Haddad diz não a indicações políticas na prefeitura

Por marcelosoaressouza

Do Último Segundo

Haddad recusa pressão por cargos, causa insatisfação no PT e suspense na Câmara

Ricardo Galhardo

Prefeito não tem aceitado indicações políticas para cargos na prefeitura, preferindo nomes que já têm experiência em administração pública, alguns até de gestões anteriores

A recusa do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), em aceitar indicações políticas para cargos na prefeitura tem causado descontentamento na base do PT paulistano, movimentos sociais ligados ao partido e suspense na Câmara dos Vereadores.

Na semana passada alguns dirigentes petistas descontentes com a falta de espaço na administração Haddad iniciaram um movimento por uma renúncia coletiva. Sete presidentes zonais do PT ouvidos pelo iG confirmaram a intenção de renunciar caso suas reivindicações não sejam atendidas.

Antes da posse de Haddad, os diretórios zonais do PT chegaram a fazer plenárias para indicar candidatos às subprefeituras mas Haddad optou por nomear engenheiros com carreira na administração municipal, alguns deles identificados com as gestões José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD) e histórico de confrontos contra movimentos sociais ligados ao PT.

Na Câmara Municipal o clima é de suspense. Os vereadores aliados também tentaram indicar afilhados para as subprefeituras e não foram ouvidos. Agora, sugerem nomes para as chefias de gabinete das subprefeituras e cargos de segundo escalão mas não sabem se os pleitos serão atendidos.

Segundo o secretário de Relações Governamentais, João Antonio, Haddad deu ordens expressas para não ceder às pressões.

“Quem quiser chiar pode chiar. Sabemos que haverá descontentamento até mesmo dentro do PT mas a ordem do prefeito é montar uma prefeitura para atender a população. O critério de escolha será o currículo de cada um. Se o indicado tiver ligação política com alguém será por coincidência”, afirmou o secretário.

De acordo com ele, a relação com os vereadores será negociada com os partidos, no âmbito da coalizão de governo.

Apesar do suspense, nenhum vereador quer se expor e reclamar publicamente da falta de espaço na administração. Afinal, o novo governo ainda vai nomear os ocupantes de centenas de cargos de segundo e terceiro escalões.

Apesar da tranquilidade com que a equipe de Haddad encara as pressões por espaço, algumas ações concretas já causam constrangimento ao novo prefeito. No primeiro dia de governo um grupo de sem-teto invadiu um prédio na frente da prefeitura. No início desta semana, foi a vez de movimentos por moradia ocuparem o imóvel onde será criado o Museu da Democracia idealizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Embora os manifestantes argumentem que os objetivos são pressionar a administração por projetos de moradia e protestar contra a entrega da Secretaria de Habitação ao PP do deputado Paulo Maluf, o pano de fundo é a insatisfação dos movimentos populares pela falta de espaço na administração e pela forma como foram tratados por Haddad no período de transição.

“Pode ser. Mas isso é da democracia”, disse João Antonio.

Nenhum voto
111 comentários
imagem de Santi
Santi

   Calma gente!!! Primeiro quem deu esta noticia, pode estar distorcida o Haddad não é tão bobo assim, já começou a guerra de desinformação do PIG jogando o PT contra o Haddad é a mesma tatica usada para jogar a Dilma contra o PT no plano nacional. Dividir para não governar esta é a estrategia do PIG.

 
 
imagem de douglas da mata
douglas da mata

Meu deus, 

Santa ingenuidade. Alguém vai mesmo defender que um prefeito eleito politicamente vá definir seu secretariaado pelo critério técnico?

Este falso debate ainda suscita paixões? Pelos 102 comentários, parcece que sim.

Olha, o que o Haddad vai fazer, no máximo, é criar a sua própria instância política de decisão, reduzindo o peso dos acordos partidários, para que:

01- possa identificar melhor as forças na cena, a intensidade de sua coesão, e o estrago que os conflitos podem causar, e assim, determinar o tom de sua administração, sendo ele um componente sem muito lastro nos estamentos, ou seja, é pato novo.

02- esta condição lhe permite, enquanto durar o encanto da novidade que ele é, de se movimentar como mediador ou moderador dos conflitos, e não como parte dele, e neste sentido, esta peça de propaganda engolida pela maioria, tanto os que chiam, quanto os que aplaudem, como se ele estivesse se livrando da política, é um toque nada inovador, como são os contingenciamentos de execução orçamentária em início de governo, ainda mais, quando o orçamento foi elaborado antes dele.

