Autor: 

Analistas discutem acontecimentos mais recentes do cenário político brasileiro
Participe com as suas perguntas, que podem ser selecionadas durante a gravação. Clique aqui

Ao longo de 2015 grupos descontentes com a eleição da presidente Dilma Rousseff organizaram uma série de protestos pelo seu impeachment. A data que levou mais pessoas as ruas no ano passado foi o dia 13 de março e, um ano depois, os coletivos pró-impeachment voltam a chamar as pessoas para as ruas pedindo a saída de Dilma.

Desta vez, em 2016, o espírito de inconformidade de parte da massa dos brasileiros vem com uma carga a mais relacionada aos últimos acontecimentos políticos da Lava Jato envolvendo o ex-presidente Lula. Segundo balanço divulgado por organizadores dos eventos e pelas polícias militares das cidades onde aconteceram os protestos, pelo menos, 3 milhões de pessoas foram as ruas em 239 cidades. Os organizadores haviam convocado atos em cerca de 400 municípios do país. Em 2015, as manifestações ocorreram em 212 municípíos.

O volume de pessoas que foram às ruas também foi maior. Em São Paulo, por exemplo, em 15 de março de 2015, o Datafolha apontou 210 mil pessoas. Já em 13 de março deste ano, segundo o mesmo instituto, 500 mil pessoas ocuparam a Av. Paulista pedindo impeachment da presidente. Mais uma vez a Polícia Militar de São Paulo divergiu dos cálculos do Datafolha. Para ela, cerca de 1,4 milhão de pessoas foram à Avenida Paulista. No protesto de 15 de março de 2015, a PM calculou 1 milhão de manifestantes. 

Para fazer um balanço dos recentes protestos pelo país e da temperatura no cenário político, nessa segunda (14), às 11h da noite, o programa Brasilianas.org exibe debate com o cientista político e professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Fabiano Santos, o consultor de empresas americanas e chinesas no Brasil e ex-consultor do IRI-International Republican Institute, braço externo do Partido Republicano, André Araújo, e o professor da Faculdade de Direito da USP e editor do blog Direito e Sociedade do Estadão, Rafael Mafei Rebelo Queiroz.

Participe você também, mandando perguntas. Clique aqui.
Como o programa é gravado, horas antes, as perguntas serão selecionadas até às 16h.

Confira nesta segunda (14), entrevista completa às 23h, na TV Brasil.
Saiba aqui como sintonizar a TV Brasil.

Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Nenhum voto

Postar novo Comentário

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.