Como Navegar a Estratégia de Marketing nas Redes Sociais em Tempos Difíceis

    Realizar uma estratégia de marketing nas redes sociais é como encarar um verdadeiro desafio. Em 2025, com a instabilidade do mercado, conversas sobre recessão e novas tarifas surgindo a todo momento, parece que o desafio está pegando fogo.

    Se você está sentindo essa pressão, nós entendemos. Gerir as redes sociais durante um período de crise econômica exige foco, rigor e empatia redobrados. Embora o cenário seja desafiador, com a preparação certa, dá pra se manter ágil e relevante.

    Mas o que exatamente é essa preparação? Continue lendo para descobrir o que você precisa saber para navegar no marketing digital em tempos de crise econômica e entender por que não é hora de recuar nas redes sociais.

    Por Que Investir em Mídias Sociais Mesmo na Crise

    As redes sociais mudaram a forma como as marcas conquistam a atenção e a confiança do público. Em 2025, a relevância de uma marca não é mais definida apenas por lojas físicas ou apresentações em eventos. O que conta é o papel dessa marca na conversa cultural, que acontece nas redes sociais.

    Atualmente, as redes sociais são o principal canal que os consumidores usam para se manter atualizados sobre tendências e momentos culturais. Além disso, 93% das pessoas acreditam que é importante que as marcas estejam alinhadas com a cultura online.

    Essa realidade já era evidente em 2023. Durante uma entrevista, a consultora de marketing Carilu Dietrich destacou que saber como se movimentar nas redes sociais é uma habilidade essencial, mesmo em tempos difíceis.

    A necessidade de engajamento na web só cresceu. Reduzir o marketing em tempos de crise pode parecer uma forma rápida de cortar gastos, mas, nas redes sociais, ficar parado significa perder oportunidades. Os algoritmos mudam, as conversas acontecem rapidamente, e as expectativas do público também se alteram com a mesma velocidade. O que funcionou ontem não garante relevância amanhã.

    Por outro lado, quem investe agora está construindo uma vantagem competitiva a longo prazo. Os dados das redes sociais fornecem insights em tempo real sobre as necessidades dos clientes, seus sentimentos e oportunidades de mercado – informações essenciais para se manter ágil em tempos de incerteza. Cortar gastos em um período de crise não apenas estagna o crescimento, mas permite que concorrentes tomem seu lugar no mercado.

    A verdade é simples: reduzir a presença nas redes sociais te desconecta da cultura, dos clientes e de informações cruciais do mercado. Em 2025, todo negócio é social.

    Como Justificar o Investimento em Mídias Sociais Durante a Crise

    Com orçamentos menores e equipes reduzidas, ainda há espaço para ideias que demonstrem um retorno real sobre investimento (ROI). Isso significa que manter o status quo já não é suficiente. É necessário mostrar como as redes sociais podem trazer resultados além do que já está no plano de marketing.

    Para conseguir mais investimentos, você precisa ser estratégico e ousado nos resultados que pode entregar.

    Primeiro, você sabe que sua marca precisa investir em redes sociais. Agora, a próxima etapa é apresentar sua visão para a liderança e a equipe executiva de marketing. Siga estas dicas para fazer sua proposta.

    Comprove o Impacto

    Quando os orçamentos apertam, os líderes de negócios precisam ver retornos claros. Por isso, provar o ROI dos seus esforços nas redes sociais não é opcional, é essencial.

    Comece identificando as métricas que ligam a atividade social aos resultados de negócios. Vá além dos números superficiais e foque em KPIs relevantes para a liderança, como conversões a partir de links ou melhorias na percepção da marca ao longo do tempo.

    Para aprofundar o impacto nas receitas, integre sua plataforma de gerenciamento social com outras ferramentas de marketing. Conexões com Google Analytics e Salesforce ajudam a acompanhar toda a jornada do cliente – da descoberta à decisão.

