SP possui a maior incidência mundial de perturbações mentais

Sugerido por jura

São Paulo, a cidade mais doida do mundo. A pesquisa da Fapesp/OMS foi divulgada em Portugal no ano passado, aqui não...

Do Jornal de Notícias

São Paulo é a cidade com mais problemas mentais do mundo

A região metropolitana de São Paulo, no Brasil possui a maior incidência mundial de perturbações mentais, de quase 30%, entre 24 cidades de países diferentes analisadas num estudo da Organização Mundial da Saúde.

A pesquisa São Paulo Megacity Mental Health Surve mostra que 29,6% dos moradores da região apresentaram problemas de ansiedade, de comportamento e de controlo de impulso, além de abuso de substâncias químicas nos 12 meses anteriores à entrevista.

A razão da alta incidência das perturbações, segundo a pesquisa (que não envolveu Portugal), é a soma da alta urbanização com a privação social.

Os problemas de ansiedade foram os mais comuns, e afetaram 19,9% dos 5037 entrevistados.

Os grupos mais vulneráveis, segundo a pesquisa, são os homens migrantes e as mulheres que vivem em regiões de alta vulnerabilidade social.

Depois de São Paulo, que representa o Brasil no 'ranking' da Organização Mundial da Saúde (OMS), os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com pouco menos de 25% de incidência de perturbações mentais, embora a cidade utilizada no estudo não tenha sido revelada.

A cidade brasileira também é a que teve o maior registo de casos considerados graves, com 10%, à frente dos Estados Unidos, com 5,7%, de da Nova Zelândia, com 4,7%.

A pesquisa em São Paulo foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e realizada por Laura Helena Andrade, professora do Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Maria Carmen Viana, professora do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo.

O trabalho faz parte da Pesquisa Mundial sobre Saúde Mental, iniciativa da OMS, coordenada globalmente por Ronald Kessler, da Universidade Harvard.

Nenhum voto
19 comentários
imagem de MarFig
MarFig

Eu nasci e vivo há 50 em BH. Já foi bom morar aqui mas atualmente isso aqui é um verdadeiro inferno. Ruas sujas e esburacadas, trânsito caótico, poluição sonora em níveis alarmantes, uma feiura arquitetônica deprimente, povo mal educado de classe baixa, média ou alta que joga lixo pela janela do carro, coloca som do carro no último volume, grita feito umas hienas altas horas da noite por que um time local fez ou levou um gol e um prefeito que é um completo idiota. 

Aqui está cheio de loucos que se acham normais, inclusive eu já perdi minha sanidade mental.

 
 
imagem de antonio francisco
antonio francisco

Assino em baixo!

 
 
imagem de Daytona
Daytona

Tá explicado os mais de 20 anos de PSDB no poder.

Eu já encontrei pessoas em grau avançadíssimo de demência, do tipo que chama São Paulo de "capital gastronômica do mundo", "melhor cidade do Brasil", e afirma "não trocar São Paulo por nada".

 
 
imagem de Heart
Heart
 
 
imagem de Gilson AS
Gilson AS

Modestia à parte, nós aqui da terra de São Sebastião do Rio de Janeiro, somos do país, o povo mais feliz, apesar da PM, prefeito e governador.

 

gAS

Cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é guiada pelos seus pensamentos. Salomão

 
imagem de Gilson AS
Gilson AS

Também vocês queriam o que ?

Um estado que é governador pelo PSDB por tanto tempo, vocês queriam que ali tivessem pessoas normais ?

Vejam os nossos amigos paulistas e paulistanso aqui do blog, só tem doido, a começar pelo dono. rs,rs.

 

gAS

Cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é guiada pelos seus pensamentos. Salomão

 
imagem de Daytona
Daytona

O dono não é nem paulista, nem paulistano.

 
 
imagem de Athos
Athos

Eu sempre disse que SP era o problema...

 
 
imagem de Marcia
Marcia

Por  dinheiro nenhum moraria  em Sampa. Quem está  acostumada  á certa calmaria tem pavor  a confusão, mas respeito  quem gosta.

Tenho um irmão  que adora passar finais de  semana em São Paulo, e  ainda se hospeda no burburinho...rs, tem gosto prá tudo!!

