Re: Mais de mil desabrigados no incêndio da favela no Campo Belo

imagem de Jairo Coelho
Jairo Coelho

Nos últimos dias, um fato ou a repetição dele tem me intrigado. Por que tantas favelas de São Paulo são destruídas por incêncios?

Apenas para comparação, a cidade do Rio de Janeiro possui mais e maiores favelas que a cidade de São Paulo, no entanto, não se ouve com a mesma recorrência noticias sobre incêndios em favelas cariocas.

Não quero com este questionamento ventilar maledicências, embora a simples menção a essa negativa já seja capaz de inferir suspeitas sobre interesses escusos. Contudo, rogo a Deus que tudo não passe apenas de fatalidades, pois me recuso a crer que a maldade humana tenha atingido níveis tão elevados.

Segundo informações da imprensa, o incêncio da favela no Campo Belo teve início em um depósito de lixo localizado no interior da favela. Pelo que nos consta, a coleta de lixo é uma responsabilidade do Poder Público e o cumprimento dessa obrigação adminstrativa não limita-se à nobreza ou pobreza da área em que o lixo é produzido.

Como um questionamento inevitavelmente leva a outro, cabe-me perguntar até que ponto os administradores públicos, ao falharem no cumprimento de suas obrigações para com essas comunidades, tornam-se responsáveis, direta ou indiretamente, pela destruição de bens, vidas e alegrias de quem tão pouco tem para tentar ser feliz.