A oposição tentando encontrar o rumo

Da Folha

Aécio planeja superfusão de partidos após 2012

Ideia do tucano é unir PSDB, DEM e PPS depois das eleições municipais

Fusão de legendas da oposição ao governo Dilma Rousseff poderia atrair integrantes do PSD, de Gilberto Kassab 

CATIA SEABRA
DE BRASÍLIA

Postulando o direito de representar a oposição na corrida presidencial de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) planeja criar um novo partido para a disputa.

Fruto da fusão de PSDB, DEM e PPS, a sigla seria anunciada em 2013, depois das eleições municipais do ano que vem, e poderia atrair até mesmo integrantes do PSD -recém-lançado pelo prefeito Gilberto Kassab (SP).

Apesar da disposição de manter por ora seus projetos sob sigilo, Aécio acabou por confidenciá-los a interlocutores nas últimas semanas, quando trabalhou para conter a migração de integrantes da oposição ao PSD.

Disposto a segurar parlamentares do PSDB e do DEM, Aécio pediu que não tomassem suas decisões "de olho no retrovisor". Seu argumento é o de que a saúde da oposição não deve ser avaliada à luz das eleições do ano passado, quando foi derrotada, mas sob a perspectiva de uma vitória em 2014.

Toda a sua aposta está no desgaste do governo e esgarçamento de sua relação com a base. "Enquanto isso, a oposição tem que se renovar", disse Aécio, na sexta-feira, em Minas Gerais.

Nas conversas, Aécio recomenda serenidade e acena com a promessa de que todos - inclusive o próprio PSD - estarão unidos em 2014.

O senador repete que "todo governo, quando se elege, tem uma carência". "Mas nossa vez vai chegar."

DIVERGÊNCIA

Embora o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e o líder do DEM na Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), defendam uma fusão antes mesmo da eleição do ano que vem, Aécio e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, discordam.

Os dois alegam que neste momento -de fragilidade da oposição- não seria oportuno abrir mais uma janela de acesso para o governo.

Segundo resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), um parlamentar pode deixar seu partido sem risco de perda de mandato somente em alguns casos. Entre eles, a fusão partidária ou a criação de uma nova sigla.

Ainda não formalizado na Justiça Eleitoral, o PSD já tem sido refúgio de parlamentares interessados em aderir à base governista. Mas, como seu nascimento está cercado de insegurança jurídica, uma fusão do PSDB com o DEM poderia escancarar as portas da oposição para o governo.

Pela lógica de Aécio, esse ímpeto governista estará mitigado em 2013, e a perspectiva de uma vitória no ano seguinte atrairá filiados para seu novo partido.

Bem menos otimista, ACM Neto tem dito que poderá ser tarde demais para conter a sangria.

PESQUISA

A fusão de dois ou mais partidos é mais vantajosa do que a simples criação de uma nova legenda.

Enquanto o PSD surge sem direito a tempo de TV ou a fundo partidário, na fusão é preservada a cota dos partidos que dão origem a essa terceira sigla.

O projeto de Aécio enfrentaria, no entanto, muita resistência. Além da incompatibilidade histórica de PPS e DEM, o tucanato defende a manutenção do nome do PSDB à frente da sigla.

A conveniência da troca de um nome nacionalmente consolidado -o do PSDB- seria submetida a pesquisas qualitativas.

Num sentido oposto, o DEM deverá realizar pesquisa para analisar sua nova estratégia de comunicação, e não está descartado o resgate do antigo nome, PFL.

Refratário à fusão, o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, diz que "o assunto não está em questão neste momento".

Parlamentares procurados por Aécio declaram que o projeto faz parte das conversas. "A criação de um novo partido está, sim, em pauta", afirma o deputado Jorginho Melo (PSDB-SC), que se manteve no PSDB também a pedido de Aécio.

Nenhum voto
42 comentários
imagem de Mauricio Nascimento
Mauricio Nascimento

PPSDEMOB ... que coisa mais ridícula.

