Data de exibição: 
23/01/2012

Em seis meses a imigração cresceu 50% no Brasil, segundo dados do Ministério da Justiça, em comparação com o total de entradas verificado no final do ano de 2010. Para completar, o número de brasileiros vivendo em outros países também diminuiu sensivelmente, de 4 milhões, em 2004, para 2 milhões, atualmente.

O Brasilianas.org discute Os Novos Imigrantes . Como a criação de um ambiente de tolerância e democracia ajudou na construção de civilizações, como os Estados Unidos, e qual a experiência brasileira. Também serão abordados os momentos que ajudaram o Brasil a se desenvolver, com o auxílio do conhecimento e da força de trabalho dos imigrantes; e quais são os movimentos migratórios de hoje no país, principalmente na questão de importação e exportação de cérebros, para o desenvolvimento de conhecimento científico.

Para discutir o assunto, o jornalista Luis Nassif recebe o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Glaucius Oliva ; o professor do Centro de Comunicação e Letras do Mackenzie e especialista em imigração, Frederico Alexandre de Moraes Hecker ; e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader .

Nenhum voto