o vírus Ebola? Leia mais »

SERÁ O SÉCULO XXI O VAZIO DA HUMANIDADE?

Esse século XXI está me enojando, sob diversos aspectos, que estão dispersos pelo que se está transformando a humanidade por todo o planeta. Um século de atopias e idolatrias às futilidades e/ou ao cultuamento de fundamentalismos, que discriminam, excluem e exterminam semelhantes, por oposições de pensamentos, ações ou atitudes, em nome de um "deus", que deixou de ser amor e vida, para perfilar-se com semeadores do ódio e da morte. Leia mais »