Autor: 

Luis Nassif entrevista jovens que ocuparam escolas para entender por que enfrentam reestruturação educacional proposta pelo Estado

Nesta segunda (21/12), a partir das 23h, na TV Brasil, Luis Nassif recebe no programa Brasilianas.org Nicole dos Santos (17), Guilherme Botelho (16) e Luana Nardi (16). Três jovens de escolas ocupadas em protesto contra a reorganização que seria promovida no Estado de São Paulo.

O movimento começou no ABC Paulista, na cidade de Diadema e, em poucas semanas, cerca de 200 escolas já estavam ocupadas pelos jovens. O governador Geraldo Alckmin pretendia fechar 94 instituições, segregando 340 mil estudantes. Mas o projeto não foi bem recebido pela comunidade de alunos que tomaram como iniciativa ocupar as escolas com a realização de ações diretas nas principais vias da capital paulista.

No dia 05/12, em nota divulgada no Diário Oficial, o governo estadual voltou atrás, mas boa parte das escolas continua ocupada. Professores, alunos e comunidade do entorno desenvolveram um sistema de autogestão horizontal para cuidar, limpar, reformar e criar suas próprias atividades dentro dos colégios.

Neste encontro do Brasilianas.org, vamos saber um pouco quem são esses jovens, o que pensam da política e como enxergam as instituições públicas. Por que os governos não são mais capazes de representá-los e de atender suas demandas? E qual é o sentimento de pertencimento desses jovens em relação aos seus colégios, após as ocupações? Saiba a resposta para essas e outras perguntas, segunda (21), a partir das 23h, na TV Brasil.

Clique aqui e saiba como sintonizar o canal.

Seu voto: Nenhum Média: 5 (2 votos)

Postar novo Comentário

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.