Os 48 anos de Kasparov

48 anos de Kasparov!

Garry Kasparov (do russo: Га́рри Ки́мович Каспа́ров; pronúncia russa AFI: [ˈɡarʲɪ ˈkʲiməvʲɪtɕ kɐˈsparəf], nascido Garry Kimovich Weinstein, em 13 de abril de 1963, em Baku, República Socialista Soviética do Azerbaijão, União Soviética; agora Azerbaijão) é um Grande Mestre de Xadrez, ex- Campeão Mundial de Xadrez, escritor e ativista político. É considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos.

Kasparov foi o jogador mais novo a se tornar Campeão Mundial de Xadrez em 1985, quando tinha 22 anos. Manteve o título mundial oficial da Federação Internacional de Xadrez até 1993, quando uma disputa com a FIDE levou-o a criar uma organização rival, a Professional Chess Association. Ele continuou a vencer o Campeonato Mundial de Xadrez Clássico até ser derrotado por Vladimir Kramnik em 2000. Garry também é largamente conhecido por ser o primeiro campeão mundial de xadrez a perder uma partida para um computador, quando perdeu para o Deep Blue em 1997.

As conquistas de Kasparov incluem ser classificado como o número um do mundo de acordo com o rating ELO quase continuamente de 1986 até sua aposentadoria em 2005 e por sustentar a classificação mais alta de todos os tempos, de 2851. Ele mantém, também, o recorde de Chess Oscars, tendo recebido o prêmio onze vezes.

Entre 1984 e 1990, Kasparov foi membro do Comitê Central de Komsomol e membro do Partido Comunista da União Soviética. Ele anunciou sua aposentadoria do xadrez profissional em 10 de março de 2005, para dedicar seu tempo à política e à escrita. Formou o movimento United Civil Front, e tornou-se membro do The Other Russia, uma coalizão de oposição à administração de Vladimir Putin. Ele foi candidato para presidente nas eleições de 2008, mas depois desistiu. Embora altamente considerado, no Oriente, como um símbolo de oposição a Putin, o apoio de Kasparov na Rússia era fraco.

Em 14 de abril de 2007 Kasparov foi preso com quase outras 200 pessoas ao participar de um protesto contra o Kremlin, e ficou detido por cerca de dez horas, além de ter sido multado em mil rublos. Em novembro do mesmo ano, foi novamente preso, em um protesto contra Vladimir Putin e ficou detido desta vez por cinco dias. (Texto completo na Wikipedia)

Vídeos: 
Veja o vídeo
Nenhum voto
12 comentários
imagem de ulderico
ulderico

 O maior jogador de xadrez da história se transformou, pelo exibicionismo incontrolável, em nota de rodapé da história da IBM.

 E, pior, arrastou para a vala a reputação do "jogo dos reis". Quem sabe  o nome dos grandes mestres da atualidade?

 

Ulderico

 
imagem de Armando do Prado
Armando do Prado

V. esqueceu de dizer que era assalariado dos EUA, via CIA, que tinha interesse em desmoralizar os enxadristas campeões ligados aos PCUS. Enfim, tempos de guerra fria. Oportunista, egocêntrico e inteligente, mas a serviço de interesses estranhos. Estranhos? Nem  tanto. 

 

Armando do Prado

 
imagem de Ed Araujo
Ed Araujo

Grande enxadrista Kasparov, mas Mikhail Tal era incomparável, cada partida um show....infelizmente faleceu cedo demais.

 

"Pés no chão e caldo de galinha nunca farão mal a ninguém"

 
imagem de FabioREM
FabioREM

O Kasparov hoje é treinador do Magnus Carlsen, que é um dos top do mundo.

Dados da FIDE de março deste ano:

RankNameTitleCountryRatingGamesB-Year 1 Anand, Viswanathan g IND 2817 13 1969 2 Carlsen, Magnus g NOR 2815 13 1990 3 Aronian, Levon g ARM 2808 13 1982 4 Kramnik, Vladimir g RUS 2785 13 1975 5 Ivanchuk, Vassily g UKR 2779 19 1969 6 Karjakin, Sergey g RUS 2776 0 1990 7 Topalov, Veselin g BUL 2775 0 1975 8 Nakamura, Hikaru g USA 2774 13 1987 9 Mamedyarov, Shakhriyar g AZE 2772 0 1985 10 Grischuk, Alexander g RUS 2747 13 1983

 
 
imagem de Athos
Athos

Esse é um gênio. destronou Karpov antes dos 30. Incrível!

