Re: Estudos analisam o sistema de cotas nas universidades

imagem de Saulo Bortolon
Saulo Bortolon

Ola,

sou a favor das cotas. Acho que a forma de implementá-las terá que ser melhorada, ano a ano.

Há diferença na pontuação ENEM dos candidatos, sim. Se não houvesse diferença, não haveria sentido em haver cotas. 

Segue pontuação ENEM dos Candidatos em Cursos de Graduação da UFES no Vestibular 2013

Os gráficos abaixo têm como “zero” um mínimo de 2300 pontos no ENEM. Assim, uma pontuação igual a zero significa que o candidato fez 2300 pontos, e uma pontuação 600 significa que o candidato fez 2900 pontos. Todos os optantes por cotas são, necessariamente, alunos de escolas públicas no ensino médio. 

A linha azul indica a pontuação dos candidatos não optantes por cotas.

A linha vermelha  indica a pontuação dos candidatos optantes por cotas do tipo “renda famíliar INFERIOR A 1,5 salário mínimo por pessoa e que se declararam Pretos, Pardos ou Indígenas”.

A linha amarela  indica a pontuação dos candidatos optantes por cotas do tipo “renda famíliar INFERIOR A 1,5 salário mínimo por pessoa e que NÃO se declararam Pretos, Pardos ou Indígenas”.

A linha verde  indica a pontuação dos candidatos optantes por cotas do tipo “renda famíliar SUPERIOR a 1,5 salário mínimo por pessoa e que se declararam Pretos, Pardos ou Indígenas”.

A linha marrom indica a pontuação dos candidatos optantes por cotas do tipo “renda famíliar SUPERIOR a 1,5 salário mínimo por pessoa e que NÃO se declararam Pretos, Pardos ou Indígenas”.

Medicina
Engenharia da Computação
Engenharia Civil
Engenharia Elétrica
Ciência da Computação