Autor: 

Governo quer estabelecer uma base curricular mínima para uniformizar ensinos básico e fundamental no país

Nesta segunda-feira (31), a partir das 20h00 na TV Brasil o programa Brasilianas.org tem o prazer de exibir entrevista exclusiva com o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O paulista de Araçatuba, professor e filósofo é especialista em Thomas Hobbes, autor de O Leviatã. Em 1973 concluiu seu mestrado na Universidade Sorbonne, em Paris, com o trabalho "A marca do Leviatã" reeditado em 2003 pela Ateliê Editorial. A obra versa sobre a cultura política nas sociedades ocidentais do terceiro mundo, sobretudo Brasil e América Latina.

Janine Ribeiro lecionou na faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. De 2004 a 2008 assumiu o cargo de diretor da avaliação do CAPES, onde ajudou a desenvolver novos métodos de avaliação que resultaram no fechamento de alguns programas de pós-graduação. Em abril foi convidado pela presidente Dilma Rousseff a assumir o Ministério da Educação.

Nessa entrevista especial, Janine Ribeiro abordará a Base Curricular Nacional comum (BCN), instrumento que está sendo desenvolvido pelo MEC para ajudar na gestão pedagógica de professores e escolas de norte a sul do país. Através BCN o Ministério quer estabelecer uma base curricular mínima para garantir um sistema de ensino básico e fundamental mais uniforme no país. Atualmente, cada estado e município tem o seu próprio método de ensino. "Por conta disso acabamos sem ter padrões mínimos do que em cada ano de curso o aluno deve estudar. Por exemplo na matemática, quando você deve aprender equação de segundo grau? História, com que tipo de formação em história o aluno deve sair do ensino fundamental? Então a Base Comum é a ideia de você ter um currículo que atenda determinados requisitos para o país todo", afirmou o Ministro durante a entrevista desta semana do Brasilianas.org. O MEC pretende fixar um mínimo de 60% em escala nacional, enquanto que 40% do método de ensino ficará a cargo das políticas públicas de cada estado e município.

O ministro também falará das mudanças que estão sendo realizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que os dados dessa prova auxiliem na produção de políticas públicas educacionais e também sobre o Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O Brasil foi campeão da maior competição mundial de educação profissional com a importante colaboração dos alunos do programa sendo que dos 31 medalhistas da WorldSkills, 25 são do Pronatec. 

Não perca, mais tarde, a entrevista completa na TV Brasil.
Quando: Hoje, segunda-feira (31 de agosto)
Horário: 20h00 às 21h00
Saiba como sintonizar a TV Brasil: Clique aqui.

Obs: Como este programa foi gravado, não abriremos espaço para o recebimento de perguntas, como fazemos em todas as edições ao vivo.

Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Nenhum voto

Postar novo Comentário

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.