O resto é perfumaria do PIG, e chiaderia dos que forem alijados das escolhas de Haddad, e claro, o barulho terá a ver, mais com a capacidade de interlocução dos grupos atingidos(capital político e de mídia), e menos com uma renúncia do prefeito em fazer política.

 

 
 
imagem de Suvakko
Suvakko

O Haddad tá querendo fazer um governo tucano tentando agradar os supostos eleitores tucanos de Sâo Paulo. Erro de estratégia de marketing. Os tucanos de carteirinha, mesmo em São Paulo, não passam de 15% dos votantes. O que o povo quer  é seus problemas resolvidos. E ninguém melhor para isso do que quem tem sensibilidade social, como os movimentos da sociedade civil e seus representantes. Hadadd começa errando. 

 
 
imagem de moralles
moralles

Haddad é ruim de estratégia, desse jeito o Serra vai levar.....(sic)

 
 
imagem de Fernando Barbosa
Fernando Barbosa

Então, Eichmann, se vivo fosse poderia sonhar com um posto qualquer numa área ligada à desburocratização no muncípio? Competência não lhe faltava....

 
 
imagem de Antonio Augusto da Costa Carvalho
Antonio Augusto da Costa Carva ...

Haddad diz não a indicações políticas na prefeitura

Eu particularmente acredito em Papai Noel.

 
 
imagem de André Pieroni
André Pieroni

Este é o ideal que todos sonhamos. É o cenário ideal que pessoas de carreira assumam cargos técnicos. Entretanto acho que o Brasil ainda não está maduro para isso. Principalmente como a matéria dia que alguns tem "histórico de confrontos contra movimentos sociais ligados ao PT". Amanhã teremos outros Gurgéis e Barbosas atirando fogo amigo. O melhor é encontrar pessoas competentes com carreira na administração mas que de alguma forma estejam afinados com a história do. Ou não tem pessoas competentes no PT?

Acho que o Haddad está querendo ser mais realista do que o rei.

 
 
imagem de jango
jango

Então é este o novo homem do novo tempo que o PT apresentou? reinventando a velha ideologia neoliberal da "tecnocracia" dos "gerentes das cidades", tomada da ideia iluminista dos reis-filosofos, como se a governança publica fosse igual a governança corporativa.  Grande asneira! Como se as decisoes de governo fossem puramente tecnicas e não políticas e como se tecnicos fossem "seres ocos" usando a terminologia Durkayminiana, sujeitos desideologizados.

PS. Pra livrarmos de vez do politico, este ser maldoso que infesta o mundo livilizado, que tal um novo movimento "ficha-limpa" para modificar a lei eleitoral, dela exigindo que os candidatos (Prefeito, vereador, governador, preseidente, deputado, senador) não podem ser politicos e sim "tecnicos do quadro funcional da administração pública" (engenheiros, de preferencia)? Assim fica garantido que o povo vai escolher um tecnico e não um político e se acaba de vez com esta raça e o brasil viverá feliz para sempre! 

 
 
imagem de Bran Mak Morn
Bran Mak Morn

A tecnocracia faz parte da ideologia neoliberal? O que foram as (felizmente finadas) URSS e Alemanha Oriental? O que é a China?

 
 
imagem de Nilva de Souza
Nilva de Souza

Não acho um assunto tão simples de ser resolvido. È óbvio que a qualificação para o cargo deve ser prioridade, mas muito melhor se tiver afinidade política.

Se a notícia for verdadeira, é bom ficar de olhos abertos neste pessoal remanescente de outras administrações e não se afastar dos movimentos sociais, que colaboraram na sua eleição, acreditando no diálogo e atendimento, na medida do possível, de suas demandas.

Pode sim ser um tiro no pé, não obstante as boas intenções de sanear os vícios políticos.

 
 
imagem de dionísio souza oliveira
dionísio souza oliveira

descordo totalmente

o apoio tem quer em cima de projeto/programas de governo, não para o loteamento de cargos públicos. Os movimentos sociais tem apoiar um governo, independente do loteamento.

chega de boquinha na Administração pública



 
 
imagem de carlosc
carlosc

O PT perdeu muito por copiar de outros partidos atitudes de governança, que sempre condenou.


