O que são dutos espirais? O duto espiral é um elemento básico para um bom sistema de ventilação, por tanto a sua função é transportar e renovar o ar, assim eliminando o ar poluído e trazendo um ar fresco para o ambiente.

    Do que são feitos os dutos espirais?

    O duto espiral é um tubo rígido fabricado em aço inox, na maior parte das vezes o duto é composto por aço galvanizado, alumínio, cobre e aço inoxidável. 

    O duto espiral possui as suas bordas em conexão fêmea, por tanto para que possamos fazer a conexão entre as duas hastes é necessário a utilização de uma peça de conexão macho.

    Mas como todos os engenheiros já sabem, a canalização em espiral vai além de tubos e acessórios. Um bom sistema de ventilação talvez exija o acréscimo de alguns componentes, como por exemplo: Dutos e conexões, parafusos e fixadores, sistemas de proteção contra incêndios, válvulas de ar, difusores, conexões em T, reguladores VAC, sensores de temperatura e etc.

    Como são feitos os dutos espirais?

    O duto espiral geralmente é feito em chapas de aço, cujo as suas espessuras podem variar entre 137mm e 140 mm de largura. É importante que o fabricante de dutos espirais compre essas tiras em metal ou as corte, para que desta forma você mantenha o padrão exato do mercado. 

    Caso contrário as dimensões dos seus dutos podem haver incompatibilidade entre as conexões e maquinários, mas cada projeto tem a sua individualidade e particularidade.

    Os fabricantes de dutos espirais mais conhecidos no ramo de tubulação HVAC são os fabricantes da Metal Therm

    O que são dutos espirais
    O que são dutos espirais

    Benefícios dos dutos espirais 

    Se comparado com a canalização retangular, o do duto espiral tem o benefício de ser mais resistente a impactos, possui proteção para fiação elétrica, tem mais durabilidade, redução de riscos de vazamento. 

    Outro benefício do duto espiral é que eles são mais leves e geralmente mais baratos e acessíveis para quem procura por melhor custo benefício.

    Os dutos espirais geralmente tem o melhor custo benefício por necessitar de menos materiais na hora de sua fabricação e por necessitar de uma quantidade menor de acessórios de suporte no ato de sua instalação. 

    E vale ressaltar mais uma vez que esses dutos espirais têm o benefício de serem mais leves, podendo ser utilizado por distâncias maiores sem a presença de acessórios de suporte. 

    Menos barulho 

    Os dutos costumam produzir muito ruído devido à pressão que passa por eles. No entanto, este não é o caso dos dutos espirais porque os acessórios do duto equalizam a pressão à medida que o ar flui através do tubo em espiral. 

    Quando a pressão está em um nível equilibrado, a quantidade de ruído é reduzida. Portanto, você não precisa se preocupar em receber reclamações de empresas vizinhas sobre fazer muito barulho e caso você deseje uma empresa mais silenciosa é recomendado que você utilize o duto espiral oval.

    Folha de metal 

    Como mencionamos acima, o duto espiral segue um padrão de mercado, eles são feitos de chapas de aço galvanizado. 

    Os dutos galvanizados não são um padrão seguido apenas pela Metal Therm, mas sim por várias indústrias no ramo de dutos. 

    Em geral os fabricantes de dutos espirais utilizam vários tipos de aço em sua produção, um deles é a linha DXD, essa linha tem diversas dimensões e materiais além de compor o aço galvanizado. Esse material é revestido por zinco que serve como proteção para evitar uma possível corrosão. 

    Esse revestimento em zinco traz uma proteção a mais no seu sistema de ventilação, além disso esse material traz mais durabilidade ao seu produto que está constantemente exposto às altas temperaturas em diversos ambientes.

    Conclusão

    Um dos principais benefícios do duto em espiral é que ele é bem econômico. O fato de não haver vazamento.

    Além disso, menos pressão estática é perdida e, assim, é acessível para gerenciar a eficiência energética do duto. Todavia, os produtos de dutos em espiral são acessíveis e, assim, você pode obter os melhores custos. 

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira