A resposta das religiões afrobrasileiras à TV Record

Tempos atrás, o Ministério Público Federal de São Paulo, através da procuradora Eugênia Gonzaga, inovocou uma tese inédita, desenvolvida por procuradores: a do direito de resposta coletivo. Ou seja, o direito de resposta quando setores extensos da sociedade forem afetados por manifestações jornalísticas.

Foi impetrada uma ação contra a TV Record, que havia atacado as religiões afrobrasileiras.

Um programa chegou a ser gravado, como direito de resposta. Mas a emissora logrou impedir a veiculação, recorrendo da ação.

Aqui, o vídeo - inédito.

Nenhum voto
34 comentários
imagem de michel nahas filho
michel nahas filho

Vou tentar ser o mais breve possível, mas para isso preciso me identificar: Sou um teólogo, protestante histórico, de matiz Luterano-Calvinista (sim um misto de ambos), tenho mestrado´s em teologia e sexologia, fui pastor de uma igreja americana inclusiva, ou seja aceitava LGTBs como membros e pastores).


Isto posto, acho que no mundo civil, na sociedade, todo mundo tem OBRIGAÇÃO de aceitar a identidade de cada um e respeitá-la,  seja de cunho étnico, cultural, social, economico, sexual, de gênero, etc.  Nos USA, por exemplo, as religiões protestantes, tem livros de orações e hinos para latinos, para afro-americanos, para nativos (indios) , asiáticos e um geralzão, para quem prefere não discriminar, ou manter uma forma mais geral de culto. 


Mas, dentro dos templos, todo cidadão tem o direito de cultuar e acreditar o que quiser.  Ninguem tem o direito de limitar um líder religioso de expressar as verdades daquela religião, ainda que esta verdade demonize outras religiões e seus adeptos.  A vida na sociedade demanda respeito a todos, a vida da fé demanda respeito aos dogmas.  Acho que pascoa, natal, dia de Nsa. Sra. Disso ou daquilo, dia que o papa veio, etc. não deveria ser feriado nacional, mas enquanto a religião católica e suas datas ditar feriados e políticas (vide caso da homofobia) fica dificil defender laicismo estatal, não acham?

 
 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes

"Ninguem tem o direito de limitar um líder religioso de expressar as verdades daquela religião, ainda que esta verdade demonize outras religiões e seus adeptos":

Nao tenho objecao desde que eles paguem taxas e impostos como qualquer um.  A partir do momento que eles estao sendo subsidiados com zero taxas e zero impostos  --portanto sao considerados superiores e tratados melhor do que o resto da populacao- eles devem mais aa sociedade do que "ter direito de expressar verdades religiosas proprias" que induzem abertamente a uma sociedade qualitativamente inferior aa sociedade sem eles.

 

(excelente post, por sinal!)

 

ECHELON saiu da internet. ECHELON agora esta no seu proprio computador.

 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes

QUEM paga pela producao desse programa depois que o judicario mudou de ideia?

EH O DINHEIRO SIM.  QUEM PAGA?  Os caminhoes sem freio?  Os cachorros?  Os ratos?  Os mentirosos deslavados?  Os protetores de corruptos?

QUEMQUEM assume responsabilidade PELO DINHEIRO GASTO COM UMA MENTIRA?

Exu?  Eh isso?

Entao ta...  Ta com ele.

 

ECHELON saiu da internet. ECHELON agora esta no seu proprio computador.

 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes

Relembrando:  QUEM pag...

Nao, voces nao entenderam!

Eu disse QUEM, ok?

QUEM paga o prejuizo dos caluniados no Brasil?  QUEM paga pela producao desse programa que jamais ira ao ar e que foi produzido somente e exclusivamente por causa de mentira deslavada, obvia, previsivel, e visivel a 10 mil quilometros de distancia, do judiciario brasileiro?

QUANDO eh que o judiciario brasileiro assume a propria bunda como responsabilidade propria e nao como responsabilidade do resto dos brasileiros?

Nao, ninguem entendeu ainda e eu exijo ser ouvido!

QUEM PAGA O PREJUIZO DA PRODUCAO DESSE PROGRAMA QUE NINGUEM JAMAIS VAI VER?

Entenderam agora?  Dinheiro de preto tambem eh casa da sogra pra juiz brasileiro?

Alguem quer que eu repita?

Dinheiro de preto tambem eh casa da sogra pra juiz brasileiro?

 

ECHELON saiu da internet. ECHELON agora esta no seu proprio computador.

 
imagem de Fernando G Trindade
Fernando G Trindade

Eu que sou defensor entusiasta da Record e de Edir Macedo (tanto o empresário,como o pastor) (é um dos mais importantes brasileiros no processo de 'deselitizaçã'o e 'desoligarquização' do País)  reconheço que nessa questão das religiões afro-brasileiras a Record e a IURD (os evangélicos em geral) têm posição inaceitável e que deve ser repudiada permanentemente.

