Os problemas do personalismo exacerbado no jornalismo

Por JB Costa

Comentário ao post "O ataque de Augusto Nunes a Lula e os limites da mídia"

Há um ano mais ou menos comentei aqui o radicalismo desse cidadão nas suas atividades jornalísticas. Tornou-se, tal qual seu colega de VEJA, no suprassumo da intolerência, da infâmia e da indignidade hoje tão comum no jornalismo de oposição feita pela grande imprensa. Para sermos justos, tal comportamento também existe em parte da dita mídia progressista, diferenciando-se apenas pelo nível de intensidade e, logicamente, pelos alvos visados. 

Ambos, além de acoitarem a borra humana da internet em termos de falta de compostura(há exceções; alguns são pessoas sérias), contribuem com suas análises para acirrar ainda mais o instinto de malta que grassa entre eles. A par disso, ilustrei minha denúncia transcrevendo mais de uma dezena de dejetos em forma de comentários tendo como alvo o ex-presidente Lula. Os termos menos ofensivos eram ladrão, chefe de gang e vagabundo safado. E isso é o comum, corriqueiro, lá para as bandas da VEJA. 

Revoltado fiz a primeira e, espero, única intervenção naquele lixo que é o blog dele para alertá-lo dos riscos que incorria ao dar guarida a tantos crimes de injúrias e calúnias travestidos de crítica política. Sua resposta, para minha supresa bem polida, tentou justificar a iniquidade imputando ao que chamou de petistas o mesmo comportamento.

Se há uma coisa, a meu ver, que não se coaduna de modo algum com o jornalismo sério, honesto e competente, é o personalismo ou subjetivismo exarcebado. Postura que leva, em especial se na área política, para o radicalismo que por sua vez induz a juízos de valores comprometidos com outras causas se não as de interesses do público. Ditos em outros termos: que torna o próprio jornalista refém de grupos ideológicos, partidos políticos e suas lideranças. 

No limite isso leva ao ódio. 

Nenhum voto
12 comentários
imagem de Carlo Zardinni
Carlo Zardinni

A melhor enquadrada que este sujeito já levou em sua vida medíocre foi dada pelo Jânio Quadros em seu delírio (tremens) de retornar à Presidência nos braços do Povo, quando de seu retorno a São Paulo via porto de Santos.

Tal sujeito não o acompanhou em sua "naviata"  desde a Bahia até Santos  e o aguardou em São Paulo, SP, para entrevistá-lo em casa, em resumo, dando seus costados na residência do ex-presidente, onde o mesmo, literalmdente encharcava-se de uísques e vinhos do porto servidos generosamente pela figura telúrica do falecido Gastoni Riggi.

O "foca" quis sacanear o Jãnio, pintando-o como um bêbado contumaz e descreve todo o periplo destilando seu veneno inato e publica uma reportagem num jornal matutino da capital e mete-lhe porrada como é  de seu costume virulento desde sempre.

Jânio experto como o diabo, em sua casa, na véspera, ofereceu-lhe um inocente copo de uísque, servido por Dona Elóa, diga-se de passagem, uma grande Primeira Dama, num daqueles copos americanos, retos, que pegam mole duas doses generosas de um bom scotch, cheios até a boca que, providencialmente, é fotografado, discretamente, nas mãos do "foca" por um dos convivas, a pedido do ex-Presidente.

Na tarde seguinte, em reportagem vespertina, de meia página, num jornal simpático a Jânio, lá estava o "foca" segurando o copo de uísque na mão numa foto inconteste e Jãnio chamando-o de bêbado por escrever suas patacoadas contra ele.

Como dizia o garotinho da propaganda de leite:- tomou?

 
 
imagem de Mauro Battiferro
Mauro Battiferro

Lula sempre fomentou a divisão entre povo e elite.

Eu pessoalmente sempre me senti incomodado com a postura do ex-pesidente, como se o fato de ter uma vida relativamente confortável, classe média, levasse ao antagonismo com a maior parcte da população.

Marilena Chaui recebe aplausos quando odeia a "classe média", os participantes das passeatas que não aceitaram a tutela dos "movimentos sociais" são "playboys e/ou reacionários", antagonistas dos "progressistas", aqueles que receberam bolsa protesto de r$ 50 para carregar bandeiras dos sindiatos.

O PT, na figura de Lula, que anda de jatinho prá cima e para baixo, coisa que a "odiosa classe média" não faz, bateu na tecla do nós e eles, o povo e a elite, por muito tempo.

O curioso é que a elite sindical anda de jatinho e contrata advogados que são inantingíveis a 99,99% da população.

Se a Marilena Chaui pode todos podem, afinal eu sou menos elite que o Lula...

