Trivial do Trio Surdina

Autor: 

Outro LP recuperado, esse lá dos tempos do guaraná com rolha.

Trio Surdina:

Trio instrumental composto por Anibal Augusto Sardinha - o Garoto (violão) - 28/6/1915 - São Paulo, SP - 3/5/1955 - Rio de Janeiro, RJ
Romeu Seibel - o Chiquinho (acordeão) - 7/11/1928 - Santa Cruz do Sul, RS - 13/2/1993 - Rio de Janeiro, RJ
Rafael Lemos Junior - o Fafá Lemos - Violino - 19/2/1921 - Rio de Janeiro, RJ

O trio surgiu em 1952, no programa "Música em Surdina", apresentado por Paulo Tapajós, contando com Fafá Lemos no violino, Garoto, ao violão e Chiquinho, no acordeom. Em 1953, gravou o disco "Trio Surdina toca Ary Barroso", com "Rio de Janeiro", "Inquietação", "Na Baixa do sapateiro" e "Risque". No mesmo ano, lançou o LP "Trio Surdina", com "Duas contas", de Garoto, "Felicidade", de Garoto e Haroldo Barbosa, "Ningiuém me ama", de Fernando Lobo e Antônio Maria e "Nós três", de autoria do trio.

O Trio teve carreira curta porém de grande produtividade e foi considerado como precursor do sambalanço e da bossa nova. O fim do trio foi precipitado pela morte prematura do violonista Garoto, embora muitas gravações somente fossem lançadas após o seu falecimento, mais uma prova da vitalidade e grande capacidade de trabalho do trio. Em 2003, foi homenageado com uma recriação do trio que contou com Henrique Cazes no violão, Marcos Nimrichter no acordeom e Nicolas Krassic no violino, que se apresentou com a cantora Claudette Soares em show no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro.(Texto extraído do Dicionário Cravo Albin)

1- Três apitos (Noel)   2- O que é que a baiana tem (Caymmi)

3- Nem eu (Caymmi)   4- Conversa de Botequim (Noel)

Imagens: 
Trio Surdina Interpreta Noel e Caymmi

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.

Nenhum voto
9 comentários
imagem de José Robson
José Robson

Fuça daqui, fuça dali, acabei por baixar as músicas do LP que a pouco disse ter:

 

http://rs274.rapidshare.com/files/108796150/TrioSurdinaDebut-zl.zip

 
 
imagem de José Robson
José Robson

 
 
imagem de José Robson
José Robson

Esse aí é o M-014. Eu tenho o M-007. Lado A: Ternamente, O Relógio da Vovó, Duas Contas e Felicidade. Labo B: Ninguém me Ama, Na Madrugada, Nós Três e Malagueña.

 
 
imagem de 300discos
300discos

Trio Surdina é bom demais. Agora, o disco que mais gosto deles é o primeiro, "Trio Surdina": http://300discos.wordpress.com/2009/10/24/cr01-trio-surdina-trio-surdina-1953/ . O disco tem a famosa gravação "bossa-novista" (em 1953!) de "Duas Contas" de Garoto.

 
 
imagem de Anônimo

Trezentão, valeu a dica, já estou baixando. Abraço.

 
 
imagem de Zuraya
Zuraya

 

Dorival Caymmi & Carmen Miranda - O que é que a baiana tem

 

Antes de encerrar 2009 - ano de celebração do centenário de nascimento de Carmen Miranda, a mulher mais famosa do Brasil no século XX - achei por bem postar este vídeo que também é uma homenagem ao saudoso Dorival Caymmi (30/04/1914 - 16/08/2008). O vídeo começa com um depoimento do cantor e compositor baiano. Nele, Caymmi revela que leu o livro "O amante de Lady Chatterley", escrito em 1926 e 1927 por David Herbert Lawrence ou D. H. Lawrence (11/09/1885 -02/03/1930), por indicação da Carmen Miranda (09/02/1909 - 05/08/1955). O livro causou furor na época por ser considerado obsceno. Foi publicado clandestinamente em 1928, na França, e sua circulação foi proibida em vários países, sendo que na Inglaterra só foi para as livrarias em 1960, quando o livro saiu vitorioso de uma grande batalha judicial. A obra já foi para as telas de cinema e virou peça de teatro. 

Após comentar sobre o livro, Caymmi mostra e toca numa antiga vitrola movida à manivela o seu primeiro disco, o 78 rpm com as músicas "O que é que a baiana tem" e "A preta do acarajé" em dueto com Carmen Miranda. São dois clássicos da MPB, gravados em 1938 e lançados no início de 1939, há 70 anos, portanto. A música "O que é que a baiana tem" já ganhou várias regravações, como as de Clara Nunes, Eduardo Dusek, Marília Pera, Ney Matogrosso, Lana Bittencourt, Rosa Passos, Trio Surdina, e mais recentemente pela banda 1e99 e Daniela Mercury, entre outras. A canção é uma das mais importantes da MPB, pois foi por meio dela que Carmen ficou caracterizada pelo traje de baiana, conquistou o mercado internacional, e marcou o início da carreira igualmente brilhante de Caymmi. Além dessas duas músicas, Carmen gravou outras duas do cantor e compositor baiano: "Roda pião" (1939) e O dengo que a nega tem (1940), ano dos últimos registros musicais da artista no Brasil.

O vídeo prossegue com cena de Carmen cantando "O que é que a baiana tem" no filme "Banana da terra", dirigido em 1939 por Braguinha (29/03/1907 - 24/12/2006), famoso pelas suas marchas de carnaval.. As imagens da cantora e atriz foram extraídas do vídeo disponível no canal de Doni Sacramento - http://www.youtube.com/DoniSacramento. Por fim, o vídeo encerra com a mensagem da cantora aos brasileiros após imprimir suas mãos e pés na calçada da fama do Teatro Chinês em Hollywood no dia 24 de março de 1941 - façanha, diga-se de passagem, que nenhum brasileiro conseguiu até hoje. Carmen a conquistou com menos de dois anos de atuação no mercado norte-americano.

 

Zuraya

 
imagem de Gilberto Cruvinel
Gilberto Cruvinel

 

Uma delícia Edson. Mas é o Noel mesmo cantando Três apitos e Conversa de Botequim?

 
 
imagem de luisnassif
luisnassif

Não. É um dos instrumentistas, acho que o Chiquinho do Acordeon.

 
 
imagem de 300discos
300discos

Nassif, 

quem cantava no Trio Surdina era o Fafá Lemos. Ele era responsável, também, pelos assobios sempre muito afinados do trio.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!