 
 
imagem de Jorge Fernandes
Jorge Fernandes

o partido vai se chamar ARENA

 
 
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

 

Estes netos andam zanzando de entrevista em entrevista, postam-se diante dos refletores repetindo conversa mole e ordinária.
À moda de ladainha renitente, ecoa o enjoado discurso repleto de mentiras e falsificações no cristal líquido das telas de tv Brasil afora.

Acreditam os espertos, bancando camelô do Mercado Modelo, vender esse peixe podre ao povo ignorante e desinformado. Aécio Neto e ACM idem, ambos, por descenderem das oligarquias mandatárias de origem, recebem gracioso e ostensivo apoio da mídia de aluguel, das mesmas empresas que os voinhos cultivaram, embrenhando-se em sólidas “amizades”.
Laços que se mantém revigorados, como apreciam alardear: uma mão lavando a outra.

Diria que,
dos jovens netos, acende-se o fifó que alumia as esperanças dos “amigos.” Os dois, como
paus de fósforos acesos, devem ajudar a encontrar as chaves do Alvorada. Estes senhores,
como gente diferenciada, não desistem, acalentam o sonho de requalificar o palácio da
Alvorada, transformando-o numa Casa Grande contemporânea, casarão digno de um feudo
moderno.

No entanto, aos mais calejados não escapa certo falseio, dado o hábito do uso do cachimbo, costuma que o gajo, por vezes, não perceba a tortuosidade da boca. A população, de longe, assunta o malabarismo dos colarinhos brancos, admira o esvoaçar das gravatas de seda pura. Do outro lado da rua, apenas aguarda. Um leve sorriso travesso, um esboço, quiçá, por estar aguardando a hora de apertar os botões da maquineta de votar.

Orlando

 
 
imagem de André Oliveira
André Oliveira

Seria melhor o título "Aécio tentado encontrar o rumo". Pensando em termos de partidos de oposição a manobra da fusão piora ainda mais a situação de quem está perdido. Partidos com problemas de identidade se fundindo uma falta de identidade ainda maior. Esse partidão será legenda de aluguel para viabilizar a aventura eleitoral de Aécio.

 
 
imagem de José Luiz Rossi Passos
José Luiz Rossi Passos

Boa conclusão:"Todo governo que se elege tem suas carências".Senador também,quando não tem coragem de enfrentar um inofensivo etilômetro.

 
 
imagem de jura
jura

Serra e Alckmin, na atrasada festa de inauguração da cratera do metrô, que vetou a entrada da viúva e do filho de uma das vítimas, acham que o trem de Aécio está andando rápido demais:

16/05/2011 - 12h35

Serra afirma que fusão proposta por Aécio vem 'fora de hora'

Publicidade

GIBA BERGAMIM JR.
DE SÃO PAULO

Em evento de inauguração da estação Pinheiros do Metrô , em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra comentaram o plano de Aécio Neves (PSDB-MG), divulgado hoje pela Folha, de criar um novo partido para disputar as eleições à Presidência em 2014.

"Não é uma ideia que está posta. É uma discussão fora de hora", criticou Serra logo após a inauguração da estação.

Aécio postula o direito de representar a oposição na corrida presidencial de 2014, e estaria planejando criar um novo partido para a disputa.

O atual governador endossou a fala de Serra. "Eu respeito as ideias. Eu respeito o Aécio, mas é muito cedo para essa discussão", comentou Alckmin.

Os dois tucanos participaram junto da inauguração que também contou com a presença de Alberto Goldman --que governou São Paulo no final do mandato de Serra, que renunciou para concorrer à Presidência no ano passado.

Outros líderes tucanos já mencionaram a fusão do PSDB com DEM e PPS como uma possibilidade a ser considerada no horizonte da oposição. São eles: o ex-senador Tasso Jereissati (CE), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (SP) e o próprio Alckmin.

