A humilhação da personagem gordinha na novela das oito

Sugerido por Tamára Baranov

Do Yahoo

‘Gorda tem mais que ser humilhada’, prega novela

Por Nina Lemos | Blog da Nina Lemos

Uma gordinha tenta desesperadamente perder a virgindade. Não consegue. Marca vários encontros. Entra em desespero. Cai no conto de um entregador de pizza que, após uma paquera, pergunta quanto ela vai pagar. Depois, amigos tentam “ajudá-la” pagando um michê.  A mesma moça já ficou amarrada na cama por um sado-masoquista. Tudo para realizar seu sonho de “deixar de ser virgem.” Era para ser engraçado. Mas é triste. 

A personagem Perséfone, interpretada pela atriz Fabiana Karla faz parte do núcleo “Zorra Total” de Amor à Vida, aquele que tenta ser engraçado, mas acaba deprimente. Nos fóruns de discussão na internet de meninas pluz sise (aquelas que assumem que são acima do peso “estabelecido” e viram meio militantes “da causa”), a personagem causa revolta. Uma petição online foi criada para pressionar o autor a mudar o rumo da personagem. Não sem razão. Mensagem da trama: gorda é carente. Gorda é boba. Gorda ninguém quer. Gorda tem que ser HUMILHADA. 

Engraçado que a mesma trama ontem deu um show de modernidade mostrar Felix (Mateus Solano) sendo aceito como gay por sua família e sofrendo homofobia do pai. Admirável. Mas.. Por que tratar uma moça desse jeito? Isso em tempos em que se luta contra a ditadura da magreza e da chamada” gordofobia”. 

O autor da trama, Walcyr Carrasco, já avisou que a menina vai ter um final feliz. Mas, bem, ela vai ter que passar por tanto sofrimento e humilhação para isso? Jura? Gordo tem que sofrer? “Usa mais de 42, queima na fogueira”,  sussurram várias vozes na mídia e no mundo da moda.  Uma novela com tanta influencia propagar um preconceito desses enquanto mostra um mega avanço ao abordar a causa gay é absurdo. O que será de mim?”, pensa uma espectadora adolescente gordinha vendo a novela. Difícil justificar, seu Walcyr.

Fabiana Karla no papel de Perséfone (Foto: Divulgação/TV Globo)

Nenhum voto
69 comentários
imagem de Adriana Maria Carvalho
Adriana Maria Carvalho

A secretária chamada de "cadela" por personagem gay, a esposa sendo humilhada e mal tratada pelo mesmo personagem gay, a medica que tem que alugar sua barriga em prou da felicidade dos personagens gays, aliás ,essa de alugar a barriga me faz lembrar da antiga roma, na qual o homossexualismo imperava e a mulher era tratada como ser inferior e que só servia para procriar....realmente, nós mulheres estamos perdendo feio!!!. 

 
 
imagem de Juliano Santos
Juliano Santos

Na minha opínão essa questão já devia estar superada. O padrão de beleza das esquálidas e anoréxicas é um horror. Porque ainda resiste?

Não se deveria estar ainda discutindo a transformaçao do "ideal" de beleza feminina em um amontoado de ossos, mas sim em um ser plastificado, artificialmente alorado e bronzeado. E com perna de jogador de futebol. Isso sem falar na cara de pato, com lábios que parecem que querem saltar do rosto

O ideal de mulher hoje na mídia é um simulacro de travesti. Em pensar que antigamente era o contrário, o travesti que queria ser mulher.

PS: há muito tempo que acho essas moças robustas que alguém postou aqui muito mais gostosas que a Gisele Bundchen, uma baranga. Que alias não aguento mais ver na propaganda da Sky (uma das piores de todos os tempos).

 

Juliano Santos

 
imagem de Weezer
Weezer

Parabens, Anarquista Lúcida, já estava passando da hora de vocês assumirem que a Globo está do seu lado! Esse papo de tratá-la como inimiga já tava mais que absurdo.

 
 
imagem de Anarquista Lúcida
Anarquista Lúcida

Enlouqueceu? Nao sabe ler? Bebeu? Só trollagem? Ou todas as respostas acima? 

 
 
imagem de paulo eduardo
paulo eduardo

bom, não vejo essa novela, e sinceramente, acho que ultimamente as novelas estão passando dos limites em muitos temas e abordagens, no caso ai da Gordinha, apesar de não assistir as cenas "humilhantes" , estou 50/50, acho que esses lances acabam reforçando esses estereotipos e a ditadura da magreza, mas tb acho q é muita atitude "politicamente correta" querer que o autor mude a coisa toda. Acho que um meio termo serviria, bastava criar o contexto dela querer ficar com alguem sem ter que recorrer as cenas sadomasoquistas e abusos como criar situações de prostituições que tanto estão criando problema, rsrsrsmas a grande verdade disso tudo é o nosso atraso como sociedade mesmo, Uma obra aberta (de que autor que seja), é um direito dele como criador, tipo, A tal Liberdade de Expressão, o problema é que como somos atrasados em relação a Educação e Cidadania e bom senso, etc.... qualquer coisinha vira palanque pra se debater os nossos recalques como sociedade.

