Eu sou a favor do casamento gay, afirma Geraldo Alckmin

[Nota do comentarista: essa notícia tem mais de mês, lamento só tê-la visto agora. Mesmo assim, como se trata do mandatário do 2º maior orçamento do país fazendo um discurso inclusivo, é ainda relevante. É importante também, além do casamento, o que aparece no final, a ideia de federalizar a lei 10.948 (lei anti-homofobia estadual.) É uma ideia que já devia ser posta em prática há tempos. Não chega a ser uma criminalização de homofobia nem considera a homofobia como crime de ódio para fins de agravante, mas pelo menos é algo pra se mostrar a gerentes mequetrefe de estabelecimentos comerciais e de serviços, que podem ser punidos com multas se tratarem diferentemente clientes homossexuais.

A Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual da PMSP produz vídeos educativos sobre homofobia – http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mA4k6kBq2FU, por sua vez, a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, estadual, também – http://vimeo.com/41119273, ou seja, já há alguma sensibilidade em relação à questão. Não seria tempo dos governos estadual e municipal pensarem em um programa para reduzir a homofobia em suas escolas?]

http://mixbrasil.uol.com.br/pride/politica/eu-sou-a-favor-do-casamento-gay-afirma-geraldo-alckmin-ao-mix.html

Governador de São Paulo se declara a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Atual governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) se reuniu na última terça-feira, 28 de março, com o público da diversidade sexual paulista no suntuoso Palácio dos Bandeirantes para receber as propostas da II Conferência Estadual LGBT e o convite, em mãos, para comparecer à 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 10 de junho deste ano, na Avenida Paulista.

O mix acompanhou a reunião e falou com exclusividade com o governador paulista sobre a diversidade sexual dentro do governo dele. A boa notícia fica por conta de que Geraldo Alckmin se posiciona sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil – e se diz a favor. Confira:

Governador, São Paulo foi o primeiro Estado do Brasil a ter um ambulatório específico para transexuais e travestis. O Governo do Estado vai manter esse trabalho, serão feitas melhorias? Qual é o planejamento da Saúde do Estado para esse ambulatório?
Olha, ele é extremamente importante nas políticas públicas para a diversidade sexual. Nós temos políticas públicas para a Educação, para a Cultura, para a Saúde, que é muito importante, Turismo, Lazer e principalmente direitos civis. Então continua todo o nosso compromisso no sentido do respeito às pessoas e de políticas públicas para atender as pessoas. É importante que cada vez mais a Saúde possa atender bem toda a nossa população e a diversidade sexual.

Neste ano teremos eleições para prefeito e vereador. Qual é a opinião do senhor sobre candidatos e candidatas gays, lésbicas e transgêneros que saem na disputa? Faz bem para a democracia.
Eu entendo que sim, eu entendo que toda a sociedade deva estar representada na participação política. Toda ela. São Paulo é uma terra aberta, uma terra da vanguarda, uma terra que não aceita discriminação, que não aceita preconceito, que defende os direitos civis. Essa é a marca, esse é o DNA de São Paulo. Uma terra cosmopolita, terra de paz, terra de convivência. Esse é o bom caminho de São Paulo.

O deputado federal Jean Wyllys (PSol-RJ) tem uma proposta sobre o casamento civil igualitário no Brasil. Qual a opinião do senhor sobre o casamento civil?
Eu sou favorável. Primeiro que a lei estadual que nós promulgamos em 2001 (Lei 10.948) que ela seja federal, que ela possa ir para o Brasil inteiro para não se tolerar homofobia, não se tolerar discriminação, não se tolerar injustiça. A injustiça cometida contra uma pessoa é uma ameaça a toda a sociedade. Não pode ser tolerada. E sou favorável aos direitos civis, os direitos civis são importantes. É uma tradição da legislação brasileira.

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning