As relações suspeitas entre o Banco Rural e a Globo

Sugerido por Janah

Da Rede Brasil Atual

Ligações suspeitas entre Globo e Banco Rural, mas ninguém investiga

por Helena Sthephanowitz

Quem tiver alguma informação, favor informar a este blog. Procura-se o inquérito ou processo de investigação das operações do Banco Rural com a Globo, consideradas fraudulentas e com evidência de crime contra o sistema financeiro nacional, segundo o ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza.

Em 2006, quando Souza apresentou a famosa denúncia ao ministro Joaquim Barbosa do chamado "mensalão" (ação penal 470), registrou na página 90, uma vistoria do Banco Central junto ao Banco Rural apontando crimes contra o sistema financeiro nacional, envolvendo operações consideradas fraudulentas com algumas empresas. Entre elas a Globo Comunicações e Participações, a Globopar, controladora da TV Globo.

Consta que em 2004 a Globopar não conseguia honrar suas dívidas, e o fundo de investimento W.R. Huff pediu a falência da empresa nos Estados Unidos. Foi necessário um processo de reestruturação da dívida.

Contudo, as páginas 2.869 e 2.870 do acórdão do julgamento da Ação Penal 470 registram que o mesmo padrão de empréstimo feito pelo Banco Rural ao Partido dos Trabalhadores foi feito com a "Globo Comunicações e Participações" – os ministros do STF consideraram as operações entre o banco e o PT "atos fraudulentos de gestão".

Como a Globo não foi incluída como ré na ação penal 470, presumia-se que o doutor Antônio Fernando, por dever de ofício, tenha desmembrado e encaminhado a investigação envolvendo as operações entre a Globo e o Banco Rural para a Procuradoria Regional Federal do Rio de Janeiro, onde fica a sede da emissora.

Porém, passados sete anos, o caso continua envolto em mistério e, sobre ele, não há uma única palavra no site do Ministério Público Federal. O assunto torna-se mais preocupante diante do recente 'sumiço' de um processo de R$ 615 milhões por sonegação de imposto de renda na compra de direitos de transmissão da Copa de 2002 pela TV Globo, com uso de operações em paraísos fiscais.

Causa desconforto saber que a Globo aparece nos autos dos inquéritos relacionados ao "mensalão", com indícios que exigem investigação profunda e que acaba de contratar Felipe Barbosa, filho do ministro Joaquim Barbosa, relator dos processos, para trabalhar na emissora.

Antes da Globo, outra empresa apareceu envolvida nos meandros do caso: o Grupo Tom Brasil, que teve o mesmo filho de Joaquim Barbosa como assessor de imprensa, recebeu R$ 2,5 milhões do dinheiro que os ministros do STF consideraram desviados da Visanet por meio da agência de publicidade de Marcos Valério.

E agora? Pau que bate em Chico baterá em Francisco?

E a velha mídia... Essa página 90 do relatório que resultou na AP 470 permanece no limbo do noticiário da grande mídia até hoje. É mais um vexame do corporativismo dos barões da mídia, na mesma linha que foi a blindagem que a revista Veja obteve na CPI do Cachoeira.

Nenhum voto
10 comentários
imagem de Maria Luisa
Maria Luisa

 Enquanto isso, Rui Falcão ainda precisa responder aos jornalistas sobre "se não foi acertado", como disse uma jornalista, o julgamento do mensalão do PT. Uns são condenados com rigor e falta de provas, ja quanto a familia Marinho, sabe-se que tudo continuara como sempre foi.

 
 
imagem de Gardenal
Gardenal

Claro que eles irão defender o pau em Chico. Mas em Francisco não, vão dizer que ele é papa e é pecado bater em papa. Isso não vai dar em nada, claro como a luz solar, como diria o Mino. 

 
 
imagem de Juliano Santos
Juliano Santos

Acho que tem poucos comentários neste post porque nós mesmos, leitores dos blogs sujos, temos pouca esperança de que a Globo seja punida por suas falcatruas.

De qualquer forma, os blogueiros estão de parabéns. São uns heróis, enquanto outros, aqueles em quem depositamos a confiança, só tomam providência quando os atos de lesa-cidadão brasileiro saem no Fantástico.

Então quem sabe no dia em que o Fantástico fazer uma denúncia contra a Globo!

 

Juliano Santos

 
imagem de Celio Mendes
Celio Mendes

Para que servem os "Procuradores" se eles nunca encontram nada ou quando encontram fingem que não veem?

 

Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Transparência Internacional divulgou, nesta terça-feira, a classificação anual dos países mais corruptos do mundo, e a situação do Brasil, sob o império do “lulismo”, só piorou. Demóstenes Torres 08/10/2003

 
imagem de Jossimar
Jossimar

Por acaso o Ministério Público foi criado pela constituição de 1988? A sua missão era proteger o cidadão de abusos cometidos pelo estado ou pelas corporações? Não sei se é isto, mas, se for, penso que o MP deveria ser extinto por não cumprir com sua missão constitucional.

Penso que o MP foi capturado pelos poderosos para defendê-los de qualquer constrangimento.

É melhor nada do que aquilo que não funciona ou. pior, funciona mal, muito mal.

 
 
imagem de Ronaldo Souza
Ronaldo Souza

Não importa saber qual foi ou quais foram as bases em que essas "conversas" aconteceram, até porque nunca saberemos. Uma coisa é fato: aconteceram.

Independente disso, a tentativa de ter a Rede Globo como aliada foi de uma estupidez sem tamanho, ainda mais para quem tem a experiência política de Lula e Dirceu. Isso vai ficar na conta de ambos para sempre. Um erro imperdoável e incompreensível. Em qualquer situação, em qualquer tempo, sob qualquer circunstância, jamais a Globo estaria ou estará ao lado de um governo que se pretende popular.

Cometeu-se um erro, porém, apesar das suas suas dimensões e consequências, é uma página virada, paciência. O que choca, e irrita profundamente, é Dilma Roussef, com menos apoio político (apoio verdadeiro, e não essa coisa que chamam de base aliada), menos apoio popular, menor competência política para contornar situações, achar que vai ter esse apoio e alimentar mais ainda o monstro que dedica 25 horas por dia à sua destruição. Como definir isso?

 

Ronaldo

 
imagem de JC
JC

Requião disse que, na época, entusiasmado com o programa Brasil Nação, que debatia temas nacionais na TV Educativa, chegou a procurar o ex-presidente Lula para sugerir que se fizesse o mesmo em nível nacional. O então presidente pediu que o então governador do Paraná fosse ao ministro da Casa Civil, José Dirceu. Procurado, Dirceu afirmou que o governo já tinha “sua TV”. Dirceu disse a Requião, segundo este, que era “a Globo”.

http://www.viomundo.com.br/entrevistas/falido-aos-72-requiao-diz-que-humor-na-blogosfera-e-essencial.html

 

‘Los partidos políticos institucionales son el bioshacker de la lucha por la libertad’

 
imagem de Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves

Ô historinha dificil de acreditar, sô...

 
 
imagem de Rogerio Martins
Rogerio Martins

Só essa ajuda dada no Governo LULA e José Dirceu, que eu não vou perdoar jamais. Aquilo, aquela, isso chamado de rede globo (argh!) deveria ter ido a falência e sumido da face da terra na época.

 
 
imagem de Spin in Progress1
Spin in Progress1

O que foi que o Diceu fez de errado? Gostaria de saber, me conte por favor

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!