 
 
imagem de Alessandre de Argolo
Alessandre de Argolo

Reduzindo ao absurdo a crítica, não sobra nada.

Por esse critério, todo autor que um dia criou um vilão negro é racista. Hã?

Todo autor que criou um marido que trai a esposa terminou dizendo que todos os maridos traem a esposa. Hã?

Todo autor que criou personagem advogado mentirosa, anti-ética, trapaceira e etc, quis dizer que todos os advogados são assim também. Hã?

Todo autor que criou personagens empresários cruéis, desalmados, que só pensam em enriquecer, mesmo que seja passando por cima dos outros, quis dizer que todos os empresários são assim também. Hã?

Todo autor que criou personagens políticos corruptos, ladrões do erário e etc, quis dizer que todos os políticos são assim. Hã?

E assim sucessivamente. 

Enfim, exemplos não faltam para demonstrar a invalidade da crítica contra o autor da novela porque a personagem que não consegue transar é gorda ou acima do peso.

Pela crítica, nenhum autor teria mais liberdade de criar personagens com determinadas características sem ser acusado de ser preconceituoso ou discriminador.

Absurdo.

 
 
imagem de alexis
alexis

Já nem sabem o que fazer para levantar o IBOPE da Globo. Agora inventam assuntos como este num blog onde poucos assistem novelas e, provavelmente, alguns incautos agora irão conferir. Vou resistir, pois há quase 6 anos que não assisto a Globo, nem sequer o futebol (depois da história da bolinha de papel convertida em tijolo na cabeça do Cerra).

 
 
imagem de armando botelho
armando botelho

Que beleza! A globo ta bombando com suas novelas , tem gente que se planta na frente da TV do começo da tarde e so sai na hora do noticiário , é a alienação ampla e absoluta principalmente das donas de casa que tem as novelas como único entretenimento .

Este caso agora levantado da gordinha na verdade é mais um ingrediente amarrando a telespectadora  na telinha. E o IDE nosso ta la em baixo , muito destas donas de casa poderiam fazer um supletivo e até uma faculdade e melhorar o cognitivo .

 
 
imagem de Anarquista Lúcida
Anarquista Lúcida

Até parece que só há telespectadorAs na frente da telinha... Machismo é fogo mesmo. Mas enfim do Botelho nao dava mesmo para esperar outra coisa. 

 
 
imagem de Thiago Venco
Thiago Venco

Queen Latifah, estrela de vários filmes, linda, maravilhosa, não passa vergonha e nem vontade em Ipanema, seu Carrasco! Viva as gordinhas saudáveis! Obesidade mórbida é assunto de médico e psicólogo, estamos falando é de uma ética perversa que enxerga na estética da gordinha uma coleção de "maus hábitos"... como se nós humanos tivéssemos muito controle, um controle "apolíneo" sobre nossas formas hahaha! É ridículo! Temos que denunciar sim, o problema é grave e afeta adolescentes que podiam estar aí perdendo a virgindade adoidado, mas não, estão vomitando no banheiro após o almoço... deixo aqui o meu "fiquem no inferno" aos preconceituosos.

Re: A humilhação da personagem gordinha na novela das oito
 

Pelo fim do anonimato no Luís Nassif Online.

 
imagem de Klaus BF
Klaus BF

Essa também não!

 
 
imagem de Thiago Venco
Thiago Venco

Adoooro Gabi Amarantos!

 

Pelo fim do anonimato no Luís Nassif Online.

 
imagem de Anarquista Lúcida
Anarquista Lúcida

Vou tentar incorporar um caso ocorrido nos EUA onde as pessoas nao acharam que reagir era uma bobagem nao, e deram uma resposta fulminante. Se nao conseguir incorporar, o link é http://www.xonei.com/apresentadora-e-chamada-de-gorda-e-da-a-melhor-resposta/

 
 
imagem de Anarquista Lúcida
Anarquista Lúcida

Tentando novamente, pela URL, que pelo código nao saiu. 

 
 
imagem de Janah
Janah

A melhor resposta

http://www.youtube.com/watch?v=HqXrY3UHpM4

 
 
imagem de Anarquista Lúcida
Anarquista Lúcida

Obrigada, Janah. Como este está pelo YouTube, tz a incorporação saia. Vou tentar de novo. 

 
 
imagem de Gilson Raslan
Gilson Raslan

E tem mais: a telenovela é um autêntico lupanário, formado por enfermeiras e frequentado por médicos, onde elas são trepadeiras contumazes, e eles, garanhões soltos no meio de um lote de éguas no cio.