 
 
imagem de maria rodrigues
maria rodrigues

 


Bispos e pastores protestantes, ditos "evangélicos" são os que mais têm atacado as religiões afrobrasileira de forma intolerante e até muito agressiva, e sistemática. Vale dizer que parte da Igreja Católica, principalmente os Carismáticos, rezam na mesma cartilha. Pra essa gente, as religiões afro são de macubeiros, portanto, coisa do diabo.


Lembrei-me da atitude dos MENINOS DA VILA, que ano passado, durante  PÁSCOA, não desceram do ônibus para darem um pouco de alegria a crianças doentes, alegando que souberam de que na casa que abriga as crianças estava acontecendo um ritual, sem explicar que ritual. Eram Robinho, Ganso e Neymar os abestados. Eles se consideram evangélicos (muito puros pra estarem no mesmo espaço de uma casa de espíritas, gente caridosa, generosa).


Mas, o engraçado nisso tudo, é que essas religiões ou seitas evangélicas, têm apresentado em seus cultos televisivos cenas mui semelhantes a das religiões afro - pura imitação. São fieis caídos ao chão com os pastores dizendo que eles estão endemoniados. Copiam o que lhes convém.


Por fim, uma coisa perigosa é essa mescla de política e religião. Bispo Macedo já disse que um dia será Presidente da noss República. Já pensaram nisso? "Vai de retro satanás!"


 

 
 
imagem de Walter o primeiro
Walter o primeiro

Não compare as Igrejas seculares como a Catolica, Batista, Mulçumana, Judeus etc com esta seita.  Aqui a conversa é sobre um picareta que usa de todas as artimanhas legais para ganhar dinheiro. Cria um novo ritual a cada semana( chega a ser comico)


Outra coisa é questionar 54 virgens no paraiso (alguns mulçumanos), povo escolhido por Deus( judeus).


Aqui a conversa não é sobre religião e sim sobre crime.

 
 
imagem de Mario Blaya
Mario Blaya

a RECORD atacou outras igrejas evangelicas recentemente, tal qual a igreja Catolica fez no passado, o problema e que a Catolica atacava os protestantes por questões doutrinarias,  e RECORD infelizmente por razões que não tem nada com o espirito mas com coisas materiais!

 

"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." MAX FRICH

 
imagem de Gão
Gão

 Mas falar em ley de medios , nem pensar, certo ?

 
 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes

"chegou a ser gravado, como direito de resposta. Mas a emissora logrou impedir a veiculação":

Isso eh, os que "ganharam" a acao gastaram dinheiro proprio e o judiciario declarou oficialmente que o prejuizo eh deles.

Novidade nao eh.

 

ECHELON saiu da internet. ECHELON agora esta no seu proprio computador.

 
imagem de RACS
RACS

O mal maior não é a religião e sim o fundamentalismo. Cada um tem o direito de acreditar no que quizer, o que não pode é transformar isso num instrumento de manipulação como temos visto ultimamente.

 

"rede"? Eu tô fora!

 
imagem de Wellington Gabriel de Borba
Wellington Gabriel de Borba

Eu não acho o jornalismo da Recópia nenhum um pouco confiável apesar de alguns nomes. O Paulo Henrique Amorim era ótimo, agora virou um planfetário parado nas eleições de 2010 ainda. A gente entra lá e ele só fala do Cerra, é bom, mas se torna inócuo porque é tudo repetitivo.

A última da Record foi sensurar notícias referentes aos LGBT's, tanto é que tem alguns colunistas de lá que já não tocam mais no assunto. 

 
 
imagem de Walter o primeiro
Walter o primeiro

Não se iludam, a Record consegue  ser pior que a Globo

Atacou as religiões africanas por anos para delas tirarem fieis e então em seus cultos repetiam as mesmas coisas como tirar demonios, pesos em transe e coisa e tal. Agora atacam as outras evangelicas para delas não perder os fieis que já estaõ migrando. Atacam a Igreja Catolica(que o diga o progressista e corajoso Julio Lancelote) e os espiritas. Atacam, atacam, atacam.      Tudo bem que hoje muitos reporteres progressistas lá estão, mas aquilo e uma organização antidemocratica.Seu dono não tem escrupulos

 
 
imagem de Luis Jose Ariosto Pereira Silva
Luis Jose Ariosto Pereira Silv ...

Olha, acho que não tem nada haver esse artigo, estranho aparecer isso agora, justamente quando a RECORD, eh quem tem dado destaque para o livro do Amaury JR, então acho muito estranho aparecer esse video, desse pessoal criticando a RECORD, tem dêdo do PIG aí, concerteza, ok

 
 
imagem de Vanderle
Vanderle

Uma coisa é uma coisa.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

 

Sobre religião a RECORD está no século XV, é fato.

Este negócio de proteger uma emissora só por que vem fazendo um bom trrabalho na politica é balela.

