Social media pode unir as pessoas, mas se não forem seguidas boas práticas de acessibilidade, pode acabar excluindo muitas delas. O simples ato de rolar o feed nas redes sociais pode parecer fácil, mas nem todos vivem essa realidade.
Para quem depende de recursos de acessibilidade ou precisa de um contraste maior nas imagens e textos, o uso das redes sociais pode ser complicado e até frustrante. Por isso, é vital fazer com que suas redes sociais sejam mais inclusivas, abrangendo um público maior. Isso não só melhora o engajamento com a marca, mas demonstra que você está atento a todos os integrantes da sua audiência.
O que é acessibilidade em redes sociais?
A acessibilidade em redes sociais refere-se à criação de conteúdos que sejam fáceis de entender e interagir para todos, e não só para alguns. Conteúdos que não são acessíveis podem trazer experiências negativas, como vídeos com muito barulho de fundo e sem legendas. Portanto, quanto mais acessível for seu conteúdo social, melhor será a interação com ele para mais pessoas.
Conversamos com Alexa Heinrich, especialista em redes sociais e ativista pela acessibilidade. Segundo ela, “criar redes sociais acessíveis garante que todos possam acessar seu conteúdo, independentemente de suas habilidades físicas ou cognitivas.” É importante incluir a acessibilidade na sua estratégia diária, e não apenas em datas comemorativas.
A importância da acessibilidade nas redes sociais
Um em cada quatro americanos vive com alguma deficiência. Pesquisas mostram que 62% das pessoas com deficiência têm um laptop, e 72% usam smartphones. Isso quer dizer que se suas redes sociais não forem inclusivas, você pode acabar perdendo essa parte do público.
“Se você torna seu conteúdo mais acessível, mais pessoas poderão interagir com ele”, afirma Alexa. Com as ferramentas certas, pessoas com deficiência podem participar da conversa online, e você, como profissional de marketing, precisa seguir boas práticas para garantir uma experiência inclusiva.
10 boas práticas de acessibilidade nas redes sociais
Criar postagens mais acessíveis não é difícil, uma vez que você saiba por onde começar. Aqui estão 10 dicas que você pode implementar rapidamente:
- Adicione texto alternativo (alt text) nas imagens.
- Use inteligência artificial para gerar texto alternativo automaticamente.
- Torne seu texto acessível.
- Cuidado com o uso de emojis.
- Adicione legendas e subtítulos aos vídeos.
- Use inteligência artificial para gerar legendas.
- Torne seu conteúdo visual acessível.
- Utilize uma linguagem inclusiva.
- Priorize a inclusão nas suas imagens.
- Incorpore acessibilidade na sua rotina de trabalho.
1. Adicione texto alternativo nas imagens
O texto alternativo (ou “alt text”) é uma descrição curta que ajuda leitores de tela a entender as imagens nas redes sociais. É fácil de adicionar, mas muitas marcas ainda não utilizam corretamente.
2. Use inteligência artificial para gerar texto alternativo
Novas inovações em inteligência artificial estão facilitando o uso do texto alternativo. Algumas plataformas, como a Sprout Social, têm recursos que geram sugestões de texto alternativo rapidamente.
3. Torne seu texto acessível
Evite fontes muito elaboradas que podem ser difíceis para leitores de tela. Use também hashtags de forma clara, evitando escrever tudo em caixa alta.
4. Cuidado com o uso de emojis
Embora sejam populares, emojis têm uma descrição e podem confundir leitores de tela se usados em excesso ou de forma descontrolada. Limite seu uso, especialmente em postagens importantes.
5. Adicione legendas e subtítulos aos vídeos
Legendas são essenciais para tornar seus vídeos acessíveis a todos, incluindo pessoas com perda auditiva. Elas também ajudam quem está aprendendo um novo idioma ou não quer perturbar alguém que está dormindo.
6. Use inteligência artificial para gerar legendas
Adicionar legendas pode levar tempo, mas algumas ferramentas automatizam esse processo, tornando-o mais fácil e rápido.
7. Torne seu conteúdo visual acessível
Evite gráficos poluídos de texto e use contraste adequado nas cores das imagens. Isso facilita a leitura para todos.
8. Utilize uma linguagem inclusiva
As palavras que usamos podem perpetuar preconceitos. Opte por linguagem que inclua e respeite todos, evitando termos prejudiciais.
9. Priorize a inclusão nas suas imagens
Escolha imagens que representem a diversidade do seu público. Isso não só é importante para a inclusão, mas também para atrair mais clientes.
10. Incorpore acessibilidade na sua rotina de trabalho
Não deixe a acessibilidade para depois. Integre-a desde o início do seu processo de criação de conteúdo. A prática constante fará dela uma parte natural do seu trabalho.
Benefícios da acessibilidade nas redes sociais
Não tenha medo de começar a implementar práticas de acessibilidade em suas postagens. Cada pequeno passo conta e pode fazer uma grande diferença. A acessibilidade nas redes sociais beneficia a todos, inclusive sua audiência e a sua marca.
Se ainda tiver dúvidas, lembre-se de que treinar sua equipe e usar ferramentas que ajudam a facilitar a inclusão será uma ótima jogada. Seja proativo e mostre que você se preocupa com todos os integrantes da sua comunidade online.