A partir de 5 de abril, a lei federal que proíbe o uso do TikTok nos Estados Unidos começa a valer. A aplicação da lei foi adiada por 75 dias em janeiro, mas agora está se aproximando, e é importante que marcas que atuam por lá se preparem.
As marcas que têm muitos seguidores nos EUA precisam repensar suas estratégias e explorar novas opções. O que está acontecendo exige que os profissionais do marketing se adaptem rapidamente e experimentem novas abordagens.
## O que é a proibição do TikTok nos EUA?
A proibição do TikTok nos EUA é uma lei que impede que as lojas de aplicativos e os serviços de hospedagem de internet no país ofereçam o aplicativo. Em janeiro de 2025, essa proibição foi confirmada pelo Supremo Tribunal. O aplicativo ficou fora do ar para os usuários nos EUA em 18 de janeiro, mas voltou a funcionar menos de 24 horas depois.
Como essa é a primeira vez que um governo dos EUA proíbe uma rede social, ainda há muitas incertezas sobre como isso funcionará para os 170 milhões de usuários do TikTok no país.
## 4 passos a serem tomados no curto prazo
Apesar das dificuldades que essa mudança pode trazer, os profissionais de marketing nas redes sociais podem enfrentar essa situação se adaptando e testando novas ideias. Aqui estão quatro passos que você pode realizar agora para se preparar.
### 1. Baixe seu conteúdo e recursos existentes do TikTok
É fundamental que você faça o download de todo o conteúdo do TikTok, dados e recursos o mais rápido possível. Não está claro como será o acesso ao aplicativo a longo prazo.
### 2. Prepare mensagens proativas
Crie uma mensagem para seu público informando como você pretende mudar sua presença online se a proibição tiver efeito. Mostre quais outros canais você usará, apresente novas contas (se as tiver) e tranquilize sua comunidade de que ela ainda poderá interagir com sua marca.
### 3. Rever contratos de influenciadores
Revise seus contratos com influenciadores e crie opções para que eles possam compartilhar seu conteúdo em outros canais. Dê liberdade para que eles postem onde sua marca pretende investir. É provável que seus parceiros influenciadores sintam os impactos financeiros da proibição, então é bom ajudá-los a se adaptar também.
### 4. Reaproveite conteúdo e campanhas do TikTok
Aproveite conteúdos que você planejou para o TikTok e use-os em outras plataformas. Redes como Instagram Reels, Facebook Reels, YouTube Shorts, Snapchat e LinkedIn serão importantes para substituir o espaço deixado pelo TikTok. Usar o conteúdo existente ajudará a visibilidade e a comunicação da sua marca.
## Considerações contínuas para marcas nas redes sociais
Com o tempo, as marcas precisam estar preparadas para ajustar suas estratégias, em resposta às expectativas do público e às exigências legais.
Fazendo esses ajustes, você pode manter ou até aumentar seu desempenho nas redes sociais e o envolvimento do público no longo prazo.
### Diversifique sua estratégia em plataformas
Os consumidores estão experimentando diferentes aplicativos para substituir o TikTok em seu dia a dia. É uma boa hora para explorar novas opções e espaços que ainda não foram explorados, como Reddit para insights de público, ou canais em crescimento como Bluesky.
Revise o desempenho dos seus vídeos curtos em redes conhecidas, como YouTube, Facebook e Instagram. Assim, você saberá onde concentrar seus esforços para fazer sua marca crescer.
A falta de tempo é um desafio comum ao experimentar novas redes. Utilizar ferramentas de automação pode facilitar esse processo e liberar tempo para ações mais estratégicas.
### Use dados para tomar decisões e construir um ecossistema de conteúdo resiliente
Diante da proibição e das incertezas, é importante entender como os consumidores vão mudar seus hábitos. É fundamental acompanhar as tendências de uso das redes sociais e como os usuários estão se comportando.
Ferramentas de escuta social podem ajudar você a prever qual rede pode ser a próxima sensação e descobrir mudanças no comportamento dos consumidores. Acompanhar essas insights vai ajudar você a decidir onde investir seus recursos.
### Amplie seu alcance com advogados da marca
Outra forma de promover sua marca é através do marketing de influenciadores em novas redes. Quando os influenciadores dos EUA deixarem o TikTok, eles poderão levar a força que conquistaram para novas plataformas, criando oportunidades para as marcas.
Use plataformas de gestão de influenciadores para descobrir novos criadores em redes como Instagram Reels e YouTube Shorts. Avalie o engajamento deles e o que podem agregar à sua marca.
E não esqueça: trabalhar com influenciadores do TikTok que estão fora dos EUA ainda é uma opção viável. Entretanto, isso pode ser desafiador para equipes de marketing que estão baseadas nos EUA.
Fazer sua marca brilhar não se limita apenas aos influenciadores. Seus colaboradores são aliados importantes na hora de divulgar seu conteúdo de forma espontânea e sem custos adicionais.
### O que vem a seguir: Adaptando-se com a proibição do TikTok nos EUA
Navegar nessa proibição exige que as marcas sejam ágeis e estratégicas. Ao diversificar sua presença nas redes, construir um ecossistema de conteúdos robusto e usar dados para apoiar suas decisões, você conseguirá enfrentar essa mudança.
Vamos continuar monitorando a situação da proibição do TikTok e como ela pode afetar nossas operações.