    Essa conexão permite que você o faça acompanhar o impacto das redes sociais no crescimento do negócio. E não espere o relatório trimestral para compartilhar suas vitórias. Crie confiança com a liderança, incorporando pontos positivos nas atualizações e documentos estratégicos. Quanto mais você mostrar como as redes sociais contribuem para o valor do negócio, mais sério será considerado na hora de decidir investimentos.

    Amplie a Perspectiva

    Em tempos de incerteza econômica, é fácil ficar com a visão limitada – principalmente quando pedem para fazer mais com menos. Portanto, é importante ampliar a perspectiva.

    Para garantir a continuidade do investimento em redes sociais, reframe o seu argumento. Mostre que as redes sociais não são apenas um motor de conteúdo, mas uma fonte de inteligência sobre a audiência. Elas te dão acesso direto a como seus clientes se sentem e o que importam para eles, permitindo ajustar a comunicação com base nas condições do mercado.

    Ou seja, o valor das redes sociais não está apenas no que você posta, mas no que você aprende. As insights que você obtém podem guiar posicionamentos de marca e estratégias de marketing além do canal em si. Quando os stakeholders percebem como as redes sociais melhoram a visão da empresa sobre os clientes, você não apenas defende a importância do social, mas eleva seu papel no negócio.

    Crie Urgência

    Se você não está diretamente envolvido na gestão diária das redes sociais, pode esquecer que elas não são apenas para tendências e memes. Existem riscos reais ao deixar uma equipe de social sem os recursos necessários. Você deve garantir que sua equipe executiva esteja ciente disso.

    Imagine que um lote de produtos defeituosos gera feedback negativo nas redes sociais. Se você não tiver os recursos para responder rapidamente, corre o risco de perder clientes fiéis. Segundo os dados, quase três quartos dos consumidores esperam uma resposta em 24 horas ou menos.

    Agora que as redes sociais são essenciais para o atendimento ao cliente, não responder a solicitações em tempo hábil pode ser arriscado. Quando isso acontece, 73% dos consumidores afirmam que vão comprar de um concorrente.

    Forneça Contexto Competitivo

    Até agora, discutimos ideias mais hipotéticas. Para transformar isso em realidade, você precisa do contexto certo.

    Realize uma análise das redes sociais da concorrência para entender melhor o papel da sua marca no cenário atual. Isso pode servir como um guia para superar seus concorrentes.

    Entender como seus concorrentes usam (ou não) as redes sociais pode revelar oportunidades que estão visíveis, mas não são percebidas. Aqui estão algumas perguntas para considerar ao buscar informações sobre a concorrência:

    • Quais formatos de conteúdo eles priorizam? Como você avalia o nível de investimento deles?
    • Como é a atividade de menções, tags e comentários? Frequentemente eles respondem?
    • O que você pode inferir sobre as prioridades deles com base no conteúdo social?

    Essas informações ajudarão a tornar os riscos e benefícios do que você pediu mais tangíveis durante o processo de aprovação.

    6 Formas de Otimizar seus Recursos em Tempo de Crise

    Se não for possível obter mais recursos, não se preocupe. Existem formas de otimizar suas operações nas redes sociais com o que você já tem. Aqui estão algumas dicas para ajudar a gerar resultados com um orçamento limitado.

    1. Revise as Responsabilidades da Equipe

    Muitas práticas de equipe são mantidas por inércia, e não por impacto. Se você não revisou as responsabilidades da equipe neste ano, agora é a hora.

    Converse abertamente com sua equipe sobre carga de trabalho, rotinas e estilos de trabalho. Essas conversas podem te dar uma ideia clara de como a equipe está usando o tempo.

    Você pode descobrir que a equipe pode ter algumas horas de volta, trocando reuniões por atualizações assíncronas, por exemplo. O importante é garantir que todos estejam alinhados, focados no mesmo objetivo.

    2. Foque seus Esforços

    Você não conseguirá fazer tudo. Quanto mais confortável você ficar em priorizar, mais fácil será rejeitar prioridades concorrentes de forma confiante.

