Conforme os avanços no design de móveis e interiores surgiram, cresceu a demanda por ambientes e móveis mais funcionais. E um dos ambientes mais minimalistas do lar passou a ser a cozinha, em que uma série de estruturas ajudam a otimizar o espaço e facilitar a arte de cozinhar.
Nesse sentido, um dos itens que mais teve evoluções que trouxeram benefícios foi o fogão, cuja estrutura mudou drasticamente. Os fogões grandes que faziam uma estrutura única começaram a dar lugar ao fogão cooktop, versões menores e portáteis de fácil instalação e limpeza.
Ao contrário dos fogões tradicionais, eles podem ser instalados em qualquer estrutura plana, como balcões, e ocupam muito menos espaço. Com isso, esses fogões se integram melhor com o ambiente e proporcionam mais espaço e até mais segurança.
Os fogões de mesa, como também são conhecidos, também oferecem outras praticidades, mas exigem atenção na hora de instalar. Por isso, se você quer instalar esse equipamento de forma segura, confira nosso texto e saiba tudo sobre como instalar seu fogão.
Fatores para instalar seu cooktop
Ter um fogão de bancada é diferente de um fogão tradicional ou de embutir, visto que ele ocupa um espaço bem menor. Um simples tampo de mesa ou balcão serve para instalá-lo, desde que seja plano.
Mas é preciso levar em conta outros fatores do espaço da sua cozinha para aproveitar melhor as vantagens desse fogão. E alguns desses fatores são o espaço da cozinha e o tipo de fogão de bancada.
Espaço da cozinha
A primeira coisa a se avaliar antes de instalar esse tipo de fogão é o espaço da sua cozinha. Se você mora em um apartamento que tem uma cozinha pequena, precisa fazer um estudo bem detalhado sobre onde quer colocá-lo.
Um ponto de atenção é que o fogão de mesa deve ficar num espaço bem ventilado, para evitar acidentes. De preferência, escolha um lugar que seja próximo de janelas ou outras saídas de ventilação.
Tipo de fogão
Nesse caso, existem basicamente três tipos de cooktop, dependendo da forma como ele aquece os alimentos: a gás, por indução e elétrico.
O fogão de bancada a gás funciona da mesma maneira que um fogão tradicional. Sua alimentação é feita via botijão ou instalação de gás e ele é compatível com qualquer panela, por isso é a versão mais prática e barata. Contudo, exige cuidados para evitar acidentes e vazamentos.
O segundo tipo é o fogão elétrico, um modelo mais avançado, pois necessita apenas de energia elétrica para funcionar. Ele também não gera chama em suas bocas, o que reduz os riscos de incêndios, além de esquentar os alimentos muito mais rápido. Mas o ideal é usar panelas resistentes, visando evitar danos ao aparelho.
Já o fogão por indução é um dos mais seguros, pois suas bocas esfriam assim que você retira as panelas, o que diminui bastante o risco de queimaduras. No entanto, ele só funciona com panelas muito específicas.
Como instalar o seu fogão?
Se você já escolheu onde vai ficar seu cooktop e qual o tipo de fogão, o passo seguinte é furar a bancada. Por isso, você precisa ficar atento às medidas do seu fogão e fazer as marcações adequadas para encaixá-lo com segurança.
Essas medidas normalmente vêm no manual de instruções do equipamento e também na base do fogão. Caso a base em que você vá instalá-lo seja de madeira, basta utilizar uma furadeira para marcá-la e uma serra para fazer o espaço onde o fogão ficará.
Mas se a base for de mármore ou granito, você pode precisar de brocas especiais para esse material. É importante ter atenção redobrada na hora de fazer o corte, para evitar errar nas medidas.
Outra opção é a compra de um balcão modular para fogões de bancada, que já vem com especificações para esse tipo de produto.
Além disso, você precisará instalar a mangueira de gás que conectará seu fogão com a saída de gás — caso ele seja um fogão de bancada convencional. E aqui não vale economizar: certifique-se de adquirir uma mangueira confiável, com bom prazo de validade e resistente. Lembre-se de que é fundamental evitar vazamentos e acidentes.
O passo seguinte é instalar o cooktop na bancada e fixá-lo. Se você tiver um balcão pronto, ele já possui uma espécie de kit para instalação constituído de presilhas e ferramentas para a fixação, o que facilita o trabalho. Além disso, passe uma fita de vedação na parte inferior do produto, para aumentar a fixação e evitar acidentes.
Por fim, conecte a tubulação de gás ou a tomada do seu fogão e ligue-o para fazer um teste. Caso você tenha qualquer dúvida na instalação, procure um especialista para orientá-lo.