SP: os índices de criminalidade não divulgados

Por Luiz Eduardo Brandão

O que é ruim a gente esconde.

Do Estadão.com.br

Números da criminalidade nas ruas de SP que a Secretaria não divulga

Marcelo Godoy, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – Ao contrário de outras cidades, São Paulo não divulga dados sobre a criminalidade. Os dados do Infocrim – sistema de dados criminais da polícia – é conteúdo mantido em sigilo. A reportagem do Estado obteve os números com exclusividade. Na tabela abaixo, cada delegacia seccional representa uma região: 1ª, Região Central; 2ª, Zona Sul; 3ª, Zona Oeste; 4ª, Zona Norte; 5ª, Zona Leste; 6ª região de Santo Amaro; 7ª, Itaquera e 8ª, São Mateus. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Nenhum voto
66 comentários
imagem de Werner Piana
Werner Piana

Fabiano, essa denuncia é muito grave. Teria os links para reportagens ou algo que o valha sobre ex-soldados estrangeiros formando milicias particulares em Sao Paulo?

 
 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes

Ninguem eh complexado aqui tampouco a respeito disso. No google earth eh so ligar o botao certo que a cada cidade que voce visitar os indices de criminalidade --com numeros brutos tambem-- estao la pra todo mundo ver.

Esconder crime eh crime social.

 
 
imagem de Gunter Zibell
Gunter Zibell

Este relatório também é imprescindível para estudar a questão dos homicídios:

http://www.institutosangari.org.br/mapadaviolencia/MapaViolencia2010.pdf

 
 
imagem de Gunter Zibell
Gunter Zibell

Há algum tempo ando um tanto encafifado com isso da redução da criminalidade em SP.

De fato o número de furtos em sinais (faróis) e o número de sequestros relâmpago relatados na capital caiu muito. Não é necessário estatística para isso, basta observar a ausência de comentários a respeito em rodas de amigos. Também parece que houve umamigração de crimes para o interior. Os relatos sobre furto confirmam. Até aqui OK.

O que é estranho é os homicídios caírem tanto em SP e não no resto do país.

Os dados de homicídios por estado podem ser encontrados aqui:

http://blogs.estadao.com.br/crimes-no-brasil/tag/homicidio/

(pus esse link pelos gráficos expostos, mas os dados são os mesmos do relatório do Instituto Sarandi. O artigo também é muito bom.)

Bom, o que se vê é que tirando RJ, onde houve alguma redução no mesmo período (algo como 30%), em quase todos os outros estados os homicídios aumentaram ou caíram pouco. Mas em SP caiu 70%.

Aí é que surgem as dúvidas. Não basta comemorar um estado e parabenizar o governador (no caso Alckmin, pois 2/3 da redução se deu no mandato dele.) Não se pode alegar evolução sócio-econômica, pois em SP não foi diferente do demais.

É necessário compreender muito mais:

A ) Como é que foi obtida essa redução? Houve aumento de investimento ou mudança de metodologia de combate ao crime?

B ) Porque as ações não foram imitadas pelos outros estados? (Afinal, a maior redução foi de 1999 para 2005)

C ) A coleta das estatísticas é consistente no tempo e segue um padrão para todos os estados? Uma secretaria estadual de segurança pode mudar os parâmetros e mesmo assim fazer parte da mesma consolidação do SUS?

Se a redução dos homicídios no estado de S. Paulo é real e consistente, a sociedade brasileira está cometendo um grande equívoco em não imitá-la. Afinal, reduzir 70% dos 40 mil homícidios anuais fora de SP significaria salvar quase 30 mil vidas por ano.

Segurança é um dos fatores mais destacados nas pesquisas como assunto de preocupação nacional.

Os candidatos a presidente devem entender como foi obtida a redução em SP (e em menor grau no RJ) e propor uma parceria com os demais estados para universalizar esse aprendizado.

 
 
imagem de Caetano
Caetano

Quanta besteira...

