Aprender um novo idioma envolve muitos fatores: tempo, dedicação, métodos de aprendizagem, aquisição de conteúdo, imersão no novo idioma e assim por diante.

    Porém, quando estudamos fazemos algumas coisas que podem dificultar a fluência de qualquer idioma ou mesmo atrapalhar o seu progresso.

    Vale a pena aprender espanhol?

    Em torno de mais de 500 mil falantes em mais de 20 países, o espanhol é uma das línguas de aprendizagem mais importantes do mundo hoje, tanto em termos profissionais e acadêmicos, quanto no campo cultural.

    O espanhol é uma língua fonética, isso significa que a pronúncia das palavras é muito igual à da escrita, facilitando assim o aprendizado. Então a resposta é sim! Definimos que o espanhol é sem dúvida uma língua que vale a pena aprender, ele é uma habilidade que tem grande potencial para abrir portas e novas oportunidades. 

    Mas, é sempre preciso levar em consideração o aprendizado a sério e não acreditar na semelhança com o português.

    Dicas para aprender espanhol

    A cultura relacionada a essa língua vem da Espanha e de países latinos, e o espanhol vem cada vez mais presente dentro do dia a dia dos brasileiros. Portanto, uma boa sugestão é adicionar alguns desses elementos à vida cotidiana, como assistir filmes e séries em espanhol, ouvir músicas escritas nesse idioma, como reggae em todas as paradas populares, ou mesmo entrar sorrateiramente em uma ampla gama de linguagens literárias primitivas, como as obras de Cervantes e Gabriel García Márquez. Por exemplo, todas essas alternativas podem ser perfeitamente combinadas com a estrutura gramatical e linguística do aprendizado do espanhol, podendo até ser utilizadas como forma de colocar em prática o conteúdo aprendido em um Curso de Espanhol. Além disso, essa é uma ótima maneira de aprender mais sobre novas culturas e explorar cada vez novos aspectos.

    Vantagens de aprender o idioma espanhol 

    Atualmente, a tecnologia atual oferece uma grande alternativa de aprender através de Cursos Online, que serão os cursos que você poderá estudar no conforto da sua casa a qualquer hora do dia. 

    Ao contrário da crença de que muitos ainda se agarram, esse tipo de aprendizagem também oferece um grande potencial e é incomparável no modelo tradicional, com o professor em sala de aula. Por exemplo, nos cursos de espanhol de do Certificado Cursos Online, conta com um método de ensino aplicado para permitir que os alunos brasileiros aprendam espanhol da forma mais prática e eficaz desenvolvida por especialistas em idiomas. 

    Estudando espanhol pelo celular

    Com os cursos, os alunos podem aprender não apenas por meio de computadores, mas também por meio de tablets ou smartphones. Portanto, o ensino pode ser realizado a qualquer momento ou em intervalos curtos, e os alunos devem integrar o aprendizado do espanhol em seu dia a dia. Além disso, você nem precisa ficar online porque pode baixar os cursos com antecedência. 

    Os Cursos tem o objetivo de ir além da educação tradicional que se concentra apenas na gramática e na pronúncia, para que os alunos tenham um conhecimento mais profundo da cultura do espanhol, fiquem fascinados com o que aprenderam e tenham cada vez mais conhecimentos. Vontade e interesse em melhorar as competências linguísticas. Para tal, são disponibilizados conteúdos interativos e interessantes, que tornam a aprendizagem de alunos de todas as idades mais motivada.

    Dicas

    1. Busque ter um objetivo claro em aprender o idioma espanhol

    Ter um objetivo claro pode ajudá-lo a se concentrar e a se manter claro em seus estudos. Se você deseja aprender espanhol para viagens, procure um dicionário que seja mais amplo com expressões diárias. 

    Indicamos que você faça uma pesquisa sobre alguns guias de viagem do idioma espanhol e aprender assim sobre os termos mais falados.

    Se você deseja aprender espanhol para estudar no exterior ou ingressar na vida profissional, precisará de mais vocabulário acadêmico e / ou empresarial para aprender termos e expressões adequados a esses ambientes.

    1. Sempre leia em espanhol

    Essa técnica realmente ajuda a aprender qualquer novo idioma! É digno de jornais, livros, notícias online, vale a pena mudar a configuração de todos os “dispositivos” (telefones, computadores, etc.) para o espanhol. Portanto, você descobrirá o vocabulário mais comumente usado e útil de uma forma muito intuitiva. Ou você sabia por acidente que precisa “baixar um arquivo” em vez de “baixar” no Gmail?

    Não se esqueça de usar e abusar da diversidade da América Latina e mergulhar nos clássicos da literatura. Pode parecer difícil à primeira vista, mas logo você se acostuma (e aproveitará) tudo o que lê.

    1. Pratique com pessoas reais

    Sempre que possível, tente falar com pessoas reais. O amigo do amigo que merece estar no Brasil, mesmo procurando por alguém em um grupo ou evento no Facebook. Outra dica é usar o aplicativo Tandem, que pode ajudá-lo a encontrar “falantes nativos” para praticar com você.

    1. Assista filmes em espanhol

    Posso recomendar muitos filmes, mas você certamente encontrará sua escolha visitando a Netflix (na foto acima, o recente lançamento de Roma pelo diretor Alfonso Cuarón). Convide seus amigos para participar da Maratona do Filme Almodóvar e divirta-se enquanto pratica o espanhol.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira