Ivo Corrêa e mais outro capítulo na guerra das mídias

Sugerido por Cruzes

notícia de ontem, mas vale refletir sobre a tentativa de fritar o subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil. com uma biografia que sempre foi pública, foi descoberto "de repente" pelo correio braziliense como ex-funcionário do Google. trata-se de uma não informação, no sentido mais claro da expressão. ilações são realizadas sem menor indício de irregularidade ou qualquer fato que possa chegar perto disso. parece haver várias questões por trás, tentativa de bloquear o Marco Civil e guerra midiática (como já tinha sido apontado em análise aqui) entre elas.

Da Folha

Governo indicou ex-lobista do Google para Comitê Gestor da Internet no país

O subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, Ivo Corrêa, foi lobista da empresa Google entre 2008 e 2011.

Hoje ele representa o governo brasileiro no Comitê Gestor da Internet, órgão que controla a rede mundial de computadores no país, tomando decisões operacionais sobre oferta de serviços no setor.

A informação foi divulgada ontem pelo "Correio Braziliense". Segundo nota da Casa Civil, Corrêa "foi selecionado e contratado com base na sua experiência profissional".

"Rejeitamos transformar fatos públicos em suspeitas irreais, sem apresentar qualquer dado ou informação para fundamentá-las. A atuação do subchefe está pautada nas orientações e decisões de governo e segue rigorosamente os ditames legais e éticos inerentes ao cargo que ocupa."

No governo, a internet voltou ao centro do debate com a volta da discussão do marco civil para o setor, uma resposta do Planalto às denúncias de que brasileiros foram espionados pela inteligência dos EUA.

O projeto original, apresentado em 2011, era apoiado por Google e Facebook. Previa a chamada "neutralidade da rede", jargão para definir que provedores de acesso não poderiam cobrar de forma diferente por uma conexão mais veloz.

Para as empresas de telefonia, que provêm o acesso, a neutralidade favorece grandes grupos globais, como o Google.


Nenhum voto
4 comentários
imagem de Avelino de Oliveira
Avelino de Oliveira

Caro Nassif e demais

Pesquisadores, técnicos, programadores etc etc que criem programas brasileiros. Capacidades para isso não faltam.

E se já os tem, vamos divulgar e usar.

Se outros países já o fazem, o que está faltando ao Brasil, para fazer?!

Mãos a obra.

Saudações

 
 
imagem de marcelosoaressouza
marcelosoaressouza

O engraçado é que o Paulo Bernardo "é das" Teles/Globo e a Gleisi Hoffmann das "corporações sociais", marido e mulher sendo influenciados por lados opostos.

Eu conheci o Ivo Corrêa quando era do Google, esteve no evento do Copyfight no Rio de Janeiro, falou um tanto de bobagens defendendo a posição do Google (liberdade de expressão e privacidade? Haha), com um discurso bem direcionado aos gestores públicos presentes, mas foi totalmente rechaçado pelo público que bem sabia o que ele estava fazendo ali.

Se aproxima a guerra, já anunciada por Nassif, entre a Mídia Tradicional brasileira contra as Redes Sociais e algumas corporações de TI/Conteúdo estrangeiras (Google, Apple, Amazon, Netflix, FaceBook e etc.).

Assim como a Globo "foi parceira" do Software Livre no Brasil para atender seus interesses privados, esta vai trabalhar para diminuir a influência destas "corporações sociais" no Brasil e que já tomam 25% do mercado publicitário.

Parece uma situação onde todos perdemos, porém existe uma terceira via. Devemos combater a influência nefasta dos conglomerados midiáticos nacionais e estrangeiros, adotando e fomentando o uso, além do Software Livre, das redes sociais livres (Diaspora*, Friendica, identi.ca, Noosfero).

 

-- Marcelo Soares Souza - http://marcelo.juntadados.org

 
imagem de marcelosoaressouza
marcelosoaressouza

'O Facebook mente para você'

Fundador da ONG que acusa a rede social de descumprir as leis de privacidade da UE cobra de outras gigantes da web esclarecimentos sobre colaboração com espionagem dos EUA

Artigo Completo: http://tecnologia.ig.com.br/2013-07-17/o-facebook-mente-para-voce.html

 

-- Marcelo Soares Souza - http://marcelo.juntadados.org

 
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Da pra ver que esse item eh lobby descarado.  A ultima sentenca eh mentira berrante, autoevidente:  neutralidade de rede NAO favorece grupos globais ou nacionais, grandes ou pequenos. Muito pelo contrario.

Eles querem quebrar a neutralidade da rede pra instituir uma "cobranca por peso", tipo carta eh um preco, audio outro, video outro, jornal outro, blog outro, e assim por diante.

O dia que isso acontecer a internet vai virar o Caos.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!