A corrupção no Denarc e o alerta de Abadia

Sugerido por Assis Ribeiro

Da Carta Capital

Alckmin descartou alerta de Abadia

por Wálter Maierovitch

Em 2008, o traficante colombiano alertou que, para combater o tráfico, São Paulo deveria fechar o Denarc. O tucano não ouviu e, agora, a porta está arrombada

Quando policiais de um órgão repressivo de ponta, como o Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de São Paulo, mudam de lado e se associam ao crime organizado para vender informações, extorquir bandidos associados ao PCC e  facilitar tráfico de drogas proibidas, fica claro, ao comum do povo, que o crime organizado é sempre mais forte do que o Estado.

Isso acaba de acontecer em São Paulo, com 13 policiais sob suspeita: dois delegados do Denarc e cinco investigadores estão presos.

Surpresa? Claro que não. Basta puxar pela memória. Um poderoso operador do mega-cartel colombiano do Vale Norte, Juan Carlos Abadia, disse em 2008, depois de preso por pressão da DEA, o departamento anti-narcotráfico dos Estados Unidos, que se o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) desejasse efetivamente reprimir o narcotráfico deveria fechar o Denarc. Durante anos, Abadia operou a partir de São Paulo sem nunca ter sido molestado pelas polícias de São Paulo. E ele acabou sendo entregue para os EUA sem revelar nomes dos policiais que corrompia.

Numa ação conjunta do Ministério Público e da Corregedoria de São Paulo ocorrida na segunda-feira 15 chegou-se à mesma conclusão que Abadia. E com a porta arrombada, o governo Alckmin promete restruturações, sem dizer o que será feito.

Pior, repetiu-se um fato que os brasileiros estão fartos de saber, ou seja, o traficante Andinho (preso em 2002) continua, do interior de presídio dito de segurança máxima ou de farsa máxima, a comandar sua organização criminosa e a corromper policiais. Os de segunda, segundo o MP, recebiam cerca de 600 mil reais por ano do PCC e do bando de Andinho. Antes de ser dinamitado pela Máfia siciliana, o magistrado Giovanni Falcone destacava que a delinquência organizada, ao contrário da delinquência comum, precisa grudar parasitariamente no Estado. Isso para desfrutar de proteção, de informações e, assim, poder expandir a sua rede criminosa.

No caso de segunda-feira, o crime organizado paulista contava com o manto protetor de policiais.

E atenção, atenção: Enquanto não se desfalcar o caixa, o patrimônio de um PCC, e não se  isolar e cortar o cordão umbilical do preso com a sua organização, nada se vai conseguir.

Por outro lado, as polícias precisam contar com um sistema eficiente para detectar enriquecimentos sem causa dos seus agentes. Sistema capaz de buscar os sinais de patologia a indicar corrupção. Afinal, como diz a sabedoria portuguesa, “quem cabritos possui e cabras não tem, de algum lugar os cabritos provêm”.

O episódio repressivo de segunda-feira, infelizmente, representa uma gota de água no oceano. O tráfico de drogas aumenta no mundo. Em cada 20 pessoas, uma faz uso de droga proibida que é traficada por redes criminais transnacionais.

As polícias no mundo só conseguem apreender 5% do que é ofertado no mercado. E o tráfico movimenta cerca de 300 bilhões de dólares por ano e, para tanto, usa o sistema bancário.

Nenhum voto
21 comentários
imagem de cirena
cirena

Já houve um caso anterior de um delegado que mora aqui no Itaim, numa cobertura incompatível com seu salário, levou mais 3 junto com êle, foi preso, havia mala com dinheiro em sua casa, negociava uma outra cobertura e no que deu? N A D A.  Continua morando lá,  deve responder em liberdade aos processos caso já não tenha sido absolvido.

 
 
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

Juan Carlos Abadia é detentor de personalidade jurídica informal. Atuando como empresário do Crime Oraganizado privado. Por outro lado, o Denarc é uma empresa estatal do governo do Estado de SP que atua também no ramo do crime organizado. A diferença entre os dois grupos criminosos, ambos organizados, são de endereço de localização e formalidade estatutária legal. Apenas esse detalhe os diferenciam.

No mais o Denarc é mais eficiente, pois, atua na ilegalidade acobertado pela Lei do Estado. Enquanto o grupo liderado pelo CEO Abadia por tratar-se de grupo privado, não conta com o cobertor legal do Estado de São Paulo. É isso que, pasmo, assisto nesta diuturnidade criminosa. Ou, se preferir, no conúbio entre criminosos estatal & privados de São Paulo. Por certo, outros existem nos demais entes federados. Todavia, os mais eficientes, estão competindo livremente, fortalecidos pela competência e apoio político ao longo da proativa, competente e longa governança tucana de SP.

