Uma análise sobre o Windows 8

Por josé justino de souza neto

Do Nebulosa de Orion

Windows 8: complicado e dificuldades ocultas   

(Esta é uma versão ampliada do artigo publicado em CiudadCCS neste 27 de novembro)

Windows 8, a encarnação mais recente do sistema operacional da Microsoft, não está vendendo como desejavam. Sua nova interface Modern UI, baseada em quadros e retângulos interativos que se atualizam para mostrar informação, é atrativa. Está desenhada para telas e dispositivos táteis, como tablets e smartphones. Mas não é nada aconselhável para uso num computador tradicional.

Este produto tem dois ambientes de operação: um para as aplicações "novas", que devem ser refeitas para ser compatíveis com os recomendados pela Microsoft, e outro para o software "antigo" (feito para Windows 7 ou XP).

O modo de janelas tradicionais, à direita, junto à nova interface ModernUI à esquerda.Jakob Nielsen, autoridade mundial em matéria de usabilidade e interação  humano-computador, qualificou o Windows 8 de “decepcionante”. Para Nielsen, ter dois ambientes causa dificuldades aos usuários, ao aumentar a quantidade de interações para fazer uma tarefa e obrigar-lhes a memorizar como fazer as coisas num ambiente e no outro.

Nielsen obteve um Ph.D em interação humano-computador numa das universidades mais prestigiosas da Escandinavia, a Universidade Técnica da Dinamarca, e desde então tem construído uma reputação como uma das autoridades máximas na matéria e já escreveu 7 livros sobre usabilidade. A Microsoft tempos atrás  o felicitou por algumas de suas conquistas. Mas este não é o caso. Outro assunto a considerar sobre Windows 8, é que obriga o usuário a atualizar seu equipamento: ModernUI exige monitores com resolução de pelo menos 1024×768 píxels, mas para ver duas aplicações simultâneas, requer 1366×768 píxels. Isto descarta os netbooks, a maioria dos laptops e os computadores de escritório com alguns anos de antiguidade. Daí que, para usar um computador com Windows 8 tranquilamente, talvez seja preciso gastar algumas centenas de reais num monitor novo. Qualquer versão de Canaima(*) ou Ubuntu permite ao usuário ver muitas aplicações ao mesmo tempo.Windows 8 é limitado a dois. Para Nielsen, isto é compreensível em tablets e celulares, mas não em um computador onde o trabalho obriga a ter vários programas abertos para compartilhar informação entre eles. "Quando os usuários não podem ter várias janelas abertas simultaneamente, toca-lhes memorizar a informação de uma janela enquanto ativam outra", explicou Nielsen. Isto é problemático, pois "a memória humana de curto prazo é notoriamente débil" e trabalhar com uma só janela sem ver as demais aumenta muito os esforços cognitivos.

O "modo snap" do Windows 8, que permite ver duas aplicações por vezPor que a Microsoft deseja que as pessoas enchem o lixo com seus equipamentos, se ainda funcionam bem? Por que querem que paguemos por sistemas que diminuem nossa produtividade e nos dificultam o trabalho? Nielsen previu que quem comprar Windows 8 terá que pagar logo para adquirir a suposta solução: Windows 9, que “sim funcionará bem”. Assim foi com o problemático Windows Vista e seu sucessor, Windows 7. No mundo empresarial, o assunto é pior: usar o Windows 8 implica não só comprar licenças a Microsoft, mas também capacitar seus empregados no uso desta dupla interface, modificar suas aplicações para que sejam compatíveis com Windows 8, e atualizar os equipamentos cujos monitores não tenham a resolução necessária. Uma empresa pública como Pdvsa, que não tem intenções de migrar para software livre, terá que gastar milhões se seguir o caminho do Windows. Nós que apoiamos o conhecimento livre temos uma objeção ainda mais importante contra o Windows: é um produto de código fechado. Não podemos ver o código fonte de suas aplicações, não podemos conhecer como está feito, não podemos certificar que não esteja sendo usado para espionar-nos, nem muito menos podemos modifica-lo para adapta-lo a nossas necessidades, como ocorre com o software livre. O sistema operacional Debian GNU/Linux já foi extensamente modificado pelo Centro Nacional de Tecnologias de Informação (CNTI) e outras entidades do Estado e comunidades venezuelanas, criando a distribuição Canaima GNU/Linux, que é de amplo uso em 2 milhões de Canaimitas e centenas de milhares de equipamentos da administração pública.
Ao ver este sombrio panorama criado pelo Windows 8, é que entendemos melhor a decisão do Presidente Chávez o decretar o uso de software livre no Estado. No mundo do software livre, temos muita variedade. Se queremos interfaces táteis, temos o Unity, Gnome Shell e KDE Plasma Active.
Gnome ShellKDE Plasma Active