Está mais do que na hora de se reinventar, mudando conceitos e atitudes voltando mais para sua origem, sem precisar de ser extremado pois hoje ele saboreia o poder e os tempos são outros.


Deveria aproveitar sua permanencia na presidência poder para se reestruturar.


Neste contexto acho que a atitude do Haddad está corretíssima observando os perigos levantados pela Marcia e os contrapontos do Alfredo Machado.  


Que me desculpem os que acreditam que somente políticos devem assumir todas as pastas de uma nova administração pública sem que estejam plenamente capacitados para aquelas funções.


Elegendo Dilma em 2014 o PT terá tempo suficiente para planejar e implementar um "projeto de país"  de interesse nacional e não um projeto de partido somente. Deve manter seu principal objetivo que é trabalhar para todos no Brasil, procurando reduzir  nossas grandes desigualdades sociais e nossas deficiencias em áreas de saúde e outras de responsabilidade do Estado.

 
 
imagem de Gerson C T
Gerson C T

Tá certinho, e ganhando apoio da população.

igual a faxina da Dilma, que entrou na cuca do povo e este adorou.

E tem mais, amanhã o Hadad dirá que não vai tolerar Mal Feitos. 

É tudo que o povo quer ver e ouvir.

O resto da tchurma se arruma em outro escalão.

Quer saber ? Acho que essa tática é ensinamento do Lula. 

 
 
imagem de drigoeira
drigoeira

Ele não está negando nada aos partidos da base aliada. Só vai mudar a forma de indicação dos cargos comissionados.

No começo o pessoal vai reclamar, mas depois aceita fácil.

 
 
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Grande Haddad já deu um chute nos idiotas úteis que só servem para a tomada de poder . 

 "HÁ IDIOTAS ÚTEIS PARA A NOSSA CAUSA, A CAUSA COMUNISTA!"

Quando Lênin estava consolidando a revolução bolchevique, ele escreveu como implementaria a burocracia comunista sem crentes ferrenhos no marxismo.

Embora os governantes no círculo mais interno da elite entenderiam a estrutura que ele estava construindo, Lênin disse que exploraria a vaidade e a ambição naturais das pessoas para prosseguir com sua agenda sem que elas soubessem o que realmente estavam fazendo.

Ávidas para ganhar seus favores e progredir em suas carreiras políticas, elas se desdobrariam tentando promover essa agenda. Lênin chamou esse tipo de pessoas de "idiotas úteis".

 

"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta." Nelson Rodrigues.

 
imagem de augusto2
augusto2

faz mais de dez anos que demos um chute nos idiotas inuteis do neolib de todas as posiçoes de mando que tinham. Basicamente BNDES, BC, Cef, min da Fazenda, da educaçao.  Eles choram, e batem o pezinho pela imprensa até hoje.

Lenin nao se submetia uma opçao de troca no topo da pirâmide. Lula,dilma, agora haddad, e Chavez sim. Os liberais em aliança... pps, psdbucanos e pflês estão em pânico -visivel nas manchetes- e marcha batida para a retaguarda.  E como dizia o general alemao, "o panico é um inimigo do combatente,  é como o mau cheiro, e ambos vem da retaguarda" Nao renuncies a teu nome, une-te a a eles!

 

 
 
imagem de Fábio Peres
Fábio Peres

Às vezes é mais difícil segurar o facho do próprio partido do que dos seus aliados: os "companheiros" acham que, por ser do partido do governante, podem mandar como se fosse o chefe do Executivo.

Nisso Haddad está certíssimo, ao trocar coronéis que impunham temor mas não tinham conhecimento por funcionários de carreira, que podem obedecer primeiro ao prefeito e depois aos interesses partidários e de movimentos sociais, que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam.

 
 
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Eu li uns 3 paragrafos e so agora descobri porque esse post ta aqui ha horas e eu nao tinha me interessado ainda!  Nao da pra ler mais, eh estritamente pra nativos.

Assuntos micro-locais!  Ora, o eleito foi Haddad e ninguem mais.  E ele esta certissimo.

Os SUPOSTOS "discontentes do PT" nao tem aspas nenhuma no texto.  Nada, zero aspas.

Esse texto esta mentindo descaradamente.  Quem o escreveu pensa que São Paulo eh o centro do universo! Isso ja ta eh enchendo o saco, isso sim!