 

Min. Gilmar Mendes, quando V.Exa. vai remeter ao Pleno do STF o processo em que Zé Serra foi condenado por improbidade administrativa pela Justiça Federal de Brasília?

 
imagem de Anarquista Lúcida
Anarquista Lúcida

Comentário moralista e MACHISTA! Os homens sao garanhoes, as mulheres éguas no cio... Haja! 

 
 
imagem de Klaus BF
Klaus BF

Sinceramente não achei não! Percebi mais como uma crítica ao enredo da novela.

 
 
imagem de Anarquista Lúcida
Anarquista Lúcida

Klaus, no comentário nao há nenhuma conotação negativa ao fato dos homens treparem como galinhas... Mas as mulheres, ó, sao trepadeiras, "éguas no cio" (jura que você nao vê machismo nisso?). Por que essa diferença de tratamento? E aliás, se as pessoas querem e nao é à força, qual o problema em fazer sexo? Comentário moralista e machista sim. 

 
 
imagem de Adriana M Carvalho
Adriana M Carvalho

Na mesma novela tem uma secretária que é "chamada" de CADELA pelo personagem Felix, que é gay!. ....Nós mulheres estamos perdendo feio!. 

 
 
imagem de Leo V
Leo V

Mas daí seria o mesmo que dizer que por mostrar o personagem Cesar como preconceituoso ela estaria vlidando a homofobia.

O assédio moral de Felix em cima da secretária é mostrado de forma negativa. Não é uma questão de ser mulher. Se fosse um homem ele xingaria de outra coisa pra humilhar.

 
 
imagem de Adriana Maria Carvalho
Adriana Maria Carvalho

A secretária chamada de "cadela" por personagem gay, a esposa sendo humilhada e mal tratada pelo mesmo personagem gay, a medica que tem que alugar sua barriga em prou da felicidade dos personagens gays, aliás ,essa de alugar a barriga me faz lembrar da antiga roma, na qual o homossexualismo imperava e a mulher era tratada como ser inferior e que só servia para procriar....realmente, nós mulheres estamos perdendo feio!!!. 

 
 
imagem de emerson57
emerson57

o que a globobo tem contra as virgens?

ai é que reside o perigo e aonde está o preconceito maior!

as meninas de 12 anos vendo a novela da rede lixo e sendo pressionadas para perder a virgindade?

rede globobo, a imagem do cão! *

*(essa lapidar frase vi num templo em sampa)


 
 
imagem de Leo V
Leo V

A personagem entrou na casa dos 30. Vamos ser sensatos.

A 'pressão' vem da própria vontade da personagem.

Sinceramente, anormal é alguém entrar na csa dos 30 anos e ser bem resolvido quanto a ser virgem não tendo sido essa uma livre escolha.

 
 
imagem de Jose Mayo
Jose Mayo

Já eu, acho que o maior problema da personagem é o nome. Desarma qualquer soldado!

 

"O pior desserviço que se presta às boas causas, é tentar fundamentá-las com argumentos ruins." (Jose Mayo)

 
imagem de claudio coimbra
claudio coimbra

Triste mesmo é ter gente perdendo tempo com novela da Globo e ainda comentando.

 
 
imagem de Anarquista Lúcida
Anarquista Lúcida

Você nao está pensando bem. Eu nao via a Globo há mais de 8 anos. Voltei a ver em junho, para ver o discurso que ela estava veiculando a respeito (o discurso oficial, e o "entre as linhas"). Se a Globo faz a cabeça das pessoas, é bom ver o que ela está fazendo. 

Para novelas nao tenho muita paciência, mas passei a ver Saramandaia, porque achei que deveria haver recadinhos na novela. E tb fiquei impressionada pelo discurso sobre a mulher que eles estao passando. Mas sobre isso falarei em comentário específico. 

 
 
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Tem que ser denunciado sim -e antes fosse so a rede golpe ou so o assunto da "gordura".  Quando eu tive chance de assistir novela a ultima vez, foi "Eramos Seis" (papai tava morrendo e eu estive no Brasil um tempao).

Do comeco ao fim da novela, TODOS os estrangeiros eram ladroes, ridiculos, miseraveis, arrogantes, ou tudo junto.  Foi fondo assim, dos primeiros capitulos ate o finzinho da novela.  Pela natureza do livro nao era novela sexista, no entanto -sexista foi a censura de varias e varias cenas entre sobrinha Carola (Regina Duarte) e tia (esqueci, mas era Irene Ravache).

 
 
imagem de Anarquista Lúcida
Anarquista Lúcida

Em Saramandaya há TRÊS exemplos do mesmo esquema: o homem é um canalha, já fez coisas graves contra a mulher; mas, quando ele chega perto e a beija, ela "nao resiste" e se deixa "abater". Fantasia masculina idiota, a dos irresistíveis conquistadores, e estereótipo de mulheres tao "quentes" que perdem completamente a dignidade. Argh! 

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!