Autor: 

Não perca a próxima edição do Brasilianas.org sobre o complexo industrial da saúde e o equilíbrio financeiro do SUS, segunda-feira (20), às 20h na TV Brasil

O programa Brasilianas.org preparado para ir ao ar na próxima segunda-feira contará com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convidado para abordar os resultados do grupo executivo do Complexo Industrial da Saúde.

O objetivo do núcleo de trabalho, lançado em maio de 2008, foi desenvolver tecnologias para a produção local de vinte produtos estratégicos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o déficit da balança comercial brasileira no setor da saúde, até 2013. O ministro Padilha discorrerá sobre os resultados finais desse trabalho e também sobre a gestão de recursos aplicados no SUS.

Entre 2002 e 2012, o governo aumentou de R$ 28,3 bilhões para R$ 95,9 bilhões os investimentos na saúde. Mas, apesar de triplicar o volume de recursos, o país está longe de conseguir cobrir boa parte dos gastos per capita. Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que os governos federal, estaduais e municipais são responsáveis por 42% dos gastos com saúde no país, enquanto que as instituições sem fins lucrativos, como as Santas Casas, e as famílias respondem pelos 58% restantes. Para se ter ideia, nos países desenvolvidos com saúde universal, como Espanha, Reino Unido e Suécia, a contrapartida dos governos com os gastos públicos em saúde corresponde a 80%.

Foto: Ministro Alexandre Padilha Fonte: Elza Fiúza/ABr

Onde sintonizar a TV Brasil:

UHF Analógico Canal 62 (SP)
UHF Digital Canal 63 (SP)
VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA)
Net - Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
Sky-Direct TV - Canal 116
TVA digital - Canal 181

Ou assista pela internet: www.tvbrasil.ebc.com.br

Tags: 
Tags: 
Tags: 
Nenhum voto

Postar novo Comentário

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.