A GRDC, ou Grains Research and Development Corporation, faz um trabalho complexo, envolvendo pesquisas e projetos de desenvolvimento para apoiar os produtores de grãos na Austrália. O foco principal da organização é aumentar a lucratividade e a sustentabilidade dos agricultores locais.
De acordo com Danielle Gault, gerente de comunicação do GRDC, a missão é clara: “Estamos aqui para ajudar os agricultores australianos a serem mais lucrativos e sustentáveis.” Para isso, o GRDC investe em projetos de pesquisa, desenvolvimento e extensão, e depois compartilha os resultados com os agricultores por meio de diversos canais, incluindo as redes sociais. Com essas informações, eles conseguem melhorar suas técnicas de cultivo e, assim, aumentar a rentabilidade.
O público do GRDC é bem variado, o que torna a comunicação um desafio. “Atendemos a todos os produtores de grãos, o que significa que nossa audiência é diversa, abrangendo desde jovens agricultores até aqueles com mais de 70 anos”, explica Gault. Cada grupo usa as redes sociais de maneiras diferentes. Por isso, a estratégia de comunicação precisa ser multilayer, variando de conteúdos rápidos, como vídeos curtos, até artigos mais longos e detalhados, com o objetivo de alcançar todos os diferentes perfis de audiência.
Para gerenciar essa complexidade, Gault e sua equipe utilizam a ferramenta Sprout Social, que a GRDC usa há quase uma década. Essa ferramenta permite que eles publiquem conteúdos de forma frequente em vários canais, sempre com foco nas metas específicas de cada plataforma, garantido que as informações cheguem de forma eficaz aos agricultores.
Os agricultores na Austrália estão diretamente envolvidos no trabalho do GRDC, pois financiam os projetos por meio de contribuições sobre os produtos agrícolas que cultivam. O governo australiano também investe, equiparando as contribuições dos agricultores até um certo percentual. Essa parceria é parte de um modelo de co-investimento que abrange várias corporações de pesquisa rural no país.
Desde o início de 2025, o GRDC já está investindo em mais de 800 projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com universidades e agências de ciência. Para manter os agricultores e o público bem informados sobre esses projetos, a GRDC publica boletins informativos, vídeos, podcasts e sua revista principal, chamada Groundcover Online. Além disso, organiza vários eventos ao longo do ano, como webinars e workshops, e utiliza suas contas no Facebook, Instagram, X, YouTube e LinkedIn para promover esse conteúdo.
Gault afirma que uma das métricas de sucesso da organização é garantir que os agricultores conheçam os projetos em que estão investindo. Para isso, a equipe monitora tanto a mídia tradicional quanto as redes sociais, a fim de entender como as informações estão sendo recebidas.
Identificar quais conteúdos mais ressoam com a audiência é essencial para a equipe do GRDC. Com o uso de tags e relatórios do Sprout, Gault e sua equipe podem ver quais postagens estão tendo mais engajamento e compartilhar esses resultados com a liderança da organização. “Nosso time de liderança está sempre curioso sobre quais conteúdos estão bombando, especialmente depois que mudamos nossa estratégia de focar na disseminação de informações para promover mais engajamento com o público.”
Essa nova estratégia também envolve o uso de humor nas postagens, quando faz sentido. Gault mostrou a seus superiores um post engraçado sobre cultivo que viralizou, alcançando 3,5 milhões de pessoas e recebendo cerca de 60 mil engajamentos.
Esse post fez parte da série “Friday Funny”, lançada em 2022, que traz uma perspectiva leve sobre o dia a dia dos agricultores. Essa abordagem visa garantir que os conteúdos do GRDC se aproximem mais da realidade dos agricultores, em oposição à linguagem técnica que pode ser difícil de digerir.
“Depois de um dia corrido, é natural que as pessoas não queiram ler conteúdos muito complexos sobre melhoramento de plantas. Precisamos adaptar o que fazemos para tornar o entendimento mais fácil e também atrair novas audiências”, comentou Gault.
Nos últimos anos, Gault e sua equipe têm trabalhado para transformar a estratégia social e a voz da marca para um foco maior em engajamento e conteúdo. “As histórias dos agricultores e estudos de caso são o nosso conteúdo mais popular. Os agricultores adoram saber o que outros estão fazendo, suas vitórias e desafios, além de se informarem sobre novas tecnologias.”
A GRDC tem se aventurado mais no uso de vídeos, especialmente os curtos, como Reels no Instagram e Shorts no YouTube. Gault compartilhou que está sendo um desafio, mas que a equipe se tornou mais ativa nessa área. Um dos sucessos recentes foi um vídeo produzido para o Dia Nacional da Agricultura, mostrando os campos e a rotina dos agricultores, acompanhado de uma trilha sonora animada.
Esse conteúdo recebeu respostas muito positivas, inclusive pessoas enviando e-mails para agradecer. “Isso foi um retorno maravilhoso, pois não é comum receber feedback fora das redes sociais!”, destacou Gault, que percebeu que Está se movendo na direção certa.
Os resultados também falam por si, com métricas de desempenho de 2023 mostrando um crescimento impressionante. Gault compartilhou alguns números: crescimento de 101% nas visualizações de vídeo, aumento de 79% nas impressões e 63% no engajamento. “Esses números são emocionantes”, comentou Gault.
Além disso, a GRDC viu um crescimento de 13,9% na audiência nas diversas plataformas, sendo o LinkedIn um destaque com 37,5% de crescimento. Gault está ansiosa para que a GRDC siga aprimorando o conteúdo para cada plataforma, explorando estratégias que atraiam as diferentes gerações de agricultores.
“Sprout é excelente para nos ajudar a sermos estratégicos. Ele fornece uma visão clara do que está funcionando em todos os nossos canais”, disse Gault. A ferramenta ajuda a escolher os melhores horários para postagens e a evitar excessos ou sobreposição de conteúdo, algo que seria complicado de fazer manualmente para uma equipe pequena.
A GRDC busca sempre otimizar seus recursos para melhorar o conteúdo e aumentar o engajamento em suas redes sociais.