Comprar um fogão é uma missão importante e deve ser decidida considerando vários aspectos, desde o espaço disponível na cozinha até a funcionalidade do eletrodoméstico.
Há diferentes modelos de fogão no mercado, desde clássicos, a gás e com cinco bocas, até os modelos mais modernos e tecnológicos, que fazem parte da decoração do cômodo.
Se você está considerando a ideia de trocar de aparelho ou comprar um novo, confira dicas para escolher a melhor opção para a sua casa!
Tamanho da família
O número de pessoas que vivem em casa vai interferir na escolha do eletrodoméstico. Se você mora sozinho, um modelo mais simples, de até quatro bocas, cumpre bem a função. Agora, se a família é grande, os modelos de fogão maiores são mais interessantes.
Vale pensar também na quantidade de pessoas que fazem as refeições em casa e quem já pode mexer no eletrodoméstico. Por exemplo, uma família com dois filhos pequenos pode lidar bem com o aparelho menor.
Modelos de fogão disponíveis
Existem muitos modelos de fogão à venda. Desde os clássicos, com forno embutido, até os cooktops, que conquistaram o coração daqueles que amam uma cozinha com toque moderno.
Antes de decidir o que fica melhor na cozinha, vale conhecer cada modelo e entender seu funcionamento. A ideia é simples, se você usa bastante o forno, o melhor é investir no aparelho tradicional com forno grande.
Capacidade e funcionalidades
Como os fogões podem variar de 1 a 6 bocas, você deve considerar a capacidade e funcionalidade na hora de escolher o seu. Quem cozinha pouco pode investir em um modelo 2 bocas e sem forno, principalmente se tiver um forno elétrico em casa.
Acendimento automático, painel eletrônico e válvula corta-gás são funções premium que podem ser interessantes para o seu dia a dia. Então, considere a existência delas no modelo escolhido.
Espaço da cozinha
O espaço disponível na cozinha vai interferir na escolha do eletrodoméstico ideal. Por mais que você queira muito um modelo grande, se o cômodo é pequeno, você pode ter problemas de circulação no espaço.
Analise com calma cada canto da cozinha e veja se não seria melhor investir no cooktop 5 bocas sobre uma bancada para aproveitar melhor o espaço. Não abre mão do forno? Que tal um fogão 4 bocas para encaixar ao lado da pia?
Eficiência energética
O consumo de energia elétrica também deve estar na sua lista de prioridades ao comprar um novo aparelho. O ideal é que o modelo tenha o Selo Procel A, que indica melhor eficiência energética e economia para o seu bolso.
É válido lembrar que um aparelho 100% elétrico tende a gastar mais energia do que os modelos a gás, ainda assim, se tem boa eficiência energética, vale o investimento.
Facilidade de limpeza
A limpeza precisa ser uma prioridade, então, quando for escolher seu novo eletrodoméstico, pense em algo prático de limpar. Modelos com acabamento liso se tornam a melhor opção, além de superfícies de inox ou de vidro.
Vai investir em um modelo com forno? Experimente aqueles que contam com a função autolimpante para não ter que se preocupar com os pingos de gordura.
Tipo de forno
Observe o tipo de forno que acompanha o eletrodoméstico ou se há forno embutido nele. Além de ver se entrega todas as funções que você precisa usar no seu dia a dia, considere também a capacidade do forno.
Além disso, veja se o melhor é a opção a gás ou elétrica. Fogões de embutir com forno costumam ser elétricos, enquanto os modelos clássicos são a gás.
Acabamento do fogão
O acabamento está relacionado com a decoração da cozinha, afinal, os eletrodomésticos também fazem parte dela. O ideal é que ele combine com o restante dos itens do cômodo e com a mensagem que se deseja transmitir.
É importante entender qual é o acabamento mais prático para a sua rotina, como limpar corretamente e quais produtos podem ser utilizados, já que isso vai garantir a integridade do aparelho por mais tempo.