 
 
imagem de roberly vaz
roberly vaz

Novo Jornal publicou em seu site matéria que documenta Gilmar Mendes e psdb tornando Valério refém!

 

Robber

 
imagem de Walter o primeiro
Walter o primeiro

Haddad tem toda razão

Ele deve deixar o pessoal do Serra por lá

 
 
imagem de roberly vaz
roberly vaz

Thats is correct! Tem mais - Diminua o número de comissionados. Não deixe políticos interferir na distribuição de obras que devem ser tocadas para quem necessita mais.

Mais, o imprecindível é colocar gente com formação: administrador, psicólogos, assistentes sociais, etc.

Só assim consigueremos varrer o clientelismo que é muito comum na direita.

 

 

 

 

 

Robber

 
imagem de Alan Souza
Alan Souza

Haddad aprendeu com as experiências anteriores do PT. Ana Júlia, no governo do Pará, entravou boa parte de sua gestão por nomear políticos para cargos no Executivo que exigiam conhecimento técnico e experiência em gestão pública. Agnelo Queiroz vem fazendo a mesma bobagem aqui no DF.

 

De poste em poste o Brasil vai se iluminando...

 
imagem de Avelino de Oliveira
Avelino de Oliveira

Caro Nassif

Faz parte do jogo midiático, se ele escolhesse só do PT, seria massacrado por isso, como escolheu, também técnicos, está sendo malhado também, procurando dividir o PT.

Faz parte dessa mídia assassina.

Saudações

 
 
imagem de Marcos Antônio
Marcos Antônio

Governos precisam que pessoas que governem -  que façam as coisas acontecerem!

Quem se elegeu político, que fique na política, a menos que SEJA REALMENTE CAPACITADO PARA EXERCER CARGO NO EXECUTIVO!

 
 
imagem de Mario Blaya
Mario Blaya

vamos lá:

Mercadante - Ministro da Educação

Marta Suplicy - Ministra da Cultura

Aldo Rabelo - Ministro do Espote

Jose Eduardo Cardozo - Ministro da Justiça

Edison Lobão - Ministro das Minas e Energia

Marcelo Crivela - Ministro Pesca

Garibaldi Alves - Ministro da previdencia

 

acho que a Dilma não daria uma estrelinha qualquer para vc.  Ou então a Dilma não pensa que lugar de politico e no cargo que foi eleito!!!!

 

"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." MAX FRICH

 
imagem de moralles
moralles

Então, voce prometeu  filiar-se ao PSDB para votar no Aécio aqui nesse espaço dias (ávaro?) atrás

não fique ânsioso!

 
 
imagem de Mario Blaya
Mario Blaya

num tô lembrado, mas se era para ele ser candidato eu farei isso, mas se é para ser presidente, não precisa ser filiado para votar no presidente Aecio!

 

"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." MAX FRICH

 
imagem de Wilson Moreira
Wilson Moreira

A pergunta é a seguinte: Haddad, na campanha eleitoral, disse que iria governar sozinho ou com as forças políticas que o apoiava?

Esse negócio de querer governar só com técnicos pode ser um suicídio político. Técnicos não ganham eleição!

 
 
imagem de ademar.
ademar.

inacreditavel que alguem esteja acreditando nesta materia,é tatica da velha imprensa começa agitando pra confundir,haddad que se cuide,sua administração ficara sobre lupa da midia,serra ainda não morreu,apenas agoniza

 
 
imagem de edson tadeu
edson tadeu

Nao estou entendo, mas  nomear engenheiro  ligados  a Jose  Serra e  Kassab?, essa eu nao entendi. Por acaso o  haddad estar achando que eles  vao ser bomzinhos, que  vao fazer de tudo para que ele tenha uma boa  administraçao.A meu ver o que vao fazer é boicotar, superfaturar, receber propinas  e  pagar  tambem, fazer todo tipo de sujeira  e vai sobrar para voce Haddad, espere e voce vai ver. Formar uma prefeitura sem dar  preferencia  aos seus  correligionarios que lutaram pela sua candidatura  a meu ver é golpe, é impensado, posso ate dizer que seja traiçao, Certo que tem muita gente dentro do Pt que nao tem condiçoes, mas outros tem, muitos outros  estao aptos  a  assumir  cargos e dar conta. basta  se fazer a seleçao. agora fechar as portas para o pessoal do PT. acho que  o haddad  vai mudar de legenda. so pode.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!