 
 
imagem de Osvaldo Ferreira
Osvaldo Ferreira

Como fomentou? Elite e povo no Brasil vivem numa clivagem absurda. Isso e fruto de 300 anos de escravidão e de desprezo pelo trabalho manual. Ademais desconhece você este pais e um dos mais desiguais do planeta? Quem fomentou o que rapaz? 

 

 

Osvaldo Ferreira

 
imagem de ocator
ocator

Classe média anda de jatinho? que idiotice! Sou classe média faz muito tempo e nunca andei de jatinho. No caso do Lula, que na versão deste comentarista irritou o Nunes autorizando o destrato, é um dos maiores líderes do mundo e o tempo dele é precioso. A Chauí se referia a "essa" classe média que o comentarista representa: pre-conceituoso, odiosa e irracional que consegue justificar o injustificável. 

 
 
imagem de Silvi Roberto Abudd Filho
Silvi Roberto Abudd Filho

Ou seja, na sua visão tem dois tipos de classe média: aquela cujo tempo é muito "precioso" e deve andar de jatinhos e a que é "preconceituosa e odiosa" e deve andar de ônibus. Classe média é uma coisa só, tem gente boa e gente ruim. A Marilena Chauí é que é preconceituosa, boquirrota e elitista. Aliás, toda vez que o PT está em sinuca ela foge da raia. 

 
 
imagem de ocator
ocator

Não, e não falei essa estupidez que voce entendeu. O que falei é que classe média não anda de jatinho e que pessoas com dinheiro ou muito importantes (para as quais o mundo acha seu tempo precioso) andam de jatinho.

 
 
imagem de mcn
mcn

Interessante como uma filósofa competente, esclarecida e engajada como Chauí consegue desestabilizar  reacionários e conservadores, à direita e à esquerda, só com a força do pensamento.

Bão, voltando ao leite frio, o legado de Chauí permanecerá porque é consistente. O do citado no post, que escreve na Veja, morrerá com o dono.

 
 
imagem de Bran Mak Morn
Bran Mak Morn

JB, o blog dele é um blog de opinião. De opiniões você concorda ou discorda. Se foram cometidos crimes de injuria, difamação, o que quer que seja, ai é acionar o Ministério Publico.

 
 
imagem de mcn
mcn

O blog dele é um blog de esgoto: entreguista, golpista e antirrepublicano. E mal escrito.

Dar a descarga é sempre a 1ª opção. Processar o fantoche, além de trabalhoso, é desigual, pois a Abril tem sempre em caixa uma provisão para processos contra os seus.

Dar a descarga, portanto, é o melhor. Ninguém é obrigado respirar aquele fedor, nem beber daquele chorume.

 
 
imagem de Bran Mak Morn
Bran Mak Morn

De opiniões você concorda ou discorda. Sobre alguns dos adjetivos que você usou (entreguista, antirrepublicano, golpista), eu, particularmente, discordo. Os dois primeiros não querem dizer nada, são como grandes balões (chamam a atenção de quem olha mas são cheios de vento) e o terceiro é um lugar-comum aplicado indiscriminadamente a todo mundo que critica os governos petistas.

 
 
imagem de Jair Orichio Junior
Jair Orichio Junior

Essa pessoa Augusto Nunes, deve ter um MENSALÃO, gordo dos partidos da Direita, Falso Meio e Esquerda Bucha de Canhão (PSTU / PSOL)... POis o Ódio com que ela fala do Lula e da Dilma e do PT, só me lembro alguma coisa parecida com os Discursos do Hitler atacando os JUDEUS, na Alemanha. Pois bem, eu travei uma luta pessoal com essa pessoa durante a Reeleição do Lula e na Eleição da DILMAIS... Para resumir e me mandou para "A PUTA QUE ME PARIU" e ainda me insultou dizendo que eu e meu irmão mais velho (ele não sabia que a outra pessoa que lhe escrevia também era o meu irmão mais velho" deveríamos ser um casal de bichas nervosas e apaixonadas pelo Lula. Tudo isso me levou a cancelar a assinatura que tinha com o JB e depois com o Globo... O que depois percebi, que usar o material do Globo como munição estava me saindo caro... e passei a atirar somente pela internet... e Essa pessoa nunca mais o li, pois o considero o resto dos homens (???) rastejando ao fundo da sarjeta para sobreviver nessa que é a Sociedade Democrática, que ele não suporta, pois na Ditadura, poderia ter me entregado e a PE ter dado uma chegada aqui em casa... Viva a Democracia!!!

 
 
imagem de PauloBR
PauloBR

JB, se alguém um dia consertar, ou ao menos sensibilizar o Augusto Nunes e o Reinaldo Azevedo, começarei a crer em milagres.

A resposta que você obteve do AN, aparentemente "bem polida", é apenas uma modulação típica do discurso de um psicopatas pretendendo passar-se por racional, razoável, equilibrado e - por que não? - alternativa "mais preparada"...

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!