O Torneio de Candidatos de Xadrez 2013

Por FabioREM

Está em andamento em Londres o Torneio dos Candidatos 2013, de xadrez, de onde sairá o desafiante oficial do indiano Anand, o atual campeão mundial pela FIDE. O vencedor do torneio, considerado dos mais fortes que já ocorreram, enfrentará Anand num match em outubro deste ano.

Ali estão os 8 melhores enxadristas do mundo, excluindo Anand que está na espera,  jogando todos contra todos, de brancas e  de pretas - quer dizer, ao final todos se enfrentarão entre si, com brancas e com pretas. O torneio tem então 2 fases, ou turnos. Na primeira fase, com 8 jogadores, ocorreram 7 jogos ( esta fase já terminou, ontem tivemos a primeira rodada do returno. ) 

No momento lideram o norueguês Magnus Carlsen, e o armênio Levon Aronian, ambos com 5,5 pontos em 7 disputados. Atrás deles vem o russo Kramnik, um ponto abaixo ( 4,5/7 ). Na primeira rodada do returno, Carlsen e Aronian empataram em confronto direto ( logo, não jogarão mais entre si ) enquanto Kramnik, que empatou todos os jogos da primeira fase, venceu seu adversário. Kramnik é um dos jogadores mais fortes do torneio, já foi campeão mundial, e tem o segundo maior rating entre os enxadristas ativos, atrás apenas de Carlsen. Considerando os jogadores inativos , estaria em terceiro, atrás também de Kasparov.  Estando apenas um ponto atrás dos líderes, e com a vitória de ontem, ainda é candidato. Aronian tem o terceiro melhor rating entre os ativos. 

Na rodada de amanhã, Carlsen enfrenta Kramnik, partida duríssima, enquanto Aronian enfrenta um jogador mais fraco, o israelense Gelfand, que não faz um bom desempenho no torneio. A tendência é que ocorra amanhã um empate entre Carlsen e Kramnik, e uma vitória de Aronian contra Gelfand, o que deixará Aronian meio ponto à frente de Carlsen.

O torneio segue indefinido, com Carlsen e Aronian muito equilibrados, e agora com Kramnik mordendo seus calcanhares. Quem imaginou que Carlsen venceria com alguma facilidade, se enganou, Aronian está em grande fase também. E não dá para subestimar o Kramnik - os 7 empates que teve na primeira fase podem ter sido estratégia de torneio.

O site oficial do torneio, com todas as informações fica aqui:

http://london2013.fide.com/en/main-page

Ali os jogos podem ser vistos em tempo real, iniciando sempre às 14:00 h, horário de Londres.

As rodadas são diárias, mas com alguns dias de folga entre elas.

Neste outro link, é possível rever todas as partidas jogadas:

http://www.chessgames.com/perl/chess.pl?tid=80233&crosstable=1

No site da FIDE também se encontram informaçoes sobre o torneio:

http://www.fide.com/

Nenhum voto
3 comentários
imagem de FabioREM
FabioREM

Na rodada de hoje o confronto Carlsen x Kramnik terminou empatado, como previsto, embora o Carlsen precisou salvar a partida - ficou em apuros em certos momentos, parecia que ia perder. Não foi a primeira partida em que o Carlsen arranjou um empate, estando em posição adversa. 

E o Aronian, que liderava ao lado de Carlsen, surpreendentemente perdeu sua partida para o Gelfand, de desempenho apenas mediano no torneio. Então, faltando 5 rodadas para o final, Carlsen lidera,  meio ponto á frente de Aronian, que está meio ponto à frente de Kramnik, o terceiro. 

O vencedor será um dos 3, e eu nao subestimaria muito o Kramnik, mesmo estando um ponto atrás do líder. 

À frente teremos Aronian x Kramnik, em confronto direto. 

 
 
imagem de CARLOS PINHEIRO JR.
CARLOS PINHEIRO JR.

Grande Torneio de Candidatos, de nível realmente alto. Mas tenho saudade dos super torneios com grandes mestres do passado, como os de Santa Monica/1966 (a Segunda Taça Piatigorsky) e o de Montreal/1979. Nenhum desses foi um Torneio de Candidatos, mas os participantes eram o crème de la crème do xadrez mundial. Vejam os nomes:

Santa Monica/66 - Miguel Najdorf, Samuel Reshevsky, Lajos Portisch, Bent Larsen, Tigran Petrossian (então campeão mundial), Boris Spassky e Bobby Fischer (estes dois, futuros campeões).

Montreal/79 - Ljubomir Ljubojevic, Jan Timman, Portisch, Robert Hubner, Larsen, Vlastimil Hort, Spassky, Mikhail Tal e Anatoly Karpov (estes três, campeão e ex-campeões mundiais). 

Verdadeiros shows enxadrísticos !

 

 
 
imagem de luiz antonio antunes machado
luiz antonio antunes machado

Só fera mesmo ! Nomes de variantes, aberturas, defesas, etc.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!