 

A verdade pode machucar mas é sempre mais digna.

 
imagem de -Charlie-
-Charlie-

Bom, também, só pode ser doido um povo que...:

- paga o maior ICMS do país (18%)

- paga o maior IPVA do país (4%)

- paga os mais altos pedágios do país

- perde, em média, 2 horas por dia no trânsito (se não for mais)

E, apesar de tudo isso, mantém no poder o PSDB há 20 anos, além de defender esses políticos com unhas e dentes em acaloradas discussões.

Realmente, coisa de louco alucinado.

 

"Ahora el Corinthians ha alcanzado al club español Barcelona, y es el segundo bicampeón del mundo." É competição oficial FIFA, e não jogo amistoso organizado por montadora de jipe. http://es.fifa.com/tournaments/archive/clubworldcup/japan2012/index.html

 
imagem de Antonio C.
Antonio C.

Bom, quem não tem horror aos elevadores, às conversas sobre futebol, de bolsas de mulheres que não possuem habilitação para manuseá-las, às trombadas desnecessárias de pessoas distraídas com seus privadafones e à ausência de espaços livres simplesmente para não se fazer nada deve ser uma pessoa normal, adocicada por um instinto bovino. Um dia, saio riscando carros, passando rasteira nas pessoas, arrancando celulares das mãos das pessoas. O H. L. Mencken me daria razão.

 
 
imagem de André Paulistano
André Paulistano

Volte preocupado pra casa com o serviço acumulado, depois de 2h preso no trânsito, com medo de ser assaltado, para jantar sozinho, sem a família que assiste sua própria TV em seu próprio quarto, para ficar você mesmo em frente à TV frustrado, por não conseguir comprar tudo o que ela ordena que você compre.

No dia seguinte, tudo igual...

Ah!: e sempre mantenha as aparências de que está tudo bem...

 
 
imagem de Dulce (Madame X)
Dulce (Madame X)

http://youtu.be/0iFhov2NaEU

 
 
imagem de Marcos Antônio
Marcos Antônio

Venho falando que o PIG causa ESQUIZOFRENIA há anos...

PIG faz o povo rir quando deveria chorar, de lutar por quem os rouba e de amar quem os odeia!

 
 
imagem de antonio francisco
antonio francisco

São Paulo possui...

Eu já havia mencionado neste blog esta curiosidade: as mídias em geral estão substituindo bravamente o verbo ter pelo verbo possuir. Não deixa de ser, também, uma coisa de doido - e não é só de paulista, não.

Digo que São Paulo não possui a maior incidência mundial de perturbação etc.; São Paulo tem a maior incidência mundial desse mal. 

Ainda bem que não sou paulista, senão iriam dizer, depois deste meu comentário, que também estou na conta dos doentes mentais de Sampa.

Possuir tem a ver com posse, apossamento. Não é mesmo?

Não possuo conhecimentos da língua portuguesa; tenho algum conhecimento do idioma, isto sim.

Gasp!

 
 
imagem de Arthemisia
Arthemisia

Tenho notado isso também até em textos acadêmicos e é bem irritante não? Vai acabar virando mania, como aconteceu com o gerundismo.

 
 
imagem de Tursi
Tursi

Não é à toa que o P$DB, roubando o que rouba, está há 20 anos no poder...

 
 
imagem de HumbertoCavalcanti-Porto_Alegre-Recife
HumbertoCavalcanti-Porto_Alegr ...

Recife é a 1ª em pessoas com hipertensão, no Brasil. Em 2º lugar, vem o.... Rio de Janeiro. (Não lembro da fonte). Isso pode ser um complemento aos dados do Post. E contrariar os mitos de que nordestinos e cariocas, os brasileiros, levam a vida numa boa, tranquilos, sabendo viver na adversidade, sorridentes, como nos marketings oficiais e oficiosos da "alma brasileira".

 

" Lo que los hombres realmente quieren no es el conocimiento , sino la certidumbre ". - Bertrand Russell (1872-1970); filósofo y matemático inglês. ( citação num boletim do av. espanhol Panda )

 
imagem de Fernando
Fernando

Sempre soube que São paulo era uma coisa de doido... rs

Falando sério é preocupante os índices, e mais ainda o fato de uma única cidade representar o Brasil , país continental, num ranking mundial. Sinal que estes rankings não devem ser levados tão a sério.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!