Mecânica quântica é utilizada para acelerar a computação

Por Inforo

D-Wave One, computador quântico

DesignerGH

O D-Wave One é construído em torno de um novo tipo de processador supercondutor que usa a mecânica quântica para acelerar massivamente a computação, ele é 1.000 mais rápido que os computadores atuais.

Muitos eram céticos quando, em 2007, a empresa canadense D-Wave anunciou que tinha construído o primeiro computador quântico do mundo comercialmente viável. A primeira venda aconteceu em 2010 e agora os investigadores de Harvard comprova que o D-Wave One é um negócio real. O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam um tempo impraticável. A redução do tempo de resolução possibilita a quebra da maioria dos sistemas de criptografia usados atualmente. Contudo, o computador quântico oferece um novo esquema de canal mais seguro. O computador (não é micro-computador) de alto desempenho foi projetado para solucionar problemas industriais encontrados por empresas Fortune 500, governo e para o meio acadêmico.O chip processador supercondutor 128-qubit é colocado dentro de um sistema de criogenia blindado em uma sala de 10 metros quadrados.  A estrutura dos computadores quânticosNa Mecânica Quântica, é possível que uma partícula esteja em dois ou mais estados ao mesmo tempo. Uma famosa metáfora denominada o gato de Schrödingerexpressa esta realidade. Imagine que um gato esteja dentro de uma caixa, com 50% de chances de estar vivo e 50% de chances de estar morto; para a Mecânica Quântica, até abrirmos a caixa e verificarmos como está o gato, ele deve ser considerado vivo e morto ao mesmo tempo. Tudo terá uma super mega velocidade, o salto é tão grande que é didícil conceber uma velocidade de processamento 1000 (mil) vezes mais rápida. Esses conceitos são todos muito loucos, mas a empresa anda captando recursos e na velocidade que o projeto tem evoluído, logo você poderá usufruir dessa tecnologia; aí meu amigo, tudo será diferente. Computadores quânticos são diferentes de computadores clássicos tais como computadores de DNA e computadores baseados em transístores, ainda que estes utilizem alguns efeitos da mecânica quântica.

Nenhum voto
5 comentários
imagem de maditech
maditech

Corte jato de água, maditech

Em meio a muitas pesquisas ,descobri que no Brasil quando o assunto é corte a jato de água muitos preferem não falar do  assunto,reparei um documento técnico desta fantástica tecnologia. WWW.maditech.com.br  WWW.maditechblospot.com.br

 
 
imagem de Alexandre Weber - Santos -SP
Alexandre Weber - Santos -SP

O que nos deixa emocionalmente atado define nossa capacidade de pensar, agir e falar.

 

Follow the money, follow the power.

 
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Nao tive chance de checar muito, mas ta parecendo que essa

http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_computer

Eh a arquitetura SE que eu tava falando mesmo.  Eu nao vou voltar ao assunto, ja morreu pra mim:  esqueceram de me tratar bem.

 
 
imagem de Thiago Costa
Thiago Costa

Tinha visto uma notícia que dava uma idéia melhor de sua capacidade:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=comput...

O computador foi capaz de resolver um problema de dobramento de proteínas, mas acertou apenas 17 vezes dentre 10 000 tentativas. Como é um computador quântico, sempre existe uma probabilidade de acerto (no caso de fatorar um número, é esperado que o algoritmo de Shor acerte apenas 50% das vezes), mas parece que o fato de não operar próximo de 0 Kelvin, e talvez outros fatores, aumenta as chances de erro significativamente.

 
 
imagem de renato batisteli pinto
renato batisteli pinto

Podiam aproveitar para abrir, e fazer ruir, como dizem por aí, a republica, os HD que foram apreendidos ao banqueiro condenado na operação Satiagraha. Aliás, será que o estofo dos volumes são confortáveis para quem em cima deles esta sentado?

Não sei não. Satiagraha emperrada, cachoeira ilibado, mensalão bombado. Triste Brasil!

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!