Graça Foster se retrata de críticas feitas a Gabrielli

Da Folha

Dilma elogia Gabrielli, e Graça faz mea-culpa sobre crítica

DO RIO

A presidente da Petrobras, Graça Foster, aproveitou o batismo de plataforma de perfuração em estaleiro na Bahia para assumir também a culpa por erros cometidos em planos de negócios anteriores aos de sua gestão e também por erros em projetos, como o da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Depois de ouvir no evento elogios de Dilma Rousseff à gestão anterior da Petrobras, que tinha o comando de José Sergio Gabrielli, atual secretário do governo baiano e presente ao evento, Graça o convidou para a entrevista coletiva, na qual fez questão de se explicar sobre as críticas feitas ao anunciar o Plano de Negócios 2012-2016.

Ao apresentar o plano em junho, Graça disse que se tratava de um plano "realista", ao contrário dos anteriores, e cortou a estimativa de produção de petróleo.

Ela afirmou ainda que a refinaria Abreu e Lima, projeto da época de Gabrielli, era um "erro que não seria repetido".

...

Ontem, Graça disse que fez questão de convidar Gabrielli para a entrevista a fim de eliminar os "ruídos" que, segundo ela, surgiram após a divulgação do plano.

"Antes de ser presidente da Petrobras fiquei quatro anos e meio como diretora, diversas vezes discutimos e eu nunca fui voto contrário [aos planos], então eu sou responsável também por tudo que saiu torto, tudo o que deu errado", disse Graça.

No início da entrevista, ela disse que o plano apresentado em junho era um continuidade dos anteriores.

"A estratégia é a mesma dos planos anteriores, é o que sempre foi, nenhum projeto foi cortado", disse Graça.

Gabrielli, que também ainda não havia falado sobre o assunto, disse que a Petrobras que GraçaFoster recebeu para presidir é diferente da que ele encontrou em 2005.

"Isso não quer dizer nenhuma descontinuidade, e nenhuma crítica, só foi feito [outros planos] numa conjuntura diferente", disse Gabrielli ao lado da executiva.

Sobre a refinaria Abreu e Lima, cujo preço será nove vezes maior do que o planejado, Gabrielli argumentou que havia 30 anos não se fazia uma refinaria no Brasil.

Nenhum voto
15 comentários
imagem de cleide reis
cleide reis

 

Achei que a entrevista em que criticava gestão de Gabrielli foi um tiro  no pé, afinal, ela esta na Petrobras há 30 anos. E ficou calada???  Afinal estava na direção e tinha por obrigação constar em ata e reuniões o que de errado estava acontecendo. Então, errada 2 vezes. Elegante, ele.

 
 
imagem de Alceste Pinheiro
Alceste Pinheiro

Mais uma vez tem gente aqui a meter o pau na imprensa, mas quero lembrar que quem criticou a administração anterior foi a atual presidente. Agora se arrependeu. Viu que não pegou bem. 

Os jornais só repercutiram o que ela disse e jamas desmentiu ter dito.

 
 
imagem de ruyacquaviva
ruyacquaviva

Mas quando ela elogia eles não publicam. É aí que está a crítica, na manipulação tendenciosa. Se eles assumissem que fazem isso ainda seria honesto, como mentem dizendo que não fazem e nós vemos que fazem, criticamos.

Por quê? Não pode criticar a sacrossanta imprensa?

 
 
imagem de mariazinha
mariazinha

Ainda ficou devendo. Dona Foster pisou na bola; seu deslize foi imperdoável, olho nela.

Gabrielli nunca falou demais; sempre soube se comportar como cavalheiro durante todo o tempo que esteve à frente da PETROBRÁS e em momentos mais delicados.

http://www.revistabahiaemfoco.com.br/blog/archives/15029

http://www.horadopovo.com.br/2012/07Jul/3071-06-07-2012/P4/pag4a.htm

 
 
imagem de Svibra
Svibra

Graça Foster é funcionária de carreira da Petrobrás.  Nós que também o fomos, sabemos o que isto significa.  Participar ou ter participado de uma das maiores conquistas desta nação não tem preço.  Colocar os interesses da Brasil acima dos próprios é privilégio de poucos.

Em discussão simples modelos de estilos, frases soltas fora de contextos, àvidamente exploradas pelos inimigos da nação, lesa-pátria, vendilhões, premiados por outras nações por atos de nos diminuiram no plano internacional.

A Petrobrás é coisa de primeiro mundo.  Seus especialistas, seu Centro de Pesquisa, seus projetos audaciosos e agora com suas descobertas de um imensurável tesouro bem debaixo das nossas fronteiras.  Temos a obrigação de proteger este patrimônio brasileiro.

