Re: Álbum de Família

imagem de Vanda
Vanda

Nassif, não é a primeira vez que leio suas recordações familiares e sempre vem as minhas lembranças...vô Luizinho, vó Maria, mãe Coralina, pai Chiquinho Viana...e nessas lembranças a política é um componente muito forte.

Meu vô, um pseudo Coronel e do PSD, meu pai UDN (um bom vivant) aí já viu, nós os netos, mal entravamos na varanda da casa grande...passa-se um tempo e minha irmã mais velha casa com um UDENISTA, filho de um pseudo Coronel de uma cidade vizinha, já éramos mais velhos e continuamos a ser segregados do convívio familiar, passamos período difíceis, enquanto crianças/jovens com a política e por causa dela. Sempre fomos oposição, ser MDB dos velhos tempos e bem depois naturalmente PT. A vida foi aos poucos nos ensinando que poderíamos ser de partidos opostos e manter a unidade familiar e graças a Deus, tudo voltou ao normal.

Curiosidade, em minha Região, Vale do rio Doce, Leste de Minas, nesta época os partidos tinha APELIDOS: PSD era pica-pau e UDN era corta-goela, e em sua querida POÇOS era assim também?

Encontrei umas das muita explicação para os apelidos, em minha cidade acabou esta divisão, parece que na Região ainda persiste em algumas cidades....coisas de Minas, hehehe

Pica-Pau X Corta-Goela

Aproximam-se as eleições municipais e reacende a polêmica das tradicionais forças políticas.

Historiadores anônimos afirmam que desde a primeira eleição para executivo em nossa cidade já existia este título folclórico. Credita-se ao político Dr. Sebastião Anastácio de Paula a origem dos Pica-Paus porque habitualmente usava um canivete cortando pedacinhos de madeira. Já o Corta-Goela é originário de uma fantasiosa história onde um eleitor traiu politicamente o seu coronel votando no opositor, tendo como castigo sua “goela” cortada com uma foice. De concreto sabe-se que a legião Pica-Pau são eleitores que seguiam a cartilha política de Dr. Sebastião, Laviola, Altivo Saturnino, Juscelino Kubitschek, Juarez Ferraz, Tancredo Neves, Djalma Bastos, Israel Pinheiro, Nilson Carecão e mais recente Zé Henrique, Dr. Hélcio, Deca Chaves, Sylvano Franco e Waismam. Do outro lado como adversário ferrenho chamados Corta-Goelas são originários de: Magalhães Pinto, Manoel Calhau, Manduca, Pedro Batista, Juraci Cavalcante, Família Toledo e mais recente os Coelhos e os Balbinos. Fala-se também que o antigo PSD é o Pica-Pau e a tradicional UDN é Corta-Goela.