 

DIGA NÃO A QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO

 
 
imagem de Erick M
Erick M

Perfeito. E, não se engane, o "progressismo" na política é oportunista, na tentativa de ter boas relações com o Governo Federal e, ao mesmo tempo, atacar suas concorrentes.

 

Erick

 
imagem de Adma Andrade Viegas
Adma Andrade Viegas

Pode ser. Eu não gosto da Record e muito menos do bispo Macedo. Mas no jornalismo ela atualmente tem sido mais honesta que a Globo. O que  não significa meu apoio incondicional a ela nem a qualquer outra emissora.

 

Assinante do blog Luis Nassif

 
imagem de Erick M
Erick M

Então, por que a Record não faz parte do que você chama de PIG, pode atacar as religiões afro?

 

Erick

 
imagem de Adma Andrade Viegas
Adma Andrade Viegas

Onde alguém disse que a Record pode atacar as religiões afro??  Pois se o post e os comentários vão justamente na direção contrária disso.   Deixe de agir com má-fé na hora de argumentar.

 

Assinante do blog Luis Nassif

 
imagem de Erick M
Erick M

Meu post foi em resposta ao comentarista acima que afirmou que a denúncia de violência às religiões afro contra a Record, mesmo divulgada pelo Nassif e partindo de quem se sentiu ofendido, seria uma retaliação pelo livro do Amaury. Ele não disse que  a Record poderia atacá-las, mas, com sua declaração, deu a entender que isso não teria relevância, já que ela ajudou o Amaury.

Onde está a má-fé na "argumentação" ou, melhor, na pergunta que fiz?

 

Erick

 
imagem de luisnassif
luisnassif

Não alimente nosso Ariosto Desgosto.

 
 
imagem de Gerson Pompeu
Gerson Pompeu

 Ô, Nassif!  Não corta o barato e deixa a gente se divertir um pouco.

 
 
imagem de Cristiano.Dourado
Cristiano.Dourado

Ariosto,


Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Corrúpção tucana com preconceito contra as religiões de matriz africana. Todos os canais fazem isto independente de coloração partidária.

 
 
imagem de Adinaldo Souza
Adinaldo Souza

Faz-se imprescindível que setores organizados da sociedade, conjugados com pessoas republicanas que congregam o bem mor das relações humanas cujo foco é a democracia, se manifestem com repúdio a tamanha intolerância religiosa praticada por esta concessionária de bem público, que como bem disse a Dra. Aparecida Bento "é racismo". 

 
 
imagem de Lilian Fraga
Lilian Fraga

Infelizmente as religiões, principalmente as de origem critã, desde o inicio são utilizadas como meio de manipulação de massa. Como as pessoas tem medo do que desconhecem e o bem não existe se não houver o mal, surgem estapafúrdias críticas e comentários sobre uma religião que lida com energias um pouco diferentes daquilo que é o mais praticado.

 
 
imagem de Mario Blaya
Mario Blaya

Infelizmente as ideologias, principalmente as de origem marxista, desde o inicio são utilizadas como meio de manipulação de massa. Como as pessoas tem medo do que desconhecem e o bem não existe se não houver o mal, surgem estapafúrdias críticas e comentários sobre uma ideologia  que lida com ideias um pouco diferentes daquilo que é o mais praticado.

 

"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." MAX FRICH

 
imagem de RACS
RACS

Blaya,


Nota-se que vc nunca leu Marx, tudo o que vc escreveu não tem nada a ver com o pensamento de Marx, muito pelo contrário: "...a ideologia aliena as mentes, tornando-as reféns de um pensar que lhes é estranho, externo. É justamente isso que significa o termo alienação, tornar-se alheio, pertencer a outro, perder a autonomia. Por isso, é correto afirmar que a ideologia, EM CONFORMIDADE COM O PENSAMENTO DE K. MARX (caixa alta por minha conta), gera alienação, impedindo a formação de uma conciência crítica da realidade, mascarando, ocultando a opressão e a injustiça social."


Portanto, Marx não "criou" nenhuma ideologia, pelo contrário, ele defendia maior pluralidade de pensamento  que mostrava tanto o lado positivo quanto o negativo do termo


fonte: FILOSIFIA Por uma inteligência da complexidade - Celito Meier

 

"rede"? Eu tô fora!

 
imagem de Erick M
Erick M

Ué, mas a Record não é progressista, anti-PIG? Esse meu maniqueísmo me deixa muito confuso...

 

Erick

 
imagem de Vanderle
Vanderle

Quando o assunto for politica a Record está muito além das demais emissoras de TVs.

Entrou no campo da religião .............. huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmm

A record ainda está no seculo XV sobre este assunto.

 
 
imagem de Mario Blaya
Mario Blaya

está coisa nenhuma, ela é uma emissora que deseja obter mais concessões de emissoras do governo, e para isso adota essa linha, como também fazia no governo FHC.  a falta de carater dessa emissora e do tamanho da hipocrisia dos que a defendem!

 

"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." MAX FRICH

 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!