"Existem propostas nesse sentido. São aspectos delicados. Acho que o mais importante é manter a coesão dos partidos. (...) Não sei qual a tendência, se vai haver fusão ou não", afirmou FHC em abril. Naquela mesma semana, Geraldo Alckmin disse que a fusão "pode ser muito boa", mas que não via urgência na discussão.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/916367-serra-afirma-que-fusao-propost...

 
 
imagem de Juliano Santos
Juliano Santos

É isso aí, Aécio, junta tudo que sobrou e faz um sopão! E não se esqueça da pinga com limão (como se ele fosse esquecer)

 

Juliano Santos

 
imagem de Athos
Athos

Nussa, olha só onde foi parar o PPS, junto ao Demo. uahuauaahuhau

Acho que não é só o DD que é brilhante, o Freire também é!

 
 
imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

Segundo relato do repórter do Le Monde, DSK deverá comparecer a nova audiência na próxima sexta-feira, 20 de maio.

Esta será composta por um juri ampliado de talvez 23 pessoas com um mínimo de 16.

A foto abaixo, de Emmanuel Dunand da AF, mostra DSK diante do tribunal.

http://cdnmo.coveritlive.com/media/image/201105/php6nWraG_thumb_DSK2.jpg

A carreira política do ex-provável-futuro-presidente da França parace ter se encerrado.

 
 
imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

A juíza recusou a liberação sob caução de DSK.

 
 
imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

Segundo o repórter do Le Monde, a corte pede a detenção provisória de DSK alegando que não tem como fazer que este retorne aos EUA.

A defesa pede a liberação de DSK sob caução de 1 milhão de dólares.

 
 
imagem de Leonardo S.
Leonardo S.

A oposição ainda não entendeu que a população finalmente adquiriu um patamar mínimo de consciência política, suficiente para exigir dos partidos de oposição mudanças reais e não apenas retóricas.

Enfim, nesse caminho vão novamente tropeçar nas urnas.  

 
 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes

Achei um rumo pra eles.  O de sempre.

Re: A oposição tentando encontrar o rumo
 

ECHELON saiu da internet. ECHELON agora esta no seu proprio computador.

 
imagem de Juliano Santos
Juliano Santos

Ô Ivan, eu estou vendo uma luzinha no fim desse túnel. Você não está sendo generoso demais com a oposição não?

 

Juliano Santos

 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes

"estou vendo uma luzinha no fim desse":

Kikikikikiki...

Eh a luz do terreo...

 

ECHELON saiu da internet. ECHELON agora esta no seu proprio computador.

 
imagem de Ivo F Mathias
Ivo F Mathias

Em 2014 quando da eleicao, se o Aecio for candidato, aposto que o Tancredo aparescera mais do que o Aecio. O problema e que serao mais de 29 anos depois da morte do dito cujo. Qual e a memoria que o pais tem dele??? Acredito que nenhuma, nao foi uma figura politica como Getulio ou JK que ainda vivem no subconsciente da nacao( mais Getulio do que JK, JK e importante em Brasilia). Ou seja, a campanha do Aecio sera feita na base do fantasma do Tancredo e de uma promessa vaga de mudanca.

Alguem tem de avisar a ele de que muita coisa mudou, nao se pode mais fazer politica com base na incompetencia do governo alheio. Nao podemos esquecer que o Lula so foi eleito pq o Governo FHC foi um desastre, se tivesse sido minimamente competente, Serra teria sido presidente duas vezes e Aecio seria presdidente hoje

 
 
imagem de Marcello
Marcello

Falta a oposição a percepção de que o melhor caminho para conquistar o povo é apresentar contéudo em suas propostas. O que adianta ter força política e continuar falando tudo aquilo que o povo está cansado de ouvir.

PSDB, Aécio, Alckmin, usem a inteligência e desde já apresentem propostas para o povo ir refletindo. Mais do que isso, coloquem essas propostas em prática nos locais onde governam.  Todos sabemos que o governo tem pontos fracos, explorem esses pontos, mesmo que a crítica dirigida implique no supultamento definitivo de velhas práticas de governo e, com isso, a impossibildade de governar segundo essas práticas. 

