Data de exibição: 
19/09/2011

O Brasilianas.org tem como tema a agricultura e a pecuária desenvolvidas no Brasil. Dados da OMC (Organização Mundial do Comércio) mostram que, em 2010, o Brasil se tornou o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo, superando, por exemplo, Canadá, Austrália e China, e ficando atrás de Estados unidos e União Européia.
Apesar do aumento das exportações de soja, e também de produtos com maior valor agregado, como suco de laranja e carnes de boi e frango -- além de saltos nos últimos dez anos, como a internacionalização de empresas brasileiras e a consolidação no mercado de capitais -- o setor ainda precisa desenvolver novas ações estratégicas para enfrentar mercados ainda fechados.
Trata-se de elaborar mecanismos que identifiquem as vulnerabilidades e os insumos dos quais o país não é suficiente. Além disso, elencar as prioridades na área de logística e infraestrutura, e enfrentar os gargalos externos, como as barreiras protecionistas sustentadas por países. São países que emperram a entrada de carne suína brasileira, caso da Europa, Japão -- e de frango, como ocorre na Malásia e Indonésia. Nesse sentido, o setor agropecuário deve começar a trabalhar maneiras de se acoplar à diplomacia comercial brasileira, com vistas não só na exportação de produtos, mas também de tecnologias.
O Brasilianas.org quer discutir a internacionalização do agronegócio, as vulnerabilidades e formas de agregar mais valor ao produto e também o papel estratégico da logística e os eixos de integração.

Nenhum voto