 
 
imagem de Fabiano Duarte
Fabiano Duarte

Nassif: Ex-soldados israelenses servindo nas milícias para proteção dos condomínios de judeus na cidade? Onde estamos? No Estado de S. P.Se a moda pegar, os americanos, aqueles soldados que estão treinados para invadir e matar seres humanos em todas as partes do mundo, estarão aqui para defender os americanos que vivem na cidade de S.Paulo. E se vierem ex-soldados chineses, ou venezuelanos cubanos etc, para defender os seus conterrâneos, a elite paulista certamente vai berrar, gritar e aprontar o maior dos escândalos. Mas isto mostra muito bem como os governos do psdb do Estado têm tratado a violência, a corrupção e muito mais nas que acontecem na Secretaria de Segurança. A corrupção a que refiro não é aquela que acontece entres os soldados, cabos, e sim a que existe na alta hierarquia da segurança. Esta situação e uma das muitas que acontecem no Estado. O mesmo pode-se dizer da educação, da saúde, do transporte. O Zé fujão é um extraordinário administrador e um gestão de primeira linha. O social não é a área em que os gestores do psdb-dem se saem bem. O locus deste povo são aqueles "perfumados" das elites e das classes A e B.

 
 
imagem de Anonima
Anonima

Crime "contra o patrimônio" , esta é ótima e seria a piada do ano se não fosse trágica.

Vou contar uma história familiar e por esta razão estarei anônima.

Homem, 37 anos, dois filhos pequenos, casado, filho único, neto único, empresário.

Parou no sinaleiro em SP e levou um tiro na cabeça do assaltante. Ele não havia reagido. Ele não reagiu! (sei pq havia outra pessoa no carro e sobreviveu).

Morte cerebral em algumas horas. A família- destruída até hoje. Sua empresa que começava a dar frutos e mais empregos, destruída- acabados !!

Dói, dói muito ouvir estas barbaridades.

Como pode se estabelecer estratégia no combate à criminalidade com dados que são manipulados ?

Não me interessa o governo e sim ação em prol da sociedade.

 
 
imagem de Gilson
Gilson

" O BRASIL PODE MAIS,SERRA/PSDB/DEM, NUNCA MAIS"

gAS

 
 
imagem de jose carlos lima
jose carlos lima

Já no RJ cujo governo é combatido pela Globo por ser da base de Lula, a criminalidade despencou..deu no insuspeito Globo

 
 
imagem de Antonio Carlos
Antonio Carlos

Nassif,

Faça o bom jornalismo, coloque as informações sobre os últimos 10 anos e a variação acumulada. Todo mundo sabe que a diminuição da criminalidade não é linear. Gostaria de ver a tendência dos últimos 10 anos.

 
 
imagem de SONIA DIVINA
SONIA DIVINA

sabado passado foram assassinados 2 rapazes em Praia Grande,um DJ e outro MC...Este fim de semana foram mais 9 pessoas e a midia não deu nada...so o jornal ATRIBUNA de Santos noticiou

 
 
imagem de pereira
pereira

A inda o pessoal fala do Rio, Recife mas o serra(biruta) deixou a casa em ordem. Quem é que vai questionar? E sobre Curitiba não é a cidade que tem o melhor gestor do Brasil. O tal de beto richa. este psdb sabe muito é manipolar.

 
 
imagem de Felipe Rigon Spack
Felipe Rigon Spack

Em Curitiba foi ainda maior o número de homicídios de 2008, comprovando a falsidade da alcunha de "cidade modelo em qualidade de vida". É, isso sim, uma cidade modelo em exclusão.

 
 
imagem de Caesarea
Caesarea

E a merda da "veja" vem com o seguinte título: "depois da casa arrumada" ele entra na campanha"..Tá de sacanagem!!!

 
 
imagem de A Verdade
A Verdade

Quem se interessar em saber a verdade sobre a polícia de São Paulo entre no blog FLITPARALISANTE lá se encontra toda a verdade da polícia do PSDB. Quem precisa do Estadão para informar tendo o Flit.