O que o povo quer saber é se vocês estariam preparados para isso.

 
 
imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

Nassif,

Neste exato momento Dominique Strauss-Kahn deve participar de uma audiência preliminar diante de um(a) juíz(a) em Nova York.

Há um reporter do Le Monde, que não consegui saber o nome, transmitindo boletins a cada minuto em:

http://www.lemonde.fr/politique/article/2011/05/15/en-direct-les-suites-...

 
 
imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

Acho que o Aécio quer mesmo é fundar um clube: O Clube Aético Mineiro.

 
 
imagem de cácá quintela
cácá quintela

A salvação de três náufragos prestes a se afogar é um grande abraço. Sensacional a idéia!!! Esse Aécio é mesmop genial.

 
 
imagem de Ed Döer
Ed Döer

Agora, porque diabos o Aécio acha que em 2013 o cenário pode ser favorável para a oposição? Vão dizer que graças ao FHC que o mundo não acabou em 2012?

Creio que poderia ser mais favorável se a fusão fosse agora, girando em torno de ideias e projetos para o país. O que poderia atrair novos quadros, até em função de 2012. Mas se a oposição levar um baile em 2012, não vejo muito futuro num partido "novo", que aparentemente continuaria a se chamar PSDB.

Fora que, como o Gessário falou, esse tipo de manobra (fusão) esbarra nos egos e caciques. E é claro, nos interesses de todos os envolvidos. Não existe sequer um projeto de poder do DEM, PPS ou PSDB. E sim alguns indivíduos, cada um com suas motivações e razões diferentes, que sonham com a faixa presidencial. O Aécio é um deles, assim como o Serra, que já é obcecado mesmo. Já o Geraldo, não me parece tão preocupado com isso.

E no momento que a oposição é oposição simplesmente por se opor ao governo, sem ideias ou projetos, o resultado final é o que estamos vendo aí. Um político sem muito brilho como o Kassab é capaz de liderar uma manada, que provavelmente está mais interessada em manter o seu próprio mandato. Para esses, pouco importa se o presidente amanhã (2014) vai ser a Dilma, Lula, Serra, Aécio, Marina ou qualquer outro político. Mais importante é não se indispor com ninguém para evitar o mesmo fim que tiveram aqueles que dariam uma surra no Lula.

Por fim, considerando os problemas atuais da oposição, diria que é mais fácil sair um candidato "opositor" de peso da própria base do governo. Ou de outro setor da sociedade como a mídia ou empresariado. Um Huck ou Eike da vida, ou talvez mesmo, os próprios.

 
 
imagem de Daniel Campos
Daniel Campos

Como o George A.F. Gessário comentou acima, a oposição atual é o "partido do Eu". Isso sozinho já é o bastante para impossibilitar qualquer partido, dado que para ter um partido é necessário pessoas que aceitem colaborar em torno de idéias coletivas.

E eu não estou conseguindo entender este samba do criolo doido... Se criaram um partido novo com o objetivo de supostamente poder praticar idéias diferentes dos partidos de origem - DEM e PSDB - então porquê diabos propor logo após a fusão dos três em um partido só?

E outro "detalhe" crucial... Se a única proposta do novo partido é "desgastar o governo" ao invés de propor idéias melhores, então o novo partido já vai nascer morto.


 
 
imagem de Augusto Jose Hoffmann
Augusto Jose Hoffmann

A criação do PSD, as fusões e o casamento do pavão

A sabedoria milenar japonesa ilustra de como algumas idéias se tornam desatrosas, aqui bem aplicada a nossa política partidária, como boa parideira, sempre lançando rebentos.

Em uma planície , viviam uma urubua e um Pavão. Certo dia, o Pavão inconformado em não poder voar alto, como as outras aves, refletiu:

- Sou a ave mais bonita do mundo animal , tenho uma plumagem colorida e exuberante, porém, nem voar eu posso de modo a mostrar minha beleza, feliz é aquela urubua, lá no alto daquela árvore, livre para voar para onde o vento a levar.