 
 
imagem de Pablo Castro
Pablo Castro

Provavelmente o maior jogador de xadrez da história, com um estilo agressivo, que combinava uma tendência tática e a busca frenética pela iniciativa com uma veia teórica, rapidamente processando as cada vez mais frequentes inovações na abertura, nas décadas de 70, 80 e 90. 

Pupilo do grande patriarca do xadrez soviético Mikhail Botvinnik, Kasparov já era fortíssimo antes dos 20 anos de idade, e conseguiu ser campeão mundial aos 22, derrotando, no segundo encontro ( depois que o primeiro foi encerrado pelo então presidente da FIDE Campomanes , de forma unilateral, quando Karpov ameaçava perder o título, mesmo com 2 vitórias a mais, por esgotamento físico e mental) a "máquina " Anatoly Karpov, em 85.

Depois de 15 anos reinando, período em que disputou mais 4 matches contra Karpov, um contra Short e um contra o atual campeão mundial Anand , e  acabou rompendo com a FIDE, Kasparov perdeu em 2000 o título para Kramnik, o adversário que o próprio campeão havia escolhido.

Depois disso, continuou mesmo assim provando sua superioridade em vários torneios, até largar o xadrez competitivo em 2005.

Agora atua como militante político, dissidente das forças dominantes e mafiosas de Putin, tendo que andar com guarda-costas e tomando cuidado com o que , e onde, come.

O link que mando permite ver qualquer partida do gênio de Bakru, com destaque para alguns prêmios de beleza ....

http://www.chessgames.com/perl/chessplayer?pid=15940

 
 
imagem de Odilon Araujo
Odilon Araujo

Há uma série de colunas do Carlos Lopes, do Jornal "Hora do Povo", onde o mesmo desanca o Kasparov.

A primeira delas é "http://www.horadopovo.com.br/biblioteca/Carlos_Lopes/2607-03-10-07-P8.htm"

Vale uma leitura, principalmente para aqueles que gostam de xadrez.

 
 
imagem de Juarez Belém
Juarez Belém

Indubitavelmente, o melhor jogador de xadrez que já existiu. Os números e títulos falam por si próprios, mas a história do match de 1997, quando  perdeu para a máquina - que foi desmontada logo depois -, justamente no auge da carreira do jogador, quando foi chamado de "imbatível" pela revista espanhola "Jaque" e alcançou a maior pontuação da carreira, a mim parece mal contada. Pude acompanhar boa parte da trajetória do campeão, assisti a inúmeras partidas e por isso firmei o convencimento de que se trata do maior jogador de xadrez de todos os tempos. Foi suficiente ser dito, a primeiro de abril, que estaria voltando da aposentadoria em Aix-le-Bains (Bélgica) para que seu nome logo se tornasse uma TT no Twiterr! Parabéns, ogro!

 
 
imagem de daniel d neto
daniel d neto

Tem toda uma história de bastidores sobre a tal partida contra Deep Blue e possível trapaça por parte da IBM, que nunca mandou os logs do jogo. Foi para as telas sob o título "The End Game", e conta com o proprio Kasparov narrando os fatos da sequencia de partidas.

De qualquer forma,  parabéns ao Kasparov. Jogo xadrez há algum tempo (brinco), e analiso muito as partidas dele. Dentra as clássicas, destaco as contra Karpov (arqui-rival), Kramnik e o famoso e controverso jogo 2 contra Deep Blue.

 
 
imagem de Cafezá
Cafezá

Se não estou enganado, o político campeão de xadrez no Brasil é o careca, da dupla de carecas, José Roberto Arruda.

 
 
imagem de DanielQuireza
DanielQuireza

É isso ai !! Campeão de xadrez e de fraude de painel....!

 

@DanielQuireza

 
imagem de Fernando Fonseca
Fernando Fonseca

Nenhum campeão mundial perdeu par computador nenhum.

 

Aquilo foi uma armação da IBM que Kasparov caiu.

 

Os lances decisivos foram feitos por mestres de xadrez, existe um programa de duas horas do Dicovery que provou isto.

 

Não existe este cérebro eletrônico que chegue a campeão mundial de xadrez, aquela bobagem prejudicou muito o xadrez e KASPOROV considera que sua participação naquela pantomina foi o seu maior erro.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!