Unity, a interface do UbuntuE nós que continuamos com teclado e mouse podemos escolher entre Gnome 2, XFCE, LFCE, KDE, Mate, Cinnamon, Sugar e muitas outras. Poderíamos inclusive criar um projeto para criar nossa própria interface de usuário. O ser dono do conhecimento permite ao cidadão escolher o que realmente necessita, e não o que a gerencia de mercado da Microsoft queira impor. Mas só podemos ser donos do conhecimento por trás do software, se seu código fonte for livre.  (*)  Canaima GNU/Linux é um projeto sócio-tecnológico aberto, construído de forma colaborativa, centrado no desenvolvimento de ferramentas e modelos produtivos baseados em Tecnologias de Informação (TI) livres e de software e sistema operacionais cujo objetivo é gerar capacidades nacionais, desenvolvimento endógeno, apropriação e promoção do livre conhecimento, sem perder o motivo original: a construção de uma nação venezuelana tecnologicamente preparada. Atualmente Canaima impulsiona grandes projectos nacionais tanto a nivel público como privado, entre os que se encontram há o  Proyecto Canaima Educativo, o Plano Internet equipado de CANTV, entre outros.  (http://canaima.softwarelibre.gob.ve/)  


Visto em EL ESPACIO DE LUBRIO  (Tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION)

Nenhum voto
19 comentários
imagem de Jocosta
Jocosta

Uso Ubuntu a seis anos. Não gostei da nova interface (Unity). Continuo a usar Ubuntu com o Gnome. Abri mão da mudança. Tô velha. Mas vou continuar a aprender. Talvez outras coisas.

Não cheguei a aprender a usar o win7, muito menos o win8. Hahahaha.

Talvez esteja aprendendo a priorizar.

 
 
imagem de alessandroduarte
alessandroduarte

Não gosto nem do unity, nem do gnome3. Uso MATE, fork do gnome2. Viva o software livre

http://en.wikipedia.org/wiki/MATE_%28desktop_environment%29

 

Alessandro B. Duarte (Usa GNU/Linux) http://static.fsf.org/nosvn/associate/fsf-10698.png

 
imagem de foo
foo

Eu tambem nao gosto do Unity. To usando GNOME 3.

Essa e' a vantagem do Software Livre: nao somos obrigados a mudar so' porque o fabricante quer.

 
 
imagem de Jocosta
Jocosta

É uma verdade. Segue imagem da minha área de trabalho depois uma limpezinha básica.

 
 
imagem de Leonardo Vieira
Leonardo Vieira

Nossa, a Microsoft vai falir porque a venezuela usa o "grande" linux no seu poderoso serviço público...

 
 
imagem de Eder Roos
Eder Roos

Canada tb usa linux e varios outros paises desenvolvidos. Se vc gosta de virus, trojan, malwares, curte o sistema travando lento, parabens, use ruidows.

 
 
imagem de foo
foo

Nao e' so' a Venezuela.

Os EUA tambem sao grandes usuarios do software livre. Todas as inovacoes do Vale do Silicio sao feitas hoje em cima de software livre.

E o Brasil, desde Lula, da' preferencia para o software livre. (Embora ainda gaste muito dinheiro com softwares da Microsoft)

Estes sao apenas alguns exemplos.

 
 
imagem de Leonardo Vieira
Leonardo Vieira

Tem nada de complicado. Uso o Win 8 e pra mim é disparado o melhor SO já produzido.

Isso é apenas preguiça inicial das pessoas para usar algo diferente.



Windows 8 vende 40 milhões de unidades em 1 mêsMicrosoft espera superar vendas do Windows 7 no 1º trimestre de vendas.
Novo sistema operacional foi lançado em 26 de outubro.

 

A Microsoft divulgou nesta quarta-feira (28), durante a conferência Credit Suisse 2012 Annual Technology Conference, que seu novo sistema operacional, o Windows 8, vendeu mais de 40 milhões de cópias desde o seu lançamento mundial no dia 26 de outubro.

"A jornada está apenas começando, mas estou feliz em anunciar hoje que vendemos mais de 40 milhões de unidades do Windows 8 até agora", disse a executiva-chefe financeira e de marketing do negócio Windows, Tami Reller, no evento.

A empresa acredita que, com a velocidade das vendas, o novo Windows deve superar o antecessor Windows 7 no primeiro trimestre em unidades vendidas.

A quantidade de Windows 8 vendida corresponde às cópias digitais e físicas.

Entre 22 de outubro de 2009, quando começou a ser comercializado o Windows 7, e o final daquele ano, a Microsoft venceu 60 milhões de cópias desse sistema operacional.

O Windows 8 representou o maior redesenho do Windows em quase duas décadas e adaptou o velho sistema de janelas ao contexto atual, no qual sobressaem os aplicativos, as telas tácteis e a integração entre dispositivos.

Em agosto, o Windows 7 superou a versão XP como o sistema operacional para computadores mais popular de todos os tempos.

A Microsoft acredita que as mudanças introduzidas no Windows 8 incentivarão as atualizações, já que muitos usuários ainda usam as versões antigas do seu sistema operacional, entre elas o XP, vigente desde 2001 e cujo ciclo de vida terminará em abril de 2014, quando a empresa deixará de prestar apoio técnico.

 
 
imagem de alessandroduarte
alessandroduarte

quantos desses 40 milhões foram com venda casada?