 
 
imagem de Carlos Eduardo
a
Carlos Eduardo

a matéria:

http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Cidades/7344,,Governo+es...

 
 
imagem de Carlos Eduardo
Carlos Eduardo

Caro, achei explicação da SSP de SP em matéria de S.Rio Preto do mês passado, dá uma lida. (matéria que reclama exatamente a falta de dados precisos)

trecho: "De acordo com a SSP, latrocínio é diferente de um homicídio em sua origem. O primeiro é um crime contra o patrimônio que deu errado; o segundo, um crime contra a vida desde seu início. No primeiro, a intenção era roubar. No segundo, matar, diz a secretaria. "

 
 
imagem de Carlos Eduardo
Carlos Eduardo

LN, por favor, delete esta, vou colocar outra para meu colega comentarista me entender.

 
 
imagem de Caesarea
Caesarea

seria o mesmo que acontece com as hienas???

 
 
imagem de Carlos Eduardo
Carlos Eduardo

e pensando bem, nem sai como roubo seguido de morte, sai como roubo e lesão, mas não sai como homicídio.

 
 
imagem de Carlos Eduardo
Carlos Eduardo

Ademir, não é assim?

O boletim relata apenas o ocorrido na hora do fato.

Se o fato se deu como roubo (imaginando-se que tenha sido ferido) é encaminhado para o PS(pronto socorro) e este dado sairá apenas, apenas nos anais como roubo seguido de morte, mas não constará como homicídio.

 
 
imagem de Daniel Campos
Daniel Campos

Considerando que São Paulo têm mais de dez milhões de habitantes, são números até aceitáveis. Resta saber se dá de acreditar nos mesmos, dado que neste ano não vai dar de confiar mais em nada.

 
 
imagem de Ademir
Ademir

Se houver BO, entra sim.

 
 
imagem de Enoque
Enoque

Não dá para confiar em números oficiais de SP e muito menos nos extraoficiais. Qualquer número que saia das entranhas pútridas da administração paulista, fedem. Simples: Se você compara números atuais falsos com números falsos de anos anteriores qual será o resultado desta equação? Falta total de credibilidade. Odeio me referenciar ao "Vendilhão da Pátria"... mas, assim não pode assim não dá.

 
 
imagem de Carlos Eduardo
Carlos Eduardo

Salvo engano, os números das mortes em hospitais, tendo como causa_ crime, nào são contabilizadas.

Exemplo: alguém que é assaltado no farol e leva um tiro, socorrido vem a falecer tres depois em decorrencia das lesões. Este não entra na estatistica de homicídio.

Em sendo assim, acho furada estas estatísticas.

 
 
imagem de Ademir
Ademir

Não estou entendendo nada, afinal voces estão achando que é pouco ou muito homicídio? E em comparação aos demais estados, como estamos?

 
 
imagem de Calvin
Calvin

Melhor: "o que sai na grande mídia que a gente concorda, a gente mostra e não contesta", hehe. Só prá manter o humor...

 
 
imagem de Matheus Rosa Medeiros
Matheus Rosa Medeiros

o indice de criminalidade na Bahia é o mais alto do pais...e muito mais alto messssmmo!!!! Porque não pode ser divulgado e estão reclamando do indice de SP que sempre se lê nos jornais que está aumentando??? É porque o preguiçoso do governador da Bahia é do PT, do governo que sustenta com contRato$ um grande numero de jornalistas e blogs chapa branca????

 
 
imagem de Jose de Almeida Bispo
Jose de Almeida Bispo

Perdão por exagerar ao comentar o exagero alheio: de fato, a redução de homicídios informada pela Secretaria de Saúde do Município de São Paulo ao Datasus do Ministério da Saúde, relativo aos anos 1999-2007 é de 71 por cento e não de 80, como afirmei acima.

 
 
imagem de peregrino
peregrino

concordo, Robledo...até mesmo um traficante já confirmou não dá mais para não ser exatamente isso

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!