O Brasilianas.org desta segunda-feira (26/03), às 22h, exibirá entrevista especial com o cientista Sérgio Mascarenhas. Professor visitante nas principais universidades do mundo, como Havard e o Massachusetts Institute of Technology(MIT), o físico e químico Sérgio Mascarenhas foi o idealizador e primeiro reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e ajudou a fundar a Embrapa Instrumentação Agropecuária. Fundou e coordena o Instituto de Estudos Avançados de São Carlos, da USP, e também criou o Instituto de Pesquisas Adib Jatene. Além de acumular centenas de livros e artigos, e diversos prêmios e honrarias nacionais e internacionais, como o prêmio Conrado Wessel de Ciência Geral (2002) e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002).

Foi a partir de uma ideia de Mascarenhas que foi criada a Rede de Nanobiotecnologia, com 16 grupos de pesquisa trabalhando em rede, 16 projetos fundamentais que nasceram da usina de ideias do professor Mascarenhas. Hoje em dia, sob a direção de João Fernando, ex-discípulo de Mascarenhas, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP) vem amarrando diversas ideias elaboradas por Mascarenhas. O físico também tem se dedicado à pesquisas no campo da Neurociência, pesquisando a pressão intracraniana.

Mascarenhas desenvolveu um método muito pouco invasivo para medir a pressão interna do cérebro de pacientes com hidrocefalia, depois que foi diagnosticado com a doença e se inconformou com o método utilizado até então, extremamente invasivo. O professor então desenvolveu um chip, que é fixado externamente na cabeça por meio de uma pequena incisão, e um monitor externo, capaz de registrar as informações sobre a deformação óssea do crânio. A pesquisa foi apoiada pela FAPESP e o método foi patenteado no Brasil.

Dedicou-se, na fase inicial da carreira, ao estudo do efeito termodielétrico. Depois, realizou trabalhos na área de dosimetria de radiações (processo de monitoramento de radiação emitida), o que lhe permitiu, por exemplo, medir a quantidade de radiação existente em ossos das vítimas de Hiroshima.

No começo do mês, apresentou proposta para a criação das Olimpíadas Educacionais Internacionais de 2016. Leia sobre isto aqui.

No programa, foram abordadas as primeiras iniciativas de Mascarenhas, as influências, o contexto da ciência brasileira na época em que começou a pesquisa na física e suas atuais pesquisas em Neurociência, Bionanotecnologia e Educação Científica.

Como o programa foi gravado, não será possível enviar perguntas.

Não perca! É nesta segunda (26), às 22h, na TV Brasil.

E também pela internet, na WebTV da TV Brasil.

UHF Analógico Canal 62 (SP)
UHF Digital Canal 63 (SP)
VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA)
Net - Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
Sky-Direct TV - Canal 116
TVA digital - Canal 181

Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Seu voto: Nenhum Média: 5 (2 votos)

Postar novo Comentário

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.