Pesquisa recente mostra que a maioria da população de Santa Catarina está satisfeita com a vida e explica por que os moradores do estado se consideram felizes.
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO) revelou que 90,3% dos catarinenses se sentem felizes vivendo em Santa Catarina. A pesquisa aponta que a base da felicidade das pessoas está relacionada à família.
O levantamento foi feito presencialmente em 34 municípios e ouviu 628 pessoas entre maio e junho. O evento que divulgou os resultados aconteceu no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.
### A importância da família para a felicidade
Um entrevistado comentou que sua família é seu maior apoio. Ele disse: “Ela me motiva a dar o meu melhor”. Outro participante reforçou essa ideia, dizendo: “Sem a minha família, não teria como crescer. Eles me apoiam e me incentivam”.
A pesquisa também revelou que 95,4% dos moradores da Serra Catarinense se sentem felizes, sendo a região com o maior índice de felicidade. Em contrapartida, o Oeste do estado apresentou o menor índice, com 84,5% de pessoas que se sentem felizes.
Uma mulher entrevistada mencionou que, além da família, o trabalho é uma parte fundamental de sua felicidade: “Estou empregado, saudável e, ainda por cima, a maior parte da minha família está aqui”.
Outro depoimento destacou o contentamento com o emprego: “Trabalho com o que gosto e estou muito satisfeita. Minha família é meu pilar, meus pais me deram a melhor educação e meus irmãos são tudo para mim”.
### Visão positiva e sonhos de futuro
O estudo identifica que as pessoas satisfeitas têm uma visão otimista sobre a vida. Cerca de 67,8% dos entrevistados apontaram que a família e os amigos são fatores essenciais que contribuem para a sua felicidade.
Quando perguntados se pretendem continuar morando em Santa Catarina, 90,8% dos entrevistados afirmaram que desejam permanecer no estado. Aqueles que sonham em se mudar, em sua maioria, querem ir para outros países, não para outros estados do Brasil.
### Perfis dos catarinenses
Giuliano Thaddeu, sócio-diretor da empresa que conduziu a pesquisa, apontou três perfis principais identificados entre os moradores de Santa Catarina: os protetores, que buscam crescer protegendo o que já existe; os viajantes da manhã, que são otimistas e atentos a melhorias; e os visionários, que almejam mudanças significativas para o futuro.
A pesquisa trouxe à tona informações valiosas sobre a felicidade dos catarinenses e os elementos que compõem essa satisfação no dia a dia. Mesmo diante dos desafios e das dificuldades da vida, a maioria encontra força e motivação no amor e no apoio da família, além do trabalho.
Essa busca pelo bem-estar e por um futuro melhor parece ser algo comum entre os cidadãos do estado. Isso demonstra um laço forte entre eles e um desejo de que a felicidade continue a ser parte de suas vidas.