Orlando

 
 
imagem de agincourt
agincourt

Contradição dialética: querer uma polícia padrão dinamarquês no universo político padrão brasileiro.

Entre o que se verifica no DENARC e certas instituições do Estado brasileiro, digamos que há um certo ar de familiaridade, uma certa sinergia...

 

Aqui, a política é a continuação da criminalidade por outros meios.

 
 
imagem de Antonio C.
Antonio C.

A piada em São Paulo é velha: para acabar com o tráfico de drogas no estado, tem que fechar o Denarc. 

 
 
imagem de leonidas
leonidas

O Denarc nao é corrupto por causa do Serra é corrupto pela formato da Policia Civil e foi corrupto desde o inicio e muito provavemente continuara a ser corrupto afinal nao da para acreditar que a cupula do Denarc ( que trabalhava lado a lado com os tais delegados ) nao soubesse de nada

O duro é ver o blog malhando a coisa toda com vies politico. 

Oras alguem aqui acredita que se o governo fosse do PT o Denarc seria honesto?

Puta merda rs , da um tempo né? rs

Onde ha governo do PT a policia civil e militar nao tem corrupçao? é isso mesmo? rs

O que Fez , faz e completara o processo de corrupçao na PM é a operaçao delegada , coisa essa sim CRIA DO PSDB mas que NINGUEM  do PT denunciou pois esta avalizando a mesma pq interessa ja que a funçao dela NUNCA FOI DAR SEGURANÇA e sim minar a reivindicaçao salaria dos praças da PM de SP

Entao onde de fato ha CULPA DO PSDB neguinho nao fala nada pois o governo do PT na prefeitura aceitou de bom grado a continuçao dessa infamia...

 

leonidas

 
imagem de JB Costa
JB Costa

 

Leonardo,

O autor do texto, jurista e desembarcador aposentado de São Paulo, pelo que me consta não é filiado nem militante do PT.

A fixação política é tua, posto que te desvias do tema do post para meter o PT no meio.

E aí? O que tu achas do alerta do Abadia?

 

 
 
imagem de MANREL
MANREL

 

Coisas de fronteriço:

O Serra me enganou, na eleição ele  ensinou que o problema das drogas era só culpa do governo Federal que não fechava as fronteiras.

De qual fronteira ele falava?

 
 
imagem de hc.coelho
hc.coelho

Administração psdb. Só muita política e muito ruim pode levar um orgão a ser tão ruim. Os policiais honestos, creio que muitos, devem se sentir constrangidos. administração tucana é sinal de insegurança.

 
 
imagem de Mauro Battiferro
Mauro Battiferro

Sério isso?

O Governador está sendo criticado por não ter ouvido o traficante Abadia, que era procurado em metade do mundo?

Tá certo!

O Marcos Valério é o cara mais crível do mundo perto do Abadia.

A esquerda se contorce!

 
 
imagem de maria sueli garrido ferreira
maria sueli garrido ferreira

Sério?

Basta pedir os registros das câmeras de segurança do condominio morada dos Lagos em Barueri para certificar-se quantos delegados iam regularmente na mansao do Abadia. Eu sei pois também morava lá nessa época. Sabiam, sim. 

E agora vc vai ficar ainda mais incrédulo: o Saulo ex-secretario de segurança morava no condomínio ao lado. Aldeia da Serra é formada por 5 condomínios de casas (nos moldes de Alphaville) Morada dos Passaros, das Flores, das Estrelas, dos Pinheiros e dos Lagos. Abadia residia nos Lagos, Saulo, nos Pássaros (vizinho do Gugu Liberato).

E nao sabia???????????? 

 
 
imagem de chico da dilma
chico da dilma

Maria Sueli Garrido Ferreira,meus parabéns pela coragem mas,cuidado,a POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO É UM ENGENHO DE TRÁFICO,eles tráficam qualquer coisa!

 

chico da dilma

 
imagem de maria sueli garrido ferreira
maria sueli garrido ferreira

Sério?

Basta pedir os registros das câmeras de segurança do condominio morada dos Lagos em Barueri para certificar-se quantos delegados iam regularmente na mansao do Abadia. Eu sei pois também morava lá nessa época. Sabiam, sim. 

E agora vc vai ficar ainda mais incrédulo: o Saulo ex-secretario de segurança morava no condomínio ao lado. Aldeia da Serra é formada por 5 condomínios de casas (nos moldes de Alphaville) Morada dos Passaros, das Flores, das Estrelas, dos Pinheiros e dos Lagos. Abadia residia nos Lagos, Saulo, nos Pássaros (vizinho do Gugu Liberato).