Vamos parar com esta picuinhas, tem coisa muito mais importante acontecendo ameaçando nossas riquezas.  Podemos começar pelo Golpe no Paraguai e a instalação de base militar nas nossas fronteiras por exemplo.  E para quem acha que estamos lendo muito romance sobre manobras intervencionistas militares é só revisitar a recente história mundial.

 
 
imagem de ruyacquaviva
ruyacquaviva

Perfeito.

 
 
imagem de Valdi38
Valdi38

cujo preço será nove vezes maior do que o planejado.....ã?!?!? Nove vezes, NOVE VEZES MAIOR!!!!!!!!!

Acho que já sei porque o Chaves pulou fora da refinaria. Sabe aquela história da vergonha alheia.

 
 
imagem de Bran Mak Morn
Bran Mak Morn

Pulou fora não. Se bem entendi, quer entrar de sócio na refinaria usando dinheiro brasileiro (do BNDES), com aqueles juros que nem pai faz pra filho hoje em dia.

 
 
imagem de eulergs
eulergs

Até que enfim alguem colocou um ponto final na arrogancia da sra Graça Foster.

Ao fim da apresentação do plano, que assisti, ela numa atitude boboca respondeu a um resporter que na Petrobrás , ninguem esta confortavel todos estão desconfortaveis e é assim que deve ser. Atacou o antecessor de forma nada elegante, e se colocou como a salvadora da Petrobrás. A midia ficou satisfeita, pois ela coloaborou para o fim único com que a mídia tem trabalhado, desacreditar tudo que aconteceu no Goveno do Presidente Lula. Ou alguem duvida de que ela de repente passou a ser a queridinha da midia. Chamada de Graciosa por uns, de moralizadora por outros, e cantada em prosa e verso como aquela que viria para fazer terra arrasada com os planos do governo Lula. Até a falta de educação caracteristica , foi saldada como um aspecto positivo do carater.

Enfim uma arrogancia travestida de "ser uma técnica sem comprometimento com a pollítica" e o pior , era como se fosse um outro governo, uma outra linha de ação, um outro pensamento político.

Não digam que ela foi elegante, ela apenas foi enquadrada. Mas não duvidem a falta de visão política continua com ela.

 
 
imagem de Carlos Souza
Carlos Souza

Eu sabia que isso ia acontecer, afinal, está tudo errado com a Graça. Pensem bem, é presidente da Petrobras depois de ter trabalhado na empresa por mais de 30 anos com muita competência e resultados, e ainda por cima é mulher. Abaixo o link do que publiquei aqui no blog quando ela tomou posse:

http://advivo.com.br/blog/luisnassif/um-depoimento-sobre-graca-foster

 
 
imagem de Bran Mak Morn
Bran Mak Morn

Eu fico por entender um cara que foi presidente de uma das maiores empresas do mundo, que é festejado pela sua gestão, mas que vai parar numa secretaria estadual.

>>>> Sobre a refinaria Abreu e Lima, cujo preço será nove vezes maior do que o planejado, Gabrielli argumentou que havia 30 anos não se fazia uma refinaria no Brasil.

Alguém confirma isso? Nove vezes maior? Se assim for sempre que nos metermos a construir refinarias (orçar uma coisa hoje e pagar varias vezes o valor orçado) eu espero que o Brasil passe mais 30 sem construir outra!

 
 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes

(Nao sigo a carreira dela, mas que ela eh elegante, isso eh:  reconheceu uma injustica que ficou no ar por causa das proprias palavras e as esclareceu muito bem!)

 

ECHELON saiu da internet. ECHELON agora esta no seu proprio computador.

 
imagem de Filipe Rodrigues
Filipe Rodrigues

O Pig não perdoa o fato de José Sergio Gabrielli ter resgastado a Petrobrás.

Gabrielli era ousado, característica difícil de encontrar na Petrobrás atual.

Dificuldade para conseguir recursos???? Mas que droga é essa??? O BNDES empresta bilhões para a Volkswagem e não tem dinheiro para a Petrobrás construir refinarias?

 
 
imagem de lauro c.l. oliveira
lauro c.l. oliveira

Qual é a autoridade da folha em criticar tão rasteiramente a execução dos projetos da Petrobrás  O que seus técnicos sabem de Petróleo além de que ele é escuro e tem odor desagradável? Porque não chamam Adriano Pires como a globo? Descompasso entre PIGs?

 
 
imagem de Bran Mak Morn
Bran Mak Morn

Evidentemente tem de ser confirmado, mas ninguém precisa ser especialista em petróleo, nem mesmo em finanças, pra perceber que há algo de tremendamente errado se você diz que vai gastar X e acaba gastando 9X.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!