Um pais com as dimensões do Brasil, seus rios,  com a riquesa em minerio de ferro, e agora petroleo no mar,  e  população beirando os 200 milhões de habitantes, tem como absoluta necessidade a implementação de uma industria naval de grande porte. A navegação é, e durante muitos seculos será, o canal para comercio internacional. Um país que se configura como o celeiro do mundo, com a produção agrícola monumental, jamais poderia abrir mão de uma industria naval de primeira categoria. Finalmente, tantos anos depois de termos desmontado nossa tentativa frustrada nesse sentido, iniciada com o Barão de Mauá, depois na época do regime militar, finalmente podemos nos ufanar do verdadeiro renascimento, no governo do presidente Lula, cuja visão estratégica faz juz a fama alcançada em todos os rincões do planeta.

A historica decisão de se concentrar as encomendas da Petrobras em nossa industria naval, e agora com a possibilidade da Vale tambem trilhar esse caminho, o sucesso da empreitada está garantida.

Urge remontar nossas universidades na área de projetos navais, portos, logistica. Nossos jovens tem que ser incencivados a adentrarem nessa nova e importantissima carreira, para que nossoa dependencia da tecnologia externa seja cada vez menor.

O Brasil caminhando para ser  a 5a. economia do planeta, não pode abrir mão em hipotese nenhuma de tal potencial.

1 comentário
imagem de juno2013

A riqueza no Brasil é suficiente para sustentar não só todo o Brasil, mas também a boa parte do mundo. Porém, antes, devemos nos observar se somos preparados ou não. Aliás, se o nosso governo está preparado para usufruir essa riqueza ou não.

Será que temos suficientemente os políticos, funcionários públicos e gestores de altas escalões do governo que são honestos e pro-ativos para ajudar o povo brasileiro erguer esta nação tão abençoada? Acho que não!! Não sou pessimista nem contra o governo, porém, o povo brasileiro deve conhecer até que nível o governo pode alcançar.

No projeto naval, o nosso alvo é extrair o máximo a riqueza de petróleo do pré-sal. Para extrair o grande volume de petróleo deve ter navios de sonda de perfuração que são capazes de aguentar as ondas de mais de 14 metros de altura e os ventos de mais de 220km/hora e ainda, eles não devem ficar fora da área onde foi conectado com vários tubos flexíveis para sugar os petróleos e depositar os resíduos de volta. O navio de sonda de perfuração extrai, processa e armazena o petróleo.

Portanto o Brasil deve saber construir os navios de sonda de alta tecnologia. Atualmente 3 estaleiros coreanos ocupam toda a demanda mundial dos navios de sonda desde 1989. Os estaleiros japoneses fizeram 6 navios de sonda até 1985. Quando estaleiros brasileiros chegaram segundo melhores do mundo na época de 1975 a 1985, os estaleiros coreanos também ocupavam segundo melhor do mundo. A única diferença entre os estaleiros brasileiros e os coreanos é apoio do governo. O governo coreano continuou apoiando todos os estaleiros coreanos para que eles aprendam novos Know-Hows dos japoneses. Levaram 15 anos para aprender know-how dos japoneses e logo em seguida tentaram superar os japoneses com os novos métodos e know-hows inventados pelos coreanos. E agora eles ficaram 10 a 15 anos na frente dos japoneses.

Por que os estaleiros brasileiros não seguem os estaleiros coreanos e por que o governo brasileiro não apoia nossos estaleiros na área financeira e área de treinamento como o governo coreano? Os estaleiros coreanos não tem um cliente mãe como Petrobrás, porém os brasileiros tem. 

O governo brasileiro e a Petrobrás tomaram conhecimento sobre prazo normal de construção do navio de sonda que é 4 anos, porém quem praticava este prazo foi estaleiro coreano. Porém, todos os estaleiros brasileiros que nunca construiram o navio de sonda receberam este prazo. Nessa briga de prazo entre os estaleiros e governo/Petrobrás, quem é prejudicado é povo brasileiro e o Brasil todo.

Espero que alguem do governo e da Petrobrás saiba este fato. Temos tempo e ainda temos a riqueza do pré-sal. O que falta planejamento competente para poder salvar esta nação.

Um abraço a todos!