E nao sabia???????????? 

 
 
imagem de Ugo
Ugo

Magis ter asinus est

 
 
imagem de André LB
André LB

  Sério isso?

  O DENARC, da polícia do Estado de São Paulo, que está nas mãos do PSDB há 20 anos, HÁ 20 ANOS, HÁ VINTE ANOS, é um antro de corrupção e sua indignação se volta contra quem fala do Abadia com sarcasmo??

  Você não bate ferro, bate pino. A menos que receba para escrever as sandices que escreve, daí se torna compreensível.

 
 
imagem de josimar
josimar


Sim, eram policiais os que tomavam grana do pobre Abadia

 


Saiu no Estadão, pág. C1:

“Só 1 em cada 20 casos vira processo judicial e as chances de impunidade na capital dobram se o criminoso não for pego em flagrante.”

 

Navalha

A Chuíça (*) dos tucanos não tem segurança pública.

Os tucanos pagam aos policiais o salário PSDB: o Pior Salário Do Brasil.

E o jenio ainda diz que vai criar um Ministério da Segurança.

E invadir a Bolívia – clique aqui para ler “PCC dos tucanos toma conta do tráfico na Bolívia”.

O especialista na matéria, o traficante colombiano Abadia, tinha que dividir a receita com policiais de São Paulo.

Foi dele a célebre frase: a melhor maneira de combater o tráfico em São Paulo é fechar o Denarc, a delegacia de combate ao tráfico.

Por que o jenio não criou uma Secretaria de Segurança em São Paulo ?

Ele diz qualquer coisa.

Agora, segundo o Globo, na pág. 3, o jenio diz que o dinheiro do trem bala deveria ir para o metrô.

Ele entende muito de metrô.

Na jestão dele, a expansão do metrô andou com rapidez com que a Secretaria de Segurança apura um homicídio.

 

Paulo Henrique Amorim

 

 
 
imagem de josimar
josimar


Sim, eram policiais os que tomavam grana do pobre Abadia

 


Saiu no Estadão, pág. C1:

“Só 1 em cada 20 casos vira processo judicial e as chances de impunidade na capital dobram se o criminoso não for pego em flagrante.”

 

Navalha

A Chuíça (*) dos tucanos não tem segurança pública.

Os tucanos pagam aos policiais o salário PSDB: o Pior Salário Do Brasil.

E o jenio ainda diz que vai criar um Ministério da Segurança.

E invadir a Bolívia – clique aqui para ler “PCC dos tucanos toma conta do tráfico na Bolívia”.

O especialista na matéria, o traficante colombiano Abadia, tinha que dividir a receita com policiais de São Paulo.

Foi dele a célebre frase: a melhor maneira de combater o tráfico em São Paulo é fechar o Denarc, a delegacia de combate ao tráfico.

Por que o jenio não criou uma Secretaria de Segurança em São Paulo ?

Ele diz qualquer coisa.

Agora, segundo o Globo, na pág. 3, o jenio diz que o dinheiro do trem bala deveria ir para o metrô.

Ele entende muito de metrô.

Na jestão dele, a expansão do metrô andou com rapidez com que a Secretaria de Segurança apura um homicídio.

 

Paulo Henrique Amorim

 

 
 
imagem de alberto tiago
alberto tiago

   A tantos anos no poder em SP o Tucanato   nao melhorou se quer  a Saude a Educaçao mas conseguiram


Piorar a Segurança tem tanto bandido na rua quanto policiais bandidos

 
 
imagem de antonio francisco
antonio francisco

E por falar em Abadia, alguém sabe onde ele anda?

 
 
imagem de Gil Teixeira
Gil Teixeira

Foi extraditado pelo STF em 2008 para os Estados Unidos.

 

Arte é Luz - União e Olho Vivo

 
imagem de Dulce (madame X)
Dulce (madame X)

:) de férias...nos States.

 
 
imagem de W K
W K

Salvo engano, ele é hóspede oficial do estado deles lá, com direito a cama, comida sempre na hora certa, higiene e vestimenta, plano de saúde integral e roupa lavada, e isso para todo o sempre, e, principalmente, sem ônus de espécie alguma para ele. Tudo de graça! Ou melhor quem paga, são seus "clientes", ou parentes deles, através de impostos. 

 

Acho até que ele nem precisa se preocupar com a própria tumba e muito menos com a segurança pessoal; afinal, onde mora, a segurança é mais severa do que na Casa Branca do Obama. 

 

Tecnicamente, um vidão! É que ele reside num Hotel conhecido como "Penitenciária". O outro pequeno problema é que ele não tem muitas opções. Como são férias permanentes, ele não precisa sair para descanso. 

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!