 A Urubua , por sua vez , também pensava:

-Que infeliz ave sou eu, a mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar para ser vista por todos,  quem me dera ser bela e vistosa tal qual aquele pavão, lá no chão!

 Foi quando ambas resolveram se casar. E sonharam: seus descendentes, voariam como a urubua e teriam a imponência de um Pavão.

 Na maternidade, quando  observavam o primeiro filho, perceberam se parecer com o peru, uma ave feia, desengonçada e, ainda por cima, não voa!

Conclusão: na nossa política corrompida, repleta de vícios , não é trocando de roupas, borrifando perfume acompanhados de banda de música que vão se aprumar.

Na noite da party fusion, a trilha será essa:

 

Brasil: esse estranho país de corruptos sem corruptores.(LF Veríssimo)

 
imagem de Anônimo

Caramba, o estrago feito pelo Serra foi animal mesmo! Já se passaram seis meses desde a catástrofe e eles ainda estão se fundindo...

 
 
imagem de Chico Doido
Chico Doido

Pelo visto ao se fundirem as oposições acreditam que terão mais peso , é claro que este peso os fará afundar mais rápido .

Esses caras não tem projeto para o país , oque há entre eles são projetos pessoais de poder , o brasileiro esperimentou o progresso social e econômico com Lula , não vai querer trocar isto por desemprego , recessão , entreguismo e a subserviencia néo liberal que a direita propõe .

Aliás , o "menino do Rio" , o  mineiro mais  carióca do Brasil , aquele que defende uma empresa sonegadora em detrimento do estado ao qual diz representar , é o novo queridinho do PIG .

 
 
imagem de jose miguel
jose miguel

Tudo pela sobrevivência! Aécio é tâo inteligente....(kkkkk)

 
 
imagem de Eden SP
Eden SP

Reflexos de 8 anos da Era Lula na seara partidária: uma hecatombe sem precedentes (nunca na historia desse pais) na oposição brasileira.
Sem conteudo, sem perspectivas, esvaziamento de quadros. Restam-lhes nada mais o discurdo de juntar os cacos para ver o que resta para continuar.

 
 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes

So resta saber se o PPSDemB vai ser tambem chamado de PTA ou PTK.

 

ECHELON saiu da internet. ECHELON agora esta no seu proprio computador.

 
imagem de George A.F. Gessário
George A.F. Gessário

Funde, muda o nome do partido, mas as cabeças dos líderes não mudam então, creio não vá adiantar de nada essa jogada, vai continuar cacife contra cacife, egos em conflito e o EU acima do partido (tucanos agradeçam ao Serra, maior símbolo desse vale tudo) e pouca base popular e nenhum projeto de país, como disse o Eduardo Campos semana passada, a oposição tem de mostrar ao país o que de diferente pra melhor ela pode proporcionar ao mesmo, precisa de um modelo sério, bem fechado que mostre bem suas metas, seus projetos e as bases para realizá-los aos eleitores, senão vão cair numa insignificância pertubadora no cenário político nacional, e o pior sem razão, pois não é nem de longe toda a população brasileira que acredita que o modelo atual(PT LULA), apesa de aprová-lo (pelos resultados nem poderia ser diferente ele foi o melhor presidente ao menos do período democrático pós CF/88) seja o ideal para o país, principalmente aquela turma, que em meio ao voto religiozo que teve muito peso pra candidata, votou na Marina (apesar de NGM saber no que pensa a simpática candidata, que linha ela segue??) como forma de se discutir valores na eleição, como bem já frisou o PHA em seu blog.

 
 
imagem de Alexandre Weber - Santos -SP
Alexandre Weber - Santos -SP

O Projeto da oposição vai nascer do trabalho conjunto da sociedade com o PSB, o meu partido.

 

Follow the money, follow the power.

 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!