    Se um canal específico sempre tem um desempenho abaixo da média, agora é a hora de mantê-lo em modo de manutenção. Continue postando e cuidando das solicitações, mas reserve as grandes ações para os canais que comprovadamente geram engajamento.

    3. Use a Tecnologia a Seu Favor

    Quando os recursos estão escassos, a tecnologia pode ajudar a maximizar a produção da equipe sem precisar de mais contratações ou orçamento.

    Ao integrar ferramentas de inteligência artificial (IA) na sua rotina social, você pode automatizar tarefas simples e obter insights mais profundos sobre o comportamento do público, sem aumentar a equipe.

    Entretanto, lembre-se: a IA não deve ser usada para criar conteúdo de ponta a ponta. Ela deve ser uma ferramenta de eficiência, permitindo que a equipe se dedique a tarefas que exigem mais criatividade e raciocínio.

    4. Construa Comunidade com Transparência

    Em tempos de incerteza econômica, os consumidores estão mais atentos à comunicação das marcas. Um dos melhores modos de construir confiança é usar as redes sociais para compartilhar abertamente os desafios enfrentados e as soluções adotadas.

    A marca de quebra-cabeças Le Puzz é um bom exemplo. Quando as tarifas começaram a impactar a cadeia de suprimentos, eles usaram o Instagram para explicar, com um post claro, como isso poderia afetar os preços.

    Ao oferecer uma visão dos bastidores, a marca humanizou sua imagem e criou um diálogo aberto com os clientes. Essa transparência é fundamental, principalmente considerando que 93% dos consumidores acreditam que as marcas devem combater a desinformação.

    5. Parcerias com Influenciadores

    Quando o orçamento está apertado, cada centavo precisa ser bem investido. É por isso que o marketing de influenciadores é uma ótima estratégia. As parcerias certas amplificam a conscientização da marca e geram resultados e ROI.

    Influenciadores são essenciais, especialmente em tempos econômicos desafiadores. As pessoas estão mais atentas e, aqueles que oferecem valor real – por meio de educação ou entretenimento – são os que se destacam.

    Quando escolhidos com cuidado, influenciadores que fazem parte das comunidades que sua marca deseja atingir têm credibilidade, o que ajuda a aumentar o engajamento sem os altos custos das campanhas tradicionais.

    6. Ajuste o Posicionamento de Mercado com Dados Sociais

    Os dados sociais podem iluminar áreas de melhoria na experiência do cliente e inovações e ajudar a diferenciar sua marca. Eles são a estrela guia que fundamenta sua estratégia nas necessidades da audiência.

    Utilize ferramentas de monitoramento social para obter insights em tempo real sobre sua marca e seu mercado. Isso pode gerar novas ideias de marketing para destacar sua marca.

    Faça com que seu investimento seja mais inteligente ao ter conteúdos mais focados e melhores. A maioria das mensagens são esquecíveis, mas ocasionalmente algo ressoa e realmente cativa o público. Pergunte-se: como você pode criar isso para sua marca?

    Redes Sociais São Essenciais para Marcas Que Buscam Crescer

    A incerteza econômica pode deixar sua equipe com menos recursos, mas as redes sociais continuam sendo uma ferramenta poderosa no seu marketing. Usadas de maneira estratégica, podem gerar demanda, oferecer insights sobre os clientes, fortalecer a afinidade com a marca e maximizar o impacto de cada real investido.

    Para garantir os recursos de que você precisa, ou fazer o melhor uso dos que já tem, é vital articular claramente o ROI das redes sociais para suas partes interessadas.

    Se precisar de ajuda, tenha sempre disponível um kit de ferramentas para ROI em mídias sociais, repleto de recursos para facilitar esse trabalho. Desde painéis personalizáveis a templates voltados para a executiva, tudo é pensado para conectar seus esforços sociais ao impacto nos negócios.

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