 

Alessandro B. Duarte (Usa GNU/Linux) http://static.fsf.org/nosvn/associate/fsf-10698.png

 
imagem de marcelo facioli
marcelo facioli

acabei de comprar um note Sony Vaio....de ultima geração....

paguei  mais R$38,00 pela compra do windows 8

pra minha surpresa no dia seguinte o note não funcionou mais

levei na assistencia....ficou por uns 5 dias sem ninguem saber o que estava acontecendo....

ate que ha dois ou tres dias atras o tecnico da Sony me ligou e adivinhem?

o problema foi o windows 8, sabe como ele descobriu o problema?

só nessa semana chegaram mais uns 10 notes com o mesmo problema

Viva o Brasil...Viva o Windows....

abçs

 
 
imagem de Athos
Athos

Não, o problema foi a instalação incorreta pela LOJA do windows 8 sobre o W7.

Esse tipo de procedimento sempre da problemas.

Se o seu VAIO tem VGA Intel dos I7 e I5 seu note tem uma boa chance de não iniciar. Quer dizer, inicia mas mostra apenas uma tela preta com o ponteiro do mouse funcionando.

Recomendo a vc que efetue uma instalação limpa assim que receber. Entre em contato com o suporte da Sony para saber quais programas instalar junto ao SO.

 
 
imagem de Augusto Jose Hoffmann
Augusto Jose Hoffmann

E abaixo a Venezuela!

Não entendo, numa discussão técnica, também subjetiva, como politizam um simples posicionamento, de um Estado que prima pela independência, pela soberania. O Chavez pode ser o pior ditador do mundo mas, cá entre nós, o Win8 nasceu uma [email protected]#$%. Fato.

 

Brasil: esse estranho país de corruptos sem corruptores.(LF Veríssimo)

 
imagem de Athos
Athos

A idéia é boa, pensando pelo lado da MS. Era inevitável seguir este caminho.

Quem tem PC de mesa temq ue atualizar até 31 de janeiro por R$69. Mas só pra quem tem cartão internacional para a MS assim poder sonegar impostos.

Ou vc pode pagar R$250 na loja.

Se vc acabou de comprar um PC com windows, o preço é de R$39 no mesmo esquema.

A oferta de atualização SERVE PARA WINDOWS PIRATAS! Boa oportunidade para se legalizar... sonegando imposto mas legal... com a MS.

 

O SO funciona mas ainda tem muitas falhas. Os desenvolvedores não lançaram programas compatíveis com a nova interface. Eles funcionam mas sem integração.

Tem um do BB que é uma piada. Vc instala um software para ver seus últimos 6 lançamentos na conta. É isso. Não tem outra funcionalidade nem opção, hehehe.

Instalar sobre o W7 não é recomendável.

 

A loja da MS é uma piada de mal gosto. Eles são burros ou o que? Tem uma loja com link pra baixar do desenvolvedor? Burrice sem tamanho. Pra que loja então?

A loja não tem ferramenta de busca.

Enfim, ainda é um beta como em todo lançamento da MS.

 
 
imagem de saulowan
saulowan

Mais uma merda da Microsoft, que não aprendeu com o Vista. E os usuários - que devem ser sócios de Bill Gates - ainda atacam o OS X e iOS da Apple. Também não aprenderam nada. Preferem ficar cagando suas ignorâncias em espaços como este.

 

"Cada vez que critico o governo, e olho ao lado de quem eu fico, perco a vontade de continuar." (Luiz Fernando Veríssimo)

 
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

1-Eu nunca tive um Windows, e 2-o iPad eh uma merda que vaza em audio, video, e texto TODA sua producao.

 
 
imagem de saulowan
saulowan

Estranho, pois uso o iPad 3 até como mixer, junto com o Mackie DL1608, com 16 entradas e 10 saídas de áudio, até via wi-fi (802.11n ou g) com 5GHz ou 2,4 GHz e nunca "vazou"nada...

 

"Cada vez que critico o governo, e olho ao lado de quem eu fico, perco a vontade de continuar." (Luiz Fernando Veríssimo)

 
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

So vou avisar mais essa vez:  sua producao intelectual inteirinha esta vazando.

 
 
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Tela inicial eh feia demais com aqueles quadradinhos, mas o que eh pior eu denunciei desde o primeiro segundo:  a tabletizacao de um SO que esta suposto a ter muito mais recursos.  Quem quer um desktop com um SO funcionalmente retardado?  Falo o com experiencia, tou escrevendo de um iPad, e a maquina eh completamente retardada.  ALEM do iPad vazar textos, videos, e fotos, a maquina contem um SOzinho dos mais aleijados e nao faz um mundo de coisas que computadores ja faziam em 1985!

Esta havendo variadas reclamacoes a respeito do novo Windows mas foi bom que o item nao se aprofundou muito nos aspectos tecnicos delas pois o autor chegou ao assunto de cara:  tabletizacao do SO.  Eu acho isso um escandalo!

 
 
imagem de Zarastro
Zarastro

A tabletização do SO reflete a tabletização das pessoas...

 

-----------------------------------------------------------------

This is not right. This is not even wrong!

